829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caixa Geral de Aposentações

Caixa Geral de Aposentações

CGA agrava défice sem fundo de pensões da CGD

Sem a compensação pela transferência de responsabilidades do Fundo de Pensões da CGD, a CGA teria agravado o défice de 196 milhões para 305 milhões. Saldos de gerência voltam a ajudar a pagar pensões.
Fenprof

Docentes devem ir a tribunal para voltarem à CGA

Presidente da FENPROF garante que "os tribunais deram razão" a todos os professores que lá recorreram e apela a quem "ainda não avançou" que se dirija ao seu sindicato para reclamar os seus direitos.
Professores

SIPE recorre a tribunal para reinscrição na CGA

Legislação de 2006 impede reinscrição de professores contratados após essa data na CGA. Sindicato diz que houve "aplicação errada da lei" e garante que vai "lutar na justiça".
Professores

Fenprof pede a professores que avancem com ações

Uma alegada intenção do Governo em alterar a legislação em vigor, para que os tribunais deixem de dar razão aos docentes está por detrás do apelo para que os professores ajam junto dos sindicatos.
Resposta Pronta

"Pensionistas estão zangados e não esquecem"

Presidente da APRe vê com bons olhos propostas do PSD, mas acredita que o partido pode estar a prometer o que não consegue cumprir. Na saúde, Maria do Rosário Gama considera medidas "positivas".
Sindicatos de Professores

Stop pede acesso à CGA para todos os professores

Representantes do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação protestaram em Lisboa para exigir que todos os professores e pessoal não docente possam aderir a Caixa Geral de Aposentações.
Professores

Dcentes acusam Governo de impedir inscrição na CGA

Professores que tenham ficado sem trabalhar estão impedidos de se reinscreverem na Caixa Geral de Aposentações. Presidente da FENPROF apela aos docentes que se juntem ao protesto antes que a lei mude.
Caixa Geral de Aposentações

Funcionários públicos da CGA ainda sem apoio extra

Em causa estão funcionários públicos que descontam para a CGA com a qual a Segurança Social, que paga o apoio, não faz cruzamento de dados. Provedoria volta a apelar ao Governo para resolver problema.
Caixa Geral de Aposentações

CGA: professores queixam-se à Provedoria

A Federação Nacional da Educação avançou com uma queixa à Provedoria de Justiça sobre os professores que ficaram sem apoios sociais na transição para a Caixa Geral de Aposentações. Ministério nega.
Pensões

Pensões. Inflação menor dá poupança de 65 milhões

Se o Governo tivesse optado por atualizar as pensões conforme o previsto em outubro, a despesa seria 65 milhões de euros por ano superior ao que será. Pensões vão subir entre 5% e 6%.
Professores

Reforma de professores atinge máximo de uma década

387 professores e educadores aposentaram-se em setembro. Número representa um aumento de 50% em relação ao período homólogo. Desde janeiro, reformaram-se 2.207 professores.
Caixa Geral de Aposentações

Pensionistas recebem pensão com aumento de 3,57%

O valor reflete também o novo modelo de retenção na fonte do IRS e que, para muitos pensionistas, irá traduzir-se numa redução do valor de imposto pago mensalmente.
Noticiário

6h. SS. Pensões sofrem aumento intercalar de 3,57%

E também com um novo regime de retenção na fonte do IRS que foi anunciado pelo Governo em abril e vai somar-se ao aumento registado em janeiro.
Noticiário

18h.Funcionários públicos sem acesso a apoio extra

A Segurança Social não pagou o apoio trimestral de 90 euros a todos os funcionários públicos elegíveis que descontam para a Caixa Geral de Aposentações. Ainda neste jornal, a DECO deixa recomendações.
Caixa Geral de Aposentações

Valor médio das novas pensões de 1.679€ em abril

Caixa Geral de Aposentações registou a entrada de 1.484 novos reformados por velhice e outros motivos e outros 69 por motivo de invalidez. Valor das pensões é o maior desde dezembro de 2013.
Caixa Geral de Aposentações

CGA teve défice de 196 milhões, o 1.º desde 2014

Na ótica da contabilidade orçamental pública, a CGA registou o primeiro défice desde 2014. Resultados foram piores do que o previsto devido sobretudo ao pagamento da meia pensão em outubro.
Noticiário

14h. Incêndio na Mouraria. Mais 5 pessoas com alta

Foram assistidas devido à inalação de fumos. Ainda neste jornal, Governo e Caixa Geral de Aposentações estão a esconder os beneficiários da pensão vitalicia atribuída a politicos.
Noticiário

12h. Pensão vitalícia. Governo esconde lista

Governo e Caixa Geral de Aposentações estão a esconder a lista dos perto de 300 beneficiários da pensão mensal atribuída a antigos titulares de cargos políticos. E, 2 mortos em incêndio na Mouraria.
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Valor médio das novas pensões aumenta 21%

O aumento de 1.619,8 euros no valor médio das pensões das novas pensões de junho representam o aumento de 21% face ao período homólogo. Face ao mês passado, existiu uma subida de 24,7 euros.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias custam mais de 530 mil euros

Subvenções vitalícias pagas na totalidade perfazem mais de 530 mil euros na Caixa Geral de Aposentações. Maior beneficiário é o último governador de Macau, que recebe mais de 13,6 mil euros.
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Tribunal dá razão a professores

A Fenprof anunciou que o tribunal deu razão aos professores que querem ser reinscritos na Caixa Geral de Aposentações, depois do Governo decidir retirá-los.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões da CGA são pagas esta sexta-feira

Ministério do Trabalho garante que "as pensões pagas pela CGA no mês de fevereiro terão em conta as novas tabelas de retenção na fonte, com efeitos retroativos a janeiro de 2022".
Fact Check

Reformados portugueses: os mais pobres da Europa?

