“É um avião, um Ovni ou o Super-Homem?”. A pergunta é da publicação espanhola La Opinion e reflete o que muitos terão pensado e/ou interrogado na noite de sábado, quando uma luz brilhante nos céus da Califórnia chamou a atenção de milhares de pessoas. O avistamento do que muitos pensaram ser ou um Ovni ou um cometa durou cerca de um minuto, o suficiente para o registo de várias imagens e vídeos que já circulam na internet.
Did any body else see the blue light from space? We are working on finding out what the object is #LBLN pic.twitter.com/VJ68xMgBHI
— LongBeach Local News (@LBlocalnews) November 8, 2015
A luz apareceu por volta das 18h00 (hora local) e foi vista desde San Diego até São Francisco. Há ainda relatos de que marcou presença nos estados do Nevada e Arizona, pelo que não demorou muito até que o fenómeno invulgar fosse o tema do dia nas diferentes redes sociais, com o Twitter a ser uma clara manifestação disso mesmo — vale a pena recordar que há poucos dias (30 de outubro) fez exatamente 77 anos desde que Orson Welles relatou em direto e na rádio uma suposta invasão marciana que, então, gerou mais pânico do que curiosidade.
I liked a @YouTube video https://t.co/ldg8BxPn2w UFO over Los Angeles California OVNI 11/07/2015
— The Beast (@MrFamilyMan1) November 8, 2015
Apesar do burburinho que se instalou, a Marinha dos Estados Unidos viria a confirmar, mais tarde, que tudo não passara de um foguete lançado a partir da base naval Point Mugu, no condado de Ventura — a prova realizada pelo Programa de Sistemas Estratégicos norte-americano estava planeada e o míssil em questão, Trident II (D5), não se encontrava armado.