Foram mais de 38 mil investimentos, protagonizados por investidores de 75 países. Em 2015, a Seedrs contribuiu para que 340 negócios europeus recebessem um total de 86,2 milhões de euros em investimento. As conquistas passadas servem de trampolim para as novidades de 2016: duplicar a equipa, contratando mais 40 colaboradores.

” O ano de 2016 vai ser de forte expansão para a Seedrs e contamos duplicar o número de colaboradores que tivemos durante o ano de 2015. Estamos já a recrutar para várias posições em Portugal, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Bélgica, e em breve iremos recrutar para outras geografias”, disse ao Observador Carlos Silva, presidente e cofundador da Seedrs.

A Seedrs é a primeira plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) com atividade autorizada e regulada pela autoridade britânica, a Financial Conduct Authority. Em 2015, ajudou 340 negócios, de 24 países, a receberem investimento: 63% foram financiados por cidadãos inscritos na plataforma e 37% por investidores privados e internacionais.

O ano de 2015 também ficou marcado pelo investimento de 14 milhões de euros, que a empresa levantou numa ronda de Série A, liderada pelas capitais de risco Woodford Patient Capital Trust e a Augmentum Capital, às quais se juntaram centenas de investidores da plataforma. Foi considerado o maior investimento institucional realizado até agora numa plataforma de equity crowdfunding europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A principal dificuldade de 2015 foi manter a trajetória de crescimento acentuado que temos tido, num ano em que estivemos a levantar a nossa ronda de Series A. Levantar capital é sempre um exercício que consome muito tempo e energia e que por isso interfere com os objetivos comerciais do negócio. No entanto, apesar disso, acabámos por conseguir um ano muito forte em termos de crescimento”, acrescentou Carlos Silva.

As operações de financiamento realizadas na Seedrs contam, em média, com a ajuda de 189 financiadores. A idade média dos investidores ronda os 40 anos e investe sobretudo no setor do comércio eletrónico, tecnologia, alimentação e bebidas e finanças.

A Seedrs permite que indivíduos e instituições invistam dinheiro em empresas com forte potencial de crescimento, através de um processo online. Está aberta a investidores e empresas europeias, por enquanto. Em Portugal, a legislação que quer regular o crowdfunding está em fase de consulta pública.

“Achamos muito positivo o facto de o crowdfunding estar a ser alvo da atenção de legisladores e reguladores um pouco por todo o mundo, e Portugal não é exceção. O limite parece-nos relativamente baixo, mas o regulamento está ainda em fase de consulta pela CMVM e por isso não é ainda final”, disse ao Observador Carlos Silva.

O regulador dos mercados portugueses, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) quer que cada campanha de financiamento coletivo tenha um limite de um milhão de euros.