Que as mulheres dos políticos podem vender tanto como os políticos, não é novidade. Se o glamour for característica do casal, melhor ainda. É neste grupo que entram os casais Yanis-Danae e Arnaud-Aurélie. Os quatro juntos dão o toque final para abrir o apetite de revistas e público em geral.
Os dois ex-ministros da Economia de França e Grécia e as respetivas mulheres são todos amigos e juntaram-se para um fim-de semana de descanso, a que o ABC chama “cimeira do radical-chic”. Ficaram num paraíso grego e as revistas cor-de-rosa alimentaram-se do encontro.
Left glamour rebels gather. French cabinet reject Montebourg calls Varoufakis to his fête http://t.co/jr6lwzgUCo pic.twitter.com/Tt3vFENdLJ
— CharlesBremner (@CharlesBremner) August 19, 2015
Há que recordar as fotografias da Paris Match, em que o casal grego se mostrava apaixonado em casa, a almoçar e a beber um “copo de vinho de Santorini”. Ali é o “ninho de amor ao pé da Acrópole”, referia na altura o jornalista, naquela entrevista que causou polémica por dar uma imagem de excentricidade e riqueza num contexto de crise grega.
Mr & Mrs Varoufakis lifestyle photo op for @ParisMatch. White wine socialism under the Acropolis. pic.twitter.com/8q6lkMeYfk
— Yannis Koutsomitis (@YanniKouts) March 12, 2015
O radical chic tem que se lhe diga. O chic diz respeito sobretudo às mulheres dos políticos. Danae, por exemplo, encarna a mulher bonita, bem educada e elegante. O radical vem, claro, do partido Syriza. O ABC chama-lhe mesmo “o ministro de Economia mais radical da zona euro”. Arnaud de Montebourg, antigo ministro francês da Economia, demitiu-se há cerca de um ano e afastou-se de François Hollande.
O casal Montebourg foi à Grécia e o duo Varoufakis foi a França. O primeiro convidou o segundo para a Festa da Rosa Socialista de Frangy-en-Bresse, uma festa de esquerda, onde participaram numa espécie de “missa laica contra o socialismo de um François Hollande com uma noiva invisível”, descreve o ABC, fazendo referência a Julie Gayet. Os quatro também “cantaram à quarentena de Merkel e aos abomináveis sociais-democratas alemães, culpados das piores pragas europeias”, escreve o mesmo jornal. “A guerra política está por dentro” mas, por fora, Varoufakis, Montebourg e as respetivas esposas vão-se entretendo “a posar para a posteridade disfarçados de senhores e senhoras modernos”. Eis Varoufakis e Montebourg na festa em França:
Montebourg et Varoufakis réunis pour dénoncer l'austérité http://t.co/geTnAvBmGk pic.twitter.com/13PHVvxTQp
— Europe 1 (@Europe1) August 23, 2015