Quando um dos mais conceituados fotógrafos de moda da atualidade está no Porto a fotografar uma das modelos do momento, o resultado só poderia ser um editorial para a revista Vogue — a publicação de moda mais influente do mundo.

Mario Testino apaixonou-se pelos pontos emblemáticos da cidade portuense e partilhou uma fotografia no Instagram a confessar que estava “amando Portugal” (o português do Brasil poderá ser influência de uma das suas amigas e musas, Gisele Bündchen). A Foz do Douro, a Ribeira, o Terreiro da Sé, a Igreja do Carmo, a Casa da Música e os jardins de Serralves foram alguns dos locais escolhidos pelo fotógrafo peruano para servirem de cenário para a produção que começou a fotografar na sexta-feira passada.

View this post on Instagram

LOVING PORTUGAL ! AMANDO PORTUGAL !

A post shared by MARIO TESTINO (@mariotestino) on

Gigi Hadid foi a modelo escolhida para ser fotografada com o ator Domhnall Gleeson, conhecido por interpretar o papel do irmão mais velho de Ron em Harry Potter. À semelhança de J. K. Rowling, que se inspirou no Porto e nos trajes universitários para criar a saga, Mario Testino também usou como fundo estudantes trajados da Tuna da Faculdade de Ciências do Universidade do Porto.

https://instagram.com/p/7_vM9-kypP/?taken-by=gigiihadidqueen

Durante algumas pausas, Gigi aproveitou para tirar fotografias e selfies com alguns fãs que acompanhavam atentamente a produção. O local estava protegido por elementos da equipa que tentaram proibir a captação de imagens com o objetivo de manter os detalhes do editorial (como o tema e guarda-roupa) no segredo dos deuses. Mas é difícil combater um smartphone.

https://instagram.com/p/7_v5jBkyqt/?taken-by=gigiihadidqueen

Prevê-se que Testino fique no Porto até ao fim da semana, apesar da produção fotográfica ter acabado esta quarta, adianta a Câmara Municipal do Porto. Será preciso esperar mais um pouco para ver o resultado em banca. Só depois de finalizado o trabalho pós-produção é que o editorial poderá ser incluído numa das próximas edições da revista que tem uma circulação mensal estimada em dois milhões de exemplares.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.