Jaxon é um bebé que, contra todas as expectativas, acaba de celebrar o seu primeiro ano de vida. E então? Nele, é um milagre. Nasceu com metade do cérebro, mas conseguiu superar as previsões que só lhe davam alguns dias de vida, conta a BBC.

O bebé sofre de microhidrocefalia, que se caracteriza por uma mal formação do cérebro que impede o seu correto desenvolvimento. O tronco cerebral é mais fino do que deveria e o cerebelo, que controla o equilíbrio e coordenação, também não se formou corretamente, afetando todo o desenvolvimento motor.

Os pais têm recebido várias críticas, sendo acusados de “egoístas” por não terem optado pelo aborto e por não terem tentado evitar o sofrimento de uma vida que terá tantas limitações. O pai do pequeno Jaxon respondeu às críticas na rede social Facebook: “Jamais entenderei como é que trazer ao mundo o Jaxon e dar-lhe a oportunidade de viver pode ser considerado egoísta”. “Em que momento é que escolher a vida se converteu num ato egoísta e condenável?”, acrescentou.

jaxon strong

Os pais, Brandon e Brittany Buell, foram alertados para a mal formação cerebral durante a gravidez. Foi-lhes dada a oportunidade de abortar às 23 semanas, mas recusaram.”Perguntámos aos médicos se o Jaxon sofreria e se isso podia por em risco a vida de Britanny, durante a gravidez ou no parto. Disseram-nos que não e a partir daí não pensámos abortar em nenhum momento”, explicam à BBC.

Quando nasceu, Jaxon esteve ligado a uma máquina nas suas três primeiras semanas de vida, na unidade de cuidados intensivos de um hospital na Florida, Estados Unidos, segundo o Boston.com. Por já terem passado 12 meses e de esta ser uma doença rara e sem cura, as complicações médicas têm vindo a aumentar, com os vários problemas gastrointestinais e de sono.

jaxonstrongtwitt

Apesar das críticas, têm sido também bastantes as mensagens de apoio de todo o mundo. Foi criada uma página de apoio no facebook, Jaxon Strong, que conta já com mais de 170.000 seguidores, e ainda uma campanha na plataforma GoFundMe, onde já deram entrada vários donativos de todo o mundo, num total de cerca de 50 mil dólares, para que seja possível que Brittany se dedique por completo ao seu filho.

jaxonstrong2

Os pais têm feito todos os esforços por Jaxon, cujo futuro é incerto. A BBC explica que uma em cada 5.000 crianças nascidas todos os anos nos Estados Unidos nasce com microhidrocefalia, sendo que a maioria resiste poucas horas depois de nascer.

“Há casos de crianças com este tipo de mal formação que viveram até aos trinta anos, com vidas relativamente normais. Tinham as suas limitações mas reconheciam a sua família e aprenderam a comunicar”, disse a mãe de Jaxon, Brittany Buell, que tem consciência que a vida que resta ao seu filho é incerta. “Tenho consciência que hoje talvez seja o seu último dia”, acrescentou.