459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Caixa Geral de Aposentações

Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias custam mais de 530 mil euros

Subvenções vitalícias pagas na totalidade perfazem mais de 530 mil euros na Caixa Geral de Aposentações. Maior beneficiário é o último governador de Macau, que recebe mais de 13,6 mil euros.
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Tribunal dá razão a professores

A Fenprof anunciou que o tribunal deu razão aos professores que querem ser reinscritos na Caixa Geral de Aposentações, depois do Governo decidir retirá-los.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões da CGA são pagas esta sexta-feira

Ministério do Trabalho garante que "as pensões pagas pela CGA no mês de fevereiro terão em conta as novas tabelas de retenção na fonte, com efeitos retroativos a janeiro de 2022".
Fact Check

Reformados portugueses: os mais pobres da Europa?

Há 16 países europeus com maior percentagem de pensionistas abaixo do limiar da pobreza na Europa. Valores médios da reforma são superiores a 400 euros, sobretudo na função pública.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões antecipadas mais que triplicam no Estado

Novas pensões antecipadas pagas pela Caixa Geral de Aposentações atingiram, em 2020, o valor mais alto desde 2015. No ano passado, 4.782 funcionários públicos reformaram-se antes da idade legal.
Caixa Geral de Aposentações

Governo questionado sobre reformas antecipadas

Em causa está o modo restritivo como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a aplicar as regras de acesso à reforma antecipada para longas carreiras contributivas.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias a 239 ex-políticos e juízes

Não há novas inscrições para subvenções vitalícias desde 2009, mas o número das pagas varia de ano para ano. Este ano, 221 são pagas na totalidade e 18 parcialmente. Guterres recebe 4.138 euros.
Resposta Pronta

Reforma em 24h. "Quem é da CGA falha requisito"

Apenas 14% dos pedidos de reforma foram aceites em 24 horas no portal "Pensão na Hora". Maria do Rosário Gama, da APRe, critica o processo por só ser válido para quem chega da Segurança Social.
Caixa Geral de Aposentações

Reformados da função pública batem máximo de 2015

Até novembro de 2020, foram pelo menos 14.537 os funcionários públicos que passaram à reforma em Portugal, número que já ultrapassa os máximos de 2015. Mais de 1.600 eram professores.
Orçamento do Estado

Quatro em cada dez pensões sem atualização em 2021

43% das pensões por reforma, invalidez e sobrevivência vão ficar sem atualização em 2021. Serão mais de 1,4 milhões as pensões inalteradas, graças à ausência de crescimento económico e inflação.
Caixa Geral de Aposentações

Ex-secretário de Estado com reforma de 6580 euros

O ex-secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação no primeiro governo de José Sócrates, António Castro Guerra, é o que mais vai ganhar da lista publicada em Diário da República.
Professores

Educação. Governo prepara pré-reforma aos 55 anos

Segundo o Correio da Manhã, medida poderá ser aplicada já em 2021 com cortes salariais, que serão repostos assim que professores e técnicos das escolas completarem a idade da reforma.
Caixa Geral de Aposentações

Receitas da CGA aumentam acima do previsto

A receita da Caixa Geral de Aposentações aumentou 4,4% no primeiro semestre deste ano, acima do crescimento de 1% previsto para o conjunto do ano, devido ao descongelamento de carreiras.
Caixa Geral de Aposentações

Valor de novas pensões foi o mais alto desde 2018

Em julho, a Caixa Geral de Aposentações passou a ter 1.452 novos pensionistas por velhice, o que reflete uma subida homóloga de 43,3%. Valor médio bruto das reformas foi de 1.332,8 euros.
Caixa Geral de Aposentações

CGA pagou maior número de pensões desde 2016

O número de pensionistas de velhice da Caixa Geral de Aposentações atingiu quase 410 mil em 2019. É o valor mais alto desde agosto de 2016.
Caixa Geral de Aposentações

Pensionistas da CGA recebem aumento extraordinário

Pensionistas da Caixa Geral de Aposentações com reformas mais baixas recebem esta terça-feira o aumento extraordinário até seis e 10 euros. Atualização já foi paga a pensionistas da Segurança Social.
Pensões

Prazo de atribuição de pensões reduziu

Ainda assim é preciso esperar em média 156 dias na Segurança Social e 89 dias na Caixa Geral de Aposentações. As melhorias deram-se depois do investimento em recursos humanos.
Pensões

