Caixa Geral de Aposentações
Pensões

Prazo de atribuição de pensões reduziu

Ainda assim é preciso esperar em média 156 dias na Segurança Social e 89 dias na Caixa Geral de Aposentações. As melhorias deram-se depois do investimento em recursos humanos.
Pensões

13 mil reformaram-se sem corte de sustentabilidade

Mais de 13 mil pessoas reformaram-se desde janeiro sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade. É possível agora pedir a reforma antecipada aos 60 anos de idade e com 40 de descontos.
Pensões

Reforma aos 60 sem corte de 14,7% entra em vigor

Trabalhadores do sector privado e os funcionários públicos podem reformar-se aos 60 anos sem o corte de 14,7% do fator de sustentabilidade desde que tenham pelo menos 40 anos de descontos.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias vão voltar a ser reveladas

223
A Caixa Geral de Aposentações vai voltar a publicar a lista de ex-políticos que recebem subvenções vitalícias em setembro.
Caixa Geral de Aposentações

Corte de 14,7% acaba para algumas pensões da CGA

203
Governo aprova fim do fator de sustentabilidade nas reformas antecipadas da CGA de quem tem pelo menos 60 anos e que, enquanto tiverem essa idade, completem pelo menos 40 anos de serviço.
PSP

Sindicalista da PSP vai recorrer de aposentação

155
Peixoto Rodrigues foi aposentado compulsivamente por ter dado 83 faltas seguidas ao serviço sem justificar. Peixoto Rodrigues já reagiu e afirma que se trata de um "ataque pessoal".
Caixa Geral de Aposentações

Lista das subvenções vitalícias continua oculta

4402
PS defendia não ser necessária uma nova lei, mas avançou com proposta que nunca chegou a ser votada. Governo diz que só há publicação da lista com nova lei.
Caixa Geral de Aposentações

Governo põe fim ao corte nas reformas antecipadas

642
Ministério do Trabalho vai apresentar proposta ao Conselho de Ministros. Reforma antecipada na Caixa Geral de Aposentações poderá ser aos 60 anos com 40 anos de descontos, sem penalização.
Caixa Geral de Aposentações

91 mil pensões podem ser revistas e aumentadas

129
Uma decisão do Tribunal Constitucional obriga a revisão de cerca de 91 mil pensões atribuídas desde 2013. Nos casos em que houver alteração, será em alta. Sindicatos querem aplicação rápida.
Caixa Geral de Aposentações

CGA não permite antecipação da reforma sem cortes

479
Até dezembro, os pensionistas podiam reformar-se aos 65 anos e com mais de 41 anos de carreira sem penalizações. Agora, já não. CGA diz que não era essa a ideia da lei e vai resolver o problema.
Caixa Geral de Aposentações

Novos reformados da CGA caíram 13%

A síntese de execução orçamental da Direção Geral do Orçamento (DGO) revela que a CGA registou a entrada de 9.043 novos pensionistas por velhice e de 1.556 por invalidez em 2018.
Subvenções Vitalícias

Governo oculta lista de subvenções dos políticos

717
Em 2019, as subvenções custarão sete milhões de euros, mas deixou de se saber quem recebe o quê. Segurança Social justificou com nova lei de Protecção de Dados, agora diz que há autonomia.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões antecipadas: valor mais baixo em 5 anos

A Caixa Geral de Aposentações atribuiu 552 pensões antecipadas em 2017, o número mais baixo dos últimos cinco anos, correspondendo a 4,6% do total de pensões atribuídas.
Pensões

Reforma antecipada para ex-funcionários públicos

O Governo está a preparar alterações legislativas para permitir que antigos trabalhadores da Administração Pública, que descontavam para a CGA, possam ter acesso à reforma antecipada.
Caixa Geral de Aposentações

Número de reformados CGA cai pela primeira vez 

A população de reformados e aposentados da Caixa Geral de Aposentações caiu pela primeira vez em 2016, para 482.614, acima do número de subscritores do sistema que eram 463.861.
UGT

Reformas. UGT queria Governo a ouvir sindicatos

A UGT lamentou que o novo regime das reformas antecipadas agora aprovado abranja também os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Valor médio das novas pensões baixa 16%

Desequilíbrio entre o número de subscritores e de aposentados da Caixa Geral de Aposentações agravou-se. O valor médio das pensões de reforma baixou.
Estado

Corte de 21,3% faz cair reformas antecipadas

Uma penalização de 21,3% no valor das pensões a partir do ano passado, explica um recuo de 58,4% no número de reformas antecipadas dos trabalhadores do Estado.
A página está a demorar muito tempo.