Há 16 países europeus com maior percentagem de pensionistas abaixo do limiar da pobreza na Europa. Valores médios da reforma são superiores a 400 euros, sobretudo na função pública.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões antecipadas mais que triplicam no Estado

Novas pensões antecipadas pagas pela Caixa Geral de Aposentações atingiram, em 2020, o valor mais alto desde 2015. No ano passado, 4.782 funcionários públicos reformaram-se antes da idade legal.
Caixa Geral de Aposentações

Governo questionado sobre reformas antecipadas

Em causa está o modo restritivo como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a aplicar as regras de acesso à reforma antecipada para longas carreiras contributivas.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias a 239 ex-políticos e juízes

Não há novas inscrições para subvenções vitalícias desde 2009, mas o número das pagas varia de ano para ano. Este ano, 221 são pagas na totalidade e 18 parcialmente. Guterres recebe 4.138 euros.
Resposta Pronta

Reforma em 24h. "Quem é da CGA falha requisito"

Apenas 14% dos pedidos de reforma foram aceites em 24 horas no portal "Pensão na Hora". Maria do Rosário Gama, da APRe, critica o processo por só ser válido para quem chega da Segurança Social.
Caixa Geral de Aposentações

Reformados da função pública batem máximo de 2015

Até novembro de 2020, foram pelo menos 14.537 os funcionários públicos que passaram à reforma em Portugal, número que já ultrapassa os máximos de 2015. Mais de 1.600 eram professores.
Orçamento do Estado

Quatro em cada dez pensões sem atualização em 2021

43% das pensões por reforma, invalidez e sobrevivência vão ficar sem atualização em 2021. Serão mais de 1,4 milhões as pensões inalteradas, graças à ausência de crescimento económico e inflação.
Caixa Geral de Aposentações

Ex-secretário de Estado com reforma de 6580 euros

O ex-secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação no primeiro governo de José Sócrates, António Castro Guerra, é o que mais vai ganhar da lista publicada em Diário da República.
Professores

Educação. Governo prepara pré-reforma aos 55 anos

Segundo o Correio da Manhã, medida poderá ser aplicada já em 2021 com cortes salariais, que serão repostos assim que professores e técnicos das escolas completarem a idade da reforma.
Caixa Geral de Aposentações

Receitas da CGA aumentam acima do previsto

A receita da Caixa Geral de Aposentações aumentou 4,4% no primeiro semestre deste ano, acima do crescimento de 1% previsto para o conjunto do ano, devido ao descongelamento de carreiras.
Caixa Geral de Aposentações

Valor de novas pensões foi o mais alto desde 2018

Em julho, a Caixa Geral de Aposentações passou a ter 1.452 novos pensionistas por velhice, o que reflete uma subida homóloga de 43,3%. Valor médio bruto das reformas foi de 1.332,8 euros.
Caixa Geral de Aposentações

CGA pagou maior número de pensões desde 2016

O número de pensionistas de velhice da Caixa Geral de Aposentações atingiu quase 410 mil em 2019. É o valor mais alto desde agosto de 2016.
Caixa Geral de Aposentações

Pensionistas da CGA recebem aumento extraordinário

Pensionistas da Caixa Geral de Aposentações com reformas mais baixas recebem esta terça-feira o aumento extraordinário até seis e 10 euros. Atualização já foi paga a pensionistas da Segurança Social.
Pensões

Prazo de atribuição de pensões reduziu

Ainda assim é preciso esperar em média 156 dias na Segurança Social e 89 dias na Caixa Geral de Aposentações. As melhorias deram-se depois do investimento em recursos humanos.
Pensões

13 mil reformaram-se sem corte de sustentabilidade

Mais de 13 mil pessoas reformaram-se desde janeiro sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade. É possível agora pedir a reforma antecipada aos 60 anos de idade e com 40 de descontos.
Pensões

Reforma aos 60 sem corte de 14,7% entra em vigor

Trabalhadores do sector privado e os funcionários públicos podem reformar-se aos 60 anos sem o corte de 14,7% do fator de sustentabilidade desde que tenham pelo menos 40 anos de descontos.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias vão voltar a ser reveladas

A Caixa Geral de Aposentações vai voltar a publicar a lista de ex-políticos que recebem subvenções vitalícias em setembro.
Caixa Geral de Aposentações

Corte de 14,7% acaba para algumas pensões da CGA

Governo aprova fim do fator de sustentabilidade nas reformas antecipadas da CGA de quem tem pelo menos 60 anos e que, enquanto tiverem essa idade, completem pelo menos 40 anos de serviço.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas