Mala feita, roupa, chinelos, biquínis, vestidos para sair à noite e, quando chega à parte da cosmética, a coisa complica-se (e muito), certo? Fazer um kit de viagem parece fácil, para quem atira com tudo para dentro da mala, mas o mais certo é, já no seu destino, perceber que se esqueceu de uma série de coisas. Antes de pensar no que vai vestir, pense naquilo que a sua pele vai precisar, dado que acaba por sofrer com as consequências das alterações climáticas, falta de produtos corretos e longos voos.
O truque mais simples é dividir tudo o que precisa por cabelo, corpo, rosto e maquilhagem. Dito isto, há soluções para toda a gente — para quem gosta de levar apenas o indispensável, para quem vai de avião, para quem prefere os kits já feitos pelas lojas… Já a contar com o básico (escova e pasta de dentes, desodorizante, gel de banho…), preparámos um manual de férias para que, na hora de fazer as malas, não deixe nada em casa.
Kit básico
Se é daquelas pessoas que, em férias, não gosta de se preocupar com grandes maquilhagens ou com o cabelo sempre esticado, saiba que há um limite que separa o básico da necessidade. E, embora esta possa ser uma boa altura para dar uso a todas aquelas amostras que guarda na gaveta da casa de banho, quer as use, quer leve alguns dos seus produtos, por mais básico que seja o seu kit tem de ter obrigatoriamente:
- Para o cabelo: champô, condicionador e protetor de cabelo com filtro solar.
- Para o rosto e corpo: creme de rosto hidratante, gel de limpeza (mesmo que não se maquilhe, deve limpar o rosto todas as noites), protetor solar, creme pós-sol, creme de corpo hidratante e um creme apaziguante para o caso de apanhar um escaldão e precisar de um SOS para a pele.
Kit Avião
Uma das coisas que a maioria das mulheres não pensa quando vai viajar é no que o tempo passado dentro de um avião vai fazer à pele. Resumidamente, vai secá-la, desidratá-la e danificá-la. Como o ar dentro do avião é seco, a humidade é baixa, cerca de 10% menor do que no ambiente natural, e sofremos com a pressurização (bombeamento de ar que mantêm a pressão dentro do avião adequada ao corpo humano em altitudes elevadas). Isto faz com que a pele perca muita água e comece a ficar rígida e ressequida. Karla Assed, dermatologista de algumas das maiores atrizes brasileiras, lançou um livro “Manual de Viagem para a Pele” com algumas dicas para proteger a pele de uma agressão tão forte quanto um avião. Entre elas: hidratá-la bem durante o voo com água termal; proteger os lábios e as mãos porque tendem a ficar muito secos; usar protetor solar mesmo dentro do avião porque, além de hidratar, vai proteger a pele; evitar beber vinhos porque vão provocar bolsas sob os olhos; e em voos longos evitar maquilhagem porque vai criar irritações. Assim, na sua mala de mão, leve sempre:
- Água termal para borrifar frequentemente e acalmar a sensação de pele repuxada e seca.
- Creme de mãos porque, ao estarem constantemente expostas, e para quem vai a ler, a jogar ou a mexer no computador, tendem a secar.
- Batom ou bálsamo labial para evitar gretas e secura dos lábios.
- Frasco de colírio, soro fisiológico ou lágrimas artificiais, em mono doses, para quem tem tendência a secar os olhos.
- Creme hidratante calmante (ou protetor solar) para passar no rosto em voos longos para manter a pele hidratada enquanto exposta ao ar seco dos aviões.
- Uma maquilhagem muito básica para aplicar antes da aterragem: uma máscara, um corretor, um pó compacto e um blush bastam para sair com um ar minimamente decente.
E para não correr riscos de ficar com o seu kit retido, lembre-se que só pode levar frascos até 100ml e embalados em sacos de plástico transparentes com fecho.
Kits práticos
Para quem prefere o prático, já há inúmeras soluções compradas e que trazem coisas indispensáveis. Escolha um kit que vá de encontro às suas necessidades principais, sejam elas limpeza, hidratação, cabelos, maquilhagem… E se não gosta de levar grandes volumes na mala, sob risco de se perderem ou partirem, não deixe o perfume para comprar no seu destino (os preços podem ser muito mais elevados). Na Sephora já existem versões de alguns perfumes em tamanhos mini (que não são amostras), ideais para levar em viagem.
Kit completo
Independentemente do que levar consigo na mala dentro do avião, se nem nas férias dispensa a sua rotina completa de beleza, ter um necessaire próprio para viagem é uma mais valia pois vai conseguir acomodar tudo de forma segura e separado por necessidade: rosto, corpo, cabelo e maquilhagem. Juntando as sugestões já dadas acima, eis o que deve levar caso vá de férias por duas semanas ou mais (descuidar durante tanto tempo é quase crime):
- Para o cabelo: Champô, condicionador, máscara, spray protetor de calor (para brushing e alisamento), protetor de cabelo com filtro solar, uma laca ou um spray de styling.
- Para o rosto: Creme de rosto hidratante, desmaquilhante ou gel de limpeza, desmaquilhante próprio para olhos, protetor solar, creme pós-sol, creme de olhos, máscara facial.
- Para o corpo: Creme de corpo hidratante, protetor solar, pós-sol, creme apaziguante se precisar de um SOS, um óleo de corpo, perfume, creme bronzeador para dar um brilho no corpo.
- Maquilhagem: Esta parte já vai depender dos gostos de cada mulher mas, regra geral, faz sempre falta: uma base, um BB Cream ou um protetor solar com cor, corrector, iluminador, lápis de olhos, máscara de pestanas, uma paleta de sombras (ao invés de levar sombras separadas, tenha sempre uma paleta com os tons que mais usa no dia-a-dia para evitar sobrecarregar a sua mala), eyeliner, pó compacto, blush, alguns batons (se já não tem muito espaço, opte por um colorido, um nude e um escuro para ter opção para situações diferentes), um gloss ou um brilho de lábios, um ou dois vernizes (e removedor de verniz também) e um lápis de sobrancelhas.