Norte
Começou esta quarta-feira mais uma edição do Festival Paredes de Coura, em Viana do Castelo. Com os Passes Gerais esgotados há mais de uma semana, a organização espera receber a “maior enchente de sempre”, numa edição que promete ser “histórica”.
Para sexta-feira, o grande destaque vai para os norte-americanos The War on Drugs. A banda de Filadélfia regressa a Portugal para apresentar Lost in the Dream, o último registo lançado em 2014. No mesmo dia, no Palco Vodafone, haverá ainda concertos de Charles Bradley and his Extraordinaires e de Mark Lanegan, antigo líder dos Screaming Trees.
Já no sábado, todos os olhos estarão postos em Ratatat. A dupla nova-iorquina é uma das bandas mais esperadas desta edição — e promete não desiludir. Em palco, não faltarão temas de Magnifique, o último álbum, lançado em 2015. Mas há mais. Sábado será também dia de Temples e da sueca Lykke Li. A 23.ª edição do Paredes de Coura promete fechar em grande.
Apesar de os Passes Gerais já estarem esgotados, ainda é possível adquirir bilhetes diários para os quatro dias do festival. Custam 45 euros e estão à venda nos locais habituais.
Também em Viana do Castelo, seguem as festas de Nossa Senhora d’Agonia. A romaria, uma das mais famosas do país, termina na segunda-feira e promete trazer um fim de semana recheadinho de música e de outras iniciativas culturais.
Para além dos habituais concertos nos coretos da Praça da República, no sábado decorrerá ainda o terceiro Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da Liberdade, que contará com a presença da Banda dos Escuteiros de Barroselas, da Banda Musical Velha de Barroselas, da Associação Musical de Vila Nova de Anha e da Filarmónica de Vila Nova de Anhal. A fechar a programação de dia 21 de agosto, estará a Banda Bingre Canelense.
Domingo será dedicada à Procissão Solene da Senhora d’Agonia, que decorrerá pelas 16h30. À meia-noite, decorrerá a serenata.
Em Esposende, começa esta sexta-feira o 1.º Festival de Teatro de Rua. Com uma programação diversificada, o evento vai contar com a participação de sete grupos de teatro de rua, nacionais e espanhóis.
De Santiago de Compostela, virão os “7 Magníficos+1”, o grupo “Bandullo Azul” e os “Evolution Rock&Roll“. No que diz respeito às companhias nacionais, estarão presentes Alexandre Pring, de Viana do Castelo, a Companhia Marimbondo, da Lousã, os Irmãos Esferovite, de Vila do Conde, e Madame Nez Rouge, de Espinho.
O festival acontece entre os dias 21 e 23 de julho na Praça do Município, no Largo Dr. Fonseca Lime e na Rua 1.º de Dezembro, no centro da cidade de Esposende.
Depois de ter passado por Lisboa, a exposição “Caprichos de Goya” chegou a Vila Nova de Gaia. Composta por 80 gravuras satíricas feitas pelo mestre espanhol no século XVIII, a exposição insere-se numa iniciativa da UNESCO, em paralelo com o plano Objetivos de Desenvolvimento do Milénio da Organização das Nações Unidas em prol da justiça social.
Os “Caprichos de Goya” podem ser visitados nas Caves Calém até 1 de novembro, de segunda a domingo, entre as 10h e as 19h (última entrada às 18h). Os bilhetes custam seis euros para os adultos e três euros para as crianças.
Centro
De 7 agosto a 13 de setembro, decorre em Viseu a famosa Feira de São Mateus. O evento, a mais antiga feira franca da península ibérica, é organizado todos os anos e conta já com 623 edições.
Para este fim de semana, a programação inclui atuações de Xutos e Pontapés (sábado), Slimmy e Ricardo Azevedo (domingo). Os bilhetes custam entre 2,5 e cinco euros. Se a programação musical não lhe agradar, pode sempre dar uma volta pela feira (a entrada é grátis). Há exposições, artesanato e diversão para toda a família.
Em Cinfães, começa na sexta-feira o Douro Green Fest. O festival, que decorre até sábado no Parque de Mourilhe, em São Cristóvão de Nogueira, apresenta um programa diversificado, com bandas e Djs. O destaque vai para o concerto dos portugueses D.A.M.A., na noite de sexta-feira.
No sábado, em Montemor-o-Velho, irá decorrer o segundo encontro de Urban Sketchers. O programa do evento, que decorre no âmbito do Festival de Artes do Papel, no Claustro do Convento dos Anjos, inclui visitas a vários monumentos e o registo gráfico do passeio.
Sul
Na quinta-feira, começa mais uma edição do Lisboa na Rua. De quinta a domingo, até 20 de setembro, o verão será celebrado ao ar livre em Lisboa, com uma programação variada e para toda a família. E com entrada livre.
A programação deste ano, para além das habituais bandas de jazz e de música moderna e do cinema ao ar livre, inclui ainda concertos em coretos e uma homenagem ao Fado, no Largo de São Carlos.
Na sexta-feira, Julinho da Concertina, artista cabo-verdiano, irá atuar pelas 19h30 no Jardim das Esculturas, no Museu do Chiado. No sábado, no Terreiro das Missas, ao lado da estação fluvial de Belém, será projetado o filme “Heróis do Mar”, de Fernando Garcia. A sessão começa às 22h.
Também em Lisboa, o Espaço Nimas irá exibir a obra completa de Jacques Tati, mestre da comédia francesa. Na sexta-feira, será exibido o filme “Parade”. No sábado, será a vez de “Há Festa na Aldeia” e de “As Aulas Nocturnas. No domingo, poderá ser possível assistir a “As Férias do Sr. Hulot”.
O ciclo Jacques Tati do Espaço Nimas decorrerá até 16 de setembro. Os bilhetes custam seis euros.
Em Cascais, começam este fim de semana as Festas do Mar, em honra da Nossa Senhora dos Navegantes. Este fim de semana, junto à Baía de Cascais, será possível assistir aos concertos de Clã (sexta-feira), Pedro Abrunhosa (sábado) e Trovante (domingo). A entrada, como já vem sendo costume, é grátis.
No dia 20 de agosto, começa em Setúbal a Festa do Teatro. A iniciativa, que vai já na 17ª edição, conta este ano com a participação de várias companhias de teatro, oriundas de vários pontos do país e também do estrangeiro.
No dia 22 de agosto, o Teatro das Beiras irá apresentar “LOA, Xácara e Bugiganga”, às 22h, no Parque do Bonfim. No domingo, será a vez do Coletivo Sophimarie levar a cena “A menina é má”, às 19h, no Auditório da Secundária Sebastião da Gama. Ainda no mesmo dia, será possível assistir a “Misterman”, da Culturproject, às 22h, também na Secundária Sebastião da Gama.
Ilhas
Entre os dias 20 e 22 de agosto, decorre na ilha de Santa Maria, nos Açores, a 31ª edição do Festival Maré de Agosto, perto da praia Formosa.
Na sexta-feira, há concertos de Sérgio Godinho e de Koza Mostra. No sábado, do inglês Michael Kiwanuka e da Brass Wires Orchestra. Os passes para os três dias custam entre 25 e 55 euros, para sócios e não sócios, respetivamente. Os diários custam entre 10 e 20 euros.