Jon Stewart já se despediu daquele que descreveu como “o trabalho mais perfeito do mundo”. Esta quinta-feira à noite foi transmitido o último episódio do talk show de sátira política The Daily Show, apresentado por Stewart há 16 anos (pode vê-lo aqui). No derradeiro programa, a transmissão oscilou entre rasgos de ironia e manifestações de emoção sentidas. No final, Stewart incitou a plateia a nunca aceitar “tretas” nem informação enganosa na vida. Em tom de resposta, as redes sociais desejaram-lhe #JonVoyage, que é como quem diz, Bon Voyage.

A primeira parte do programa foi dedicada a cobrir o primeiro debate republicano, que aconteceu na mesma noite e que juntou os dez candidatos mais bem cotados às presidenciais – entre eles, Donald Trump, Jeb Bush e Scott Walker. No ecrã surgiram os vários correspondentes do Daily Show, a quem Stewart se referiu como: “The Best Fucking News Team Ever” – e que inclui Darth Vader.

Depois, numa sequência de aparições, vários convidados como Larry Wilmore, o ator Rob Corddry, John Oliver, ou Craig Kilborn despediram-se com muito humor. O substituto de Jon Stewart Trevor Noah – ansioso por começar a apresentar o Daily Show – marcou também presença em palco.

Depois, Jon Stewart teve um momento emocionante – e fora do guião – com o comediante norte-americano Stephen Colbert, lançado pelo programa. Um “obrigado” e um “voltamos já”, que levou Stewart às lágrimas. Vale a pena ver:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=J82jz3BLN_M

No final, Jon Stewart lançou o alerta: “Bullshit is everywhere. Há muito pouco do que vão encontrar na vida que não tenha sido de alguma maneira baseado em tretas”. Se a maioria dessas “tretas” são inócuas e um “importante fertilizante do contrato social, evitando que as pessoas se façam chorar umas às outras constantemente”, existe um outro tipo de tretas que são “institucionalizadas e desenhadas para nos obscurecer e distrair”. Assim, “digo-vos esta noite, amigos: a melhor defesa contra tretas é a vigilância. Se alguma coisa vos parecer estranha, digam alguma coisa”, rematou Stewart.

Por fim, despediu-se e deixou a mensagem: “Nada acaba, é só uma continuação, é uma pausa na conversação. Por isso, em vez de dizer adeus ou boa noite, vou apenas dizer… vou só ali buscar uma bebida, e tenho a certeza que vos vou ver antes de me ir embora.” E foi ao som de Bruce Springsteen, protagonista do derradeiro momento zen do programa, que terminou o The Daily Show with Jon Stewart.

As redes sociais – incluindo a conta do Daily Show no Twitter – despediram-se com a hashtag: #JonVoyage. E a revista New Yorker lançou um cartoon para a ocasião: “Fãs do Jon Stewart, este cartoon é para vocês: “É a única explicação – ele despediu-se para se candidatar a Presidente! O sonho vai finalmente tornar-se realidade! JON STEWART 2016!!!!!”

* Texto editado por Filomena Martins