Apesar das conversações entre Pedro Sánchez e Albert Rivera, realizadas no último sábado, a posição do Ciudadanos face às negociações para formar Governo permanece imutável: “Não contemplamos votar a favor de Pedro Sánchez em nenhuma circunstância”, disse este domingo José Manuel Villegas, o número dois do Ciudadanos, a quarta força política das últimas eleições legislativas.

José Manuel Villegas afirmou, citado pelo espanhol El País, que o partido não descarta a possibilidade de o rei Felipe VI propor o cargo em causa a Rivera, o quarto mais votados nas legislativas de dezembro, ainda que reconheça que tal não seria “lógico” ou “normal”. “Nem Rajoy nem Sánchez tem estado à altura das circunstâncias”, sublinhou ainda Villegas, que argumentou que cabe apenas ao rei decidir qual o candidato a ser indigitado.

Recorde-se que Mariano Rajoy — cujo Partido Popular foi a força política mais votada nas legislativas de dezembro — não aceitou formar Governo em Espanha, ao recusar, na última sexta-feira, a indigitação de Felipe VI. Foi a primeira vez na democracia espanhola que o candidato proposto pelo monarca recusou a indigitação. A bola ficou assim na mão dos socialistas, que têm missão difícil: precisam dos votos do Podemos (que quer a vice-presidente), mas também do Ciudadanos e de alguns partidos regionais – alguns com pretensões independentistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR