Os benefícios do mel na beleza não são de hoje. Há evidências do seu uso pelo ser humano ainda na Pré-história e referências em pinturas e manuscritos do antigo Egito, Grécia e Roma. Dizem as lendas que Cleópatra tomava banhos de leite com mel, perfumava o seu cabelo com uma infusão que incluía gotas de mel e pintava os olhos com uma mistura à base de — adivinhe lá — mel.

Se pensarmos em todas as propriedades deste produto, é fácil compreender o porquê de, já na antiguidade, os nossos antepassados terem percebido as suas vantagens. O mel é um dos nutrientes mais ricos da natureza, com vitaminas A, D, E e C — poderosos antioxidantes — que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e flacidez. Para além disso tem propriedades hidratantes, adstringentes, suavizantes e, enquanto alimento, é o único produto doce que contém proteínas, sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde.

Não é de estranhar que, além da cidreira com mel que tão bem nos faz no inverno, o universo da beleza e da cosmética use o ouro das abelhas com sucesso em cremes, máscaras, champôs, amaciadores, hidratantes e muitos outros produtos. Veja as nossas sugestões na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR