Bares

Double 9: está servido o chá das nove

352

É bem possível que o bar Double 9 crie a moda de substituir a expressão 'vamos beber um copo' por 'vamos beber uma chávena'. A razão? O facto de misturar chá e cocktails na mesma carta.

Autor
  • Tiago Pais

Não é novidade para ninguém, ou, pelo menos, não devia ser: o costume britânico do “chá das cinco” foi introduzido em terras de Sua Majestade por uma portuguesa, Catarina de Bragança, de cujo dote constava — entre outras insignificâncias, como a cidade de Bombaim ou 500 mil libras de ouro — precisamente uma caixa de chá.

Passados 300 e muitos anos dessa ocorrência, surge a hipótese de introduzir a uma variação ao supracitado 5’0 clock tea. Que tal transformá-lo no 9’o clock tea? A proposta vem do Double 9, o novo tea bar do lisboeta 9Hotel Mercy (que se chama assim devido à recente aquisição pelo grupo francês 9Hotel).

EntradaDouble9

O bar tem entrada independente do hotel, virada para a Rua da Misericórdia, no Chiado.
(foto: João Vasco / Double 9)

O estimado leitor pode até pensar que não se trata de grande inovação. E terá legitimidade para tal. Afinal, beber chá depois de jantar não tem lá muito que se lhe diga. Mas aqui não se trata só de beber chá. No Double 9, cujo conceito foi idealizado por uma agência de publicidade, a NORMAJEAN, dá-se uma fusão entre o mundo dos chás e dos cocktails.

Para tal, da respetiva carta — definida pela Liquid Consulting — constam 18 propostas que têm como ingrediente chás ou infusões. Casos, por exemplo, do Cosmotwist (lima, limão, chá de laranja, vodka, sumo de arando), Russian Spring (vodka, licor de café, licor de avelã, chá de frutos vermelhos, lima e creme de nata) ou Sr. Comendador (chá de laranja e chocolate infusionado em café, moscatel e xarope de chá de baunilha). Mas não só. Fora do mundo dos cocktails e das espirituosas habituais, há uma carta própria de chás e infusões, com, mais uma vez, 18 sugestões diferentes. E porquê a obsessão com o 18? Ora essa, Double 9.

96-35

Sr. Comendador (8€), um dos cocktails da carta (foto: João Vasco / Double 9)

“Antes de criar este conceito observámos o mercado e percebemos, por exemplo, que a Starbucks anda a criar tea bars em várias cidades. Depois, sabíamos que os cocktails de autor são a grande tendência do momento nos bares, daí termos juntado esses dois mundos”, explica Rodrigo Silva Gomes, CEO da NORMAJEAN. Refira-se que esta não é a primeira incursão da agência nesta área: O Purista, bar criado para a campanha de lançamento da cerveja Affligem, e que acabou por se tornar um espaço permanente, rendeu-lhes prémios diversos.

Aqui, no entanto, o objetivo não será ganhar prémios, antes oferecer uma vida nova a um espaço que ficou conhecido, até finais de 2014, por ter acolhido o Umai, restaurante oriental dos chefs Paulo Morais e Anna Lins. Por falar nisso, a comida não ficou esquecida do Double 9, pelo contrário. O chef Joe Best criou uma carta onde os petiscos foram pensados de acordo com o conceito do espaço. “Queremos que o food pairing seja diferente aqui, com os chás, cocktails e produtos naturais”, afirma Kiko Pericoli, da Liquid Consulting. Para ajudar a digerir tudo isto há programação musical às sextas e sábados. E chá, muito chá. Às cinco, às nove ou a qualquer outra hora.

Nome: Double 9
Morada: 9Hotel Mercy, Rua da Misericórdia, 78 (Chiado), Lisboa
Telefone: 21 248 1480
Horário: Todos os dias, das 15h à 00h (sextas e sábados até às 02h30)

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças Públicas

Como evitar um 4º resgate? /premium

Paulo Trigo Pereira

Portugal necessita de mais doze anos (três legislaturas completas) de crescimento económico e de finanças públicas quase equilibradas para sair da zona de risco financeiro em que ainda se encontra.

Brexit

Boris Johnson /premium

João Marques de Almeida

Em Londres, só um louco ou um suicida é que defenderiam o acordo assinado com a União Europeia. Resta saber se os líderes europeus terão a lucidez de reconhecer o evidente: o acordo que existe morreu.

Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)