“Dar um jantar” é força de expressão: um lugar no restaurante nessa noite vai custar 140€ por pessoa, com café, água e vinhos incluídos. Ainda assim, há razões de sobra para se investir na presença em mais um evento Origens, organizado pela Amuse Bouche, de Ana Músico e Paulo Barata, a mesma dupla responsável pelo festival Sangue na Guelra.
Para começar, os chefs. O catalão Nacho Baucells e o argentino Hernan Luchetti são os responsáveis por executar no El Celler de Can Roca — considerado o melhor restaurante do mundo em 2013 e 2015 — a visão dos seus responsáveis, os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca. Depois de terem sido cabeças de cartaz da segunda edição do Sangue na Guelra, em 2014, os head chefs do restaurante catalão voltam a Lisboa. Na manga trarão, com certeza, algumas criações vindas da (ou, pelo menos, inspiradas na) cozinha que chefiam diariamente.
Mas os argumentos para tentar agarrar um dos 40 lugares disponíveis não se esgotam aí. Este será o primeiro jantar a acontecer no novíssimo Alma, do chef Henrique Sá Pessoa, que abrirá ao público apenas na terceira semana de outubro. O chef anfitrião também estará, por isso, na cozinha e vai ser responsável por um dos pratos principais, enquanto que o seu chef de pastelaria, Telmo Moutinho, contribuirá para a festa com uma pré-sobremesa.
De destacar ainda os vinhos escolhidos para acompanhar a refeição: vêm da quinta do Casal de Santa Maria, em Colares, a vinha mais ocidental da Europa continental, cuja proximidade com o mar lhe dá características únicas. Se nunca pensou provar vinho que sabe a mar esta é uma óptima oportunidade.
Quando: 27 de setembro, 20h
Onde: Rua Anchieta, 15 (Chiado), Lisboa
Quanto: 140€, com bebidas e café incluídos
Reservas: reservas@sanguenaguelra.com