O treinador do Sporting, Jorge Jesus, afirmou neste sábado que pretende vencer o Benfica, no domingo, em jogo da 8.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, para manter a liderança, que partilha atualmente com o FC Porto. O técnico, que falava em conferência de imprensa, assegurou que os ‘leões’ estão preparados para o “embate”, para quebrar o registo negativo na Luz – o Sporting não vence desde 2006 – e que as polémicas em torno do dérbi não vão afetar os jogadores das duas equipas.

“Os jogadores do Sporting e do Benfica estão habituados a estes dérbis e a estes ruídos todos. Dentro do campo nada disto tem valorização em relação ao comportamento deles. O ruído que se faz à volta do jogo não importa nada para eles”, disse. Para Jorge Jesus, o único objetivo do jogo com os ‘encarnados’ passa por manter a liderança do campeonato, motivo pelo qual quer conquistar os três pontos no Estádio da Luz, ‘casa’ onde trabalhou nos últimos seis anos.

“O importante no jogo de amanhã [domingo] é que queremos defender a primeira posição. De resto não temos nada a ver com o que se passa com o segundo ou terceiro classificado. É o nosso segundo jogo com o Benfica desde que sou treinador do Sporting. Vencemos o primeiro. Estamos preparados para vencer o segundo. Acreditamos que temos valor para vencer no Estádio da Luz”, garantiu.

No que toca às declarações do antigo árbitro internacional Marco Ferreira, que disse que o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, telefonava aos árbitros antes de apitarem jogos do Benfica, Jorge Jesus escusou-se a comentar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O importante é que amanhã [domingo] vai ser Carlos Xistra a apitar o jogo. Todas as polémicas externas ao jogo não interessam. Não vou comentar hoje, aqui, essas declarações. Carlos Xistra vai fazer uma boa arbitragem, com personalidade e muita experiência. Acredito que não vai ser influenciado por nada. Ele vai estar tranquilo. Da nossa parte vamos dar-lhe essa tranquilidade para fazer um bom jogo”, rematou.

Brian Ruíz é, para já, a única incerteza no plantel leonino, mas ao que tudo indica deverá regressar às escolhas de Jorge Jesus para o encontro com o Benfica. “Só amanhã de manhã vamos fazer o último teste a Brian Ruiz. Se estiver em condições será lançado no jogo”, concluiu.

O Sporting, que lidera a I Liga em igualdade com o FC Porto, com 17 pontos, defronta o Benfica, sexto com 12 e menos um jogo, no domingo, a partir das 17:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, num encontro que vai ser arbitrado pelo albicastrense Carlos Xistra.