Olá

863kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Topless contra o cancro da mama

Este artigo tem mais de 5 anos

Imagens de seios costumam ser censuradas pelas redes sociais, mas duas irmãs escocesas resolveram publicar as suas fotografias pós-mastectomia como forma de sensibilizar para o cancro da mama.

i

National Cancer Institute/NIH

National Cancer Institute/NIH

O topless está na moda nas redes sociais. E a razão é nobre: a sensibilização para o cancro da mama.

Duas irmãs escocesas que se submeteram as mastectomias resolveram contar as suas histórias através de fotografias na rede social Facebook, conta o El País.

Catherine Keeney, de 30 anos criou a página “A minha mastectomia profilática” ( My prophylactic mastectomy) com o objetivo de partilhar a sua história: submeteu-se a uma mastectomia preventiva em março deste ano, depois de lhe ter sido diagnosticado um risco de 97 por cento de vir a sofrer de cancro da mama, que vitimou duas das suas tias e de que a mãe e outra tia também sofreram.

ok guys putting these pics up of my foobs I am in no way body beautiful as I'm not the fittest or best looking I'm just...

Posted by My prophylactic mastectomy on Tuesday, October 13, 2015

Em agosto de 2015, a irmã Amanda Stewart, de 33 anos, que também enfrentava a 97 por cento probabilidades de vir a desenvolver a patologia, seguiu os passos da irmã quer na decisão, quer na forma de a comunicar. Na sua  página de Facebook “Cancro. Vais perder” (Cancer. You lose),  Amanda partilha também a sua história e fotografias da sua mastectomia preventiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

***PLEASE READ AND SHARE***When Katie first sent me this pic my first reaction was 'wow! I love it!' then I thought '...

Posted by Cancer. You lose on Saturday, October 17, 2015

As irmãs Catherine e Amanda decidiram realizar as cirurgias como forma de prevenção contra o cancro da mama, uma decisão tornada popular por Angelina Jolie. A atriz submeteu-se a uma dupla mastectomia preventiva em maio de 2013 e deu a conhecer a sua decisão num artigo no New York Times. E em março deste ano submeteu-se a uma remoção dos ovários e trompas de falópio, decisão que também explicou ao New York Times.  Em ambos os casos, as  suas  decisões tiveram por base o facto de a mãe, uma avó e uma tia terem sido vítimas de cancro da mama e do ovário e de Jolie ser portadora de mutações no genes BRCA1 ou BRCA2, responsáveis por estes tipos de cancro.

Também do outro lado do Atlântico, Nikki Black, uma atriz de stand-p comedy  partilhou na rede social Twitter fotografias da sua reconstrução mamária e respetivas tatuagens. Nikki Black tem 23 anos e foi diagnosticada com cancro da mama, razão  pela qual se submeteu a uma dupla mastectomia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.