O furacão Fred, que desde segunda-feira atingiu Cabo Verde e que hoje passou a categoria de tempestade tropical, não provocou qualquer vítima, garantiu o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC).

Em declarações à imprensa cabo-verdiana, Arlindo Lima informou que o furação deixou mais destruição nas ilhas da Boavista e do Sal, ilha onde foram retiradas cerca de 120 pessoas da localidade de Terra Boa, na maioria crianças, e que estão agora alojadas numa escola do Sal.

Na ilha do Sal, a força do mar destruiu ainda parte do Pontão de Santa Maria, um dos pontos atrativos e turísticos da cidade.

O mesmo cenário aconteceu na ilha da Boavista, mas com inundações, queda de árvores, alguns telhados arrancados pela força do vento e queda de postes de eletricidade que deixaram a ilha sem energia por algumas horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas ilhas mais a norte – Santo Antão, São Vicente e São Nicolau – Arlindo Lima indicou que há a registar queda de árvores, deslizamentos de terras, telhados arrancados e queda de postes de eletricidade.

O presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) disse que até agora os prejuízos não foram contabilizados e que as autoridades vão continuar em alerta e a acompanhar a situação durante o dia de hoje.

Segundo a mais recente informação do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos, o furacão Fred passou a tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago de Cabo Verde.

A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) cabo-verdiano, garantindo que a tempestade já está a perder força.