Com as suas ruelas empedradas, pracetas, igrejas, tavernas e muralhas, passear por Tallinn é fazer parte do cenário de um filme histórico ou de um conto de fadas. Para lá do centro histórico, vale a pena descobrir também o lado mais moderno da capital da Estónia, onde não faltam bons restaurantes, bares e museus.

Um hotel

Localizado em pleno bairro medieval, o edifício do Hotel Telegraaf foi construído em 1878 para albergar a Estação Telegráfica da Estónia. Hoje, este hotel é a conjugação perfeita do charme do passado e da História com todas as comodidades dos tempos modernos. Vene 9, 10123 Tallinn. Quarto duplo a partir de 185 euros.

telegraaf-lounge tallin

© Telegraaf Hotel

Um restaurante

O F-hoone, uma antiga fábrica transformada num restaurante. O mobiliário é todo proveniente de materiais reciclados e a comida é ótima, entre especialidades locais e do mundo. Com uma onda muito cool, é perfeito para um almoço descontraído de fim de semana. Telliskivi tänav 60A, Põhja-Tallinna Linnaosa, Aberto todos os dias das 9h00 às 00h00. Preço médio por pessoa: 15 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

f-hoone 2

©F-hoone

Um bar

O Kolmas Draakon é um bar medieval que fica em plena praça central, com mesas de madeira escura e empregadas vestidas à época. Pode só ir beber um copo (ou dois), ou petiscar alguma coisa. Se assim for, não deixe de provar a sopa de alce e as salsichas de boi. Acompanhe com uma caneca de glogg — vinho tinto quente com especiarias. Raekoja plats 1. Raekoja plats 1. Aberto todos os dias das 9h00 às 00h00. Preço médio por pessoa: 6 euros.

IMG_0606

© Catarina Serra Lopes

Um miradouro

Do cimo da colina de Toompea, na Cidade Velha e junto ao Parlamento, consegue-se ter uma vista esplêndida da cidade até às margens do Báltico.

Um museu

O maior museu do país e um dos maiores da Europa do Norte, o Kumu Art Museum alberga uma coleção de arte moderna mas também várias peças do período da ocupação soviética entre 1940 e 1991, altura em que predominou o estilo socialismo realista. Aberto de terça a domingo das 11h00 às 18h00. Preço dos bilhetes: 6 euros.

IMG_0574

© Catarina Serra Lopes

Um passeio

Deambule pelo parque Kadriorg, uma zona verde com cerca de 70 hectares. É aqui que fica o palácio homónimo, construído no século XVIII pelo czar Pedro, o Grande para a mulher Catarina. Este palácio é agora uma das três galerias de arte que existem no parque e no qual pode ver a coleção nacional de arte estrangeira. Weizenbergi tn 26.

Como ir

A Tap voa de Lisboa ou do Porto para Tallinn com tarifas a partir dos 250 euros.