13 mil reformaram-se sem corte de sustentabilidade

Mais de 13 mil pessoas reformaram-se desde janeiro sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade. É possível agora pedir a reforma antecipada aos 60 anos de idade e com 40 de descontos.
Pensões

Reforma aos 60 sem corte de 14,7% entra em vigor

Trabalhadores do sector privado e os funcionários públicos podem reformar-se aos 60 anos sem o corte de 14,7% do fator de sustentabilidade desde que tenham pelo menos 40 anos de descontos.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias vão voltar a ser reveladas

A Caixa Geral de Aposentações vai voltar a publicar a lista de ex-políticos que recebem subvenções vitalícias em setembro.
Caixa Geral de Aposentações

Corte de 14,7% acaba para algumas pensões da CGA

Governo aprova fim do fator de sustentabilidade nas reformas antecipadas da CGA de quem tem pelo menos 60 anos e que, enquanto tiverem essa idade, completem pelo menos 40 anos de serviço.
PSP

Sindicalista da PSP vai recorrer de aposentação

Peixoto Rodrigues foi aposentado compulsivamente por ter dado 83 faltas seguidas ao serviço sem justificar. Peixoto Rodrigues já reagiu e afirma que se trata de um "ataque pessoal".
Caixa Geral de Aposentações

Lista das subvenções vitalícias continua oculta

PS defendia não ser necessária uma nova lei, mas avançou com proposta que nunca chegou a ser votada. Governo diz que só há publicação da lista com nova lei.
Caixa Geral de Aposentações

Governo põe fim ao corte nas reformas antecipadas

Ministério do Trabalho vai apresentar proposta ao Conselho de Ministros. Reforma antecipada na Caixa Geral de Aposentações poderá ser aos 60 anos com 40 anos de descontos, sem penalização.
Caixa Geral de Aposentações

91 mil pensões podem ser revistas e aumentadas

Uma decisão do Tribunal Constitucional obriga a revisão de cerca de 91 mil pensões atribuídas desde 2013. Nos casos em que houver alteração, será em alta. Sindicatos querem aplicação rápida.
Caixa Geral de Aposentações

CGA não permite antecipação da reforma sem cortes

Até dezembro, os pensionistas podiam reformar-se aos 65 anos e com mais de 41 anos de carreira sem penalizações. Agora, já não. CGA diz que não era essa a ideia da lei e vai resolver o problema.
Caixa Geral de Aposentações

Novos reformados da CGA caíram 13%

A síntese de execução orçamental da Direção Geral do Orçamento (DGO) revela que a CGA registou a entrada de 9.043 novos pensionistas por velhice e de 1.556 por invalidez em 2018.
Subvenções Vitalícias

Governo oculta lista de subvenções dos políticos

Em 2019, as subvenções custarão sete milhões de euros, mas deixou de se saber quem recebe o quê. Segurança Social justificou com nova lei de Protecção de Dados, agora diz que há autonomia.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões antecipadas: valor mais baixo em 5 anos

A Caixa Geral de Aposentações atribuiu 552 pensões antecipadas em 2017, o número mais baixo dos últimos cinco anos, correspondendo a 4,6% do total de pensões atribuídas.
Pensões

Reforma antecipada para ex-funcionários públicos

O Governo está a preparar alterações legislativas para permitir que antigos trabalhadores da Administração Pública, que descontavam para a CGA, possam ter acesso à reforma antecipada.
Caixa Geral de Aposentações

Número de reformados CGA cai pela primeira vez 

A população de reformados e aposentados da Caixa Geral de Aposentações caiu pela primeira vez em 2016, para 482.614, acima do número de subscritores do sistema que eram 463.861.
UGT

Reformas. UGT queria Governo a ouvir sindicatos

A UGT lamentou que o novo regime das reformas antecipadas agora aprovado abranja também os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Valor médio das novas pensões baixa 16%

Desequilíbrio entre o número de subscritores e de aposentados da Caixa Geral de Aposentações agravou-se. O valor médio das pensões de reforma baixou.
Estado

Corte de 21,3% faz cair reformas antecipadas

Uma penalização de 21,3% no valor das pensões a partir do ano passado, explica um recuo de 58,4% no número de reformas antecipadas dos trabalhadores do Estado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.