A partir de 1 de setembro, o canal TVSéries da NOS Lusomundo vai chamar-se Home of HBO, no âmbito de uma parceria entre a operadora e o canal norte-americano. O anúncio foi feito através de um vídeo no Youtube na quarta-feira e a contagem decrescente está a ser feita num site específico. A NOS Lusomundo já informou que o canal TVSéries vai passar a chamar-se Home of HBO.

De acordo com o comunicado divulgado pela NOS a 21 de setembro, apesar da chancela HBO, o TVSéries vai continuar a exibir séries de todos os principais fornecedores mundiais de conteúdos, sendo que não estão previstas alterações significaivas em termos de editoriais ou de programação. Mas vão estrear cinco séries HBO em exclusivo no canal TVSéries: Baller T1, Show Me a Hero, Olive Kitteridge, Uma MOrte Sùbita e The Brink T1

A notícia chega numa altura em que o mercado também se prepara para a entrada de um novo operador norte-americano: a Netflix, responsável por séries como “House of Cards” ou “Orange is The New Black”, que tem estreia prevista para outubro. A Netflix é um serviço streaming de vídeo, ou seja, faz com que seja possível assistir a séries e filmes num tablet, smartphone ou uma smart TV, bastando uma ligação pela internet e o pagamento de uma mensalidade.

Sobre a Netflix, ainda não há data oficial nem preço definido, com a salvaguarda de que a mensalidade irá acompanhar a estratégia que a empresa tem adotado em vários países da Europa. Na quarta-feira, a Bloomberg anunciou que a Netflix vai aumentar os preços europeus em um euro. Ou seja, se em França ou na Alemanha o pacote básico custava 8,99 euros, com este aumento passa a custar 9,99 euros.

A HBO foi lançada em 1972, nos Estados Unidos da América, e tem cerca de 36 milhões de subscritores  households, posicionando-se como o segundo maior canal premium norte-americano, depois de Encore. No mundo, os conteúdos HBO são transmitidos em mais de 150 países.

*artigo atualizado a 24 de agosto, com esclarecimentos da NOS Lusomudo sobre o Home of HBO.