A maioria das escolas chumbou nos exames de 12.º ano de Física e Química e de Biologia, duas provas exigidas no acesso aos cursos superiores de saúde, segundo dados do Ministério da Educação trabalhados pela Lusa.

Comparando com os resultados obtidos no ano anterior, a média dos estudantes melhorou a Física e Química mas piorou a Biologia. Por outro lado, tanto num como no outro exame, há cada vez mais escolas privadas com melhores classificações.

No caso de Física e Química, 60% dos estabelecimentos de ensino chumbou (no ano anterior eram quase 80%), segundo um ranking elaborado pela Agência Lusa que analisa apenas os resultados dos alunos internos na primeira fase de exames nacionais.

Num universo de 620 escolas, apenas 246 têm média positiva a Física e Química, sendo um terço (80) privadas e as restantes 166 públicas.

Os primeiros 27 lugares da lista da Lusa são ocupados por instituições particulares e cooperativas, uma constante quebrada pela Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, que surge em 28.º lugar como a primeira pública, com uma média de 13,07 (numa escala de zero a 20).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Colégio Internacional de Vilamoura, em Loulé, ocupa o 1.º lugar (16,76 valores de média com apenas três exames), seguindo-se a Academia de Música de Santa Cecília (16,68 valores) e o Colégio de São Teotónio (16,68 valores).

Entre as públicas, depois da Secundária José Falcão, aparece a Secundária de Molelos, em Tondela (em 34.º lugar com média de 12,63), a D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, (em 39.º com média de 12,39) e a Alves Martins, em Viseu (41.º lugar).

Dos 374 estabelecimentos de ensino com média negativa, a maioria (331) são públicos, mas nos últimos lugares aparecem apenas colégios: Colégio Liverpool, no Porto (3,12 valores); Escola Portuguesa da Guiné-Bissau (3,8); Colégio Torre Dona Chama, em Mirandela (4,46) e Colégio D. Afonso V, em Sintra (4,72).

notas_fisica_quimica

Ao contrário do que aconteceu com Física e Química, as notas a Biologia baixaram significativamente o que levou a que 85,4% das escolas “chumbassem” (no ano anterior foram 32%).

Das 620 escolas em análise, apenas 91 teve média positiva, sendo a maioria estabelecimentos de ensino privados (56) e apenas 35 públicas.

Com apenas dois exames realizados, o Colégio dos Cedros surge em primeiro lugar com média de 15, logo seguido pelo Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra (14 valores).

A primeira escola pública do ranking da Lusa surge em 5.º lugar e é a Escola Secundária de Campo Maior, que levou dez alunos a exame e conseguiu uma média de 12,9 valores.

Em 20.º lugar volta a surgir mais uma escola pública: o Colégio Militar, onde 23 alunos conseguiram uma média de 11,8 valores.

Com piores resultados surge o Colégio Liverpool, no Porto, com uma média de 2,4 valores nos quatro exames realizados e a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, no Corvo, nos Açores, que levou apenas um aluno a exame que obteve 5,2 valores.

Dos 529 estabelecimentos com negativa, 462 são públicos e os restantes 67 privados.

Para os rankings das disciplinas são contabilizados todos os estabelecimentos de ensino independentemente do número de exames realizados.

notas_biologia