Uma cobra de água tropical foi encontrada morta numa praia no sul da Califórnia, nos Estados Unidos da América, noticia o National Geographic. A víbora é “altamente venenosa” e foi a terceira vez que um exemplar da espécie deu à costa nas águas frias ao largo da Califórnia. A primeira vez aconteceu em 1975 e a segunda em outubro passado.
If you see a yellow-bellied sea snake, PLS don't handle it! Report it: http://t.co/HeDYEPWq92 pic.twitter.com/OQ9c8Cl10i
— Heal the Bay (@HealTheBay) October 17, 2015
A cobra tropical tem por habitat as águas quentes e os especialistas pensam que a presença da espécie nas praias californianas se deve ao furacão El Niño, um fenómeno climático que se faz sentir no oceano Pacífico e que tem feito de 2015 um ano globalmente mais quente que 2014. O El Niño trouxe mais calor e também esta espécie de cobra de água, mais habituada a outras paragens, atraída devido às temperaturas elevadas das águas californianas.
A imagem do animal tem sido partilhada nas redes sociais por associações e autoridades, com o objetivo de alertar os banhistas. As cobras de água (Pelamis platura) são comuns na Austrália e na América Central e apenas surgem em águas frias devido à alteração nas correntes provocadas pelo El Niño. Os especialistas afirmam que as águas frias da Califórnia não permitem que a espécie se venha a estabelecer ou reproduzir.
Posted by Surfrider Foundation on Saturday, December 19, 2015
O animal foi encontrado morto por elementos da organização ambientalista Surfrider Foundation quando faziam uma recolha de lixo na praia de Bolsa Chica State, no sul da Califórnia.