Ciudadanos

Vaidades

Líder do Ciudadanos passa férias na Comporta 

O líder do partido Ciudadanos foi visto a passar férias na Península de Tróia na companhia da cantora madrilena Malú. Rumores sobre uma eventual relação amorosa circulam desde o início do ano.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Espanha

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Ciudadanos

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
Espanha

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Direita pode recuperar o governo em Espanha

112
PP, Ciudadanos e Vox estão a 3 deputados de controlar a maioria do parlamento espanhol. O PSOE é o partido mais votado, com 28,6%. Há eleições em Espanha a 28 de abril.
Ciudadanos

Arrimadas vai ser candidata nas legislativas

Inês Arrimadas vai ser o primeiro nome da lista do Ciudadanos pelo círculo de Barcelona nas legislativas de 28 de abril. A líder da oposição catalã quer ajudar Rivera a chegar a primeiro-ministro.
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

102
O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Andaluzia. PP e Ciudadanos dividem governação

104
Acordo fechado na Andaluzia deixa PP com o governo autonómico e o Ciudadanos com a presidência do Parlamento. A extrema-direita não entrou no acordo político, mas terá um lugar na Mesa do Parlamento.
Espanha

Espanha. Vox é o 5.º partido nas intenções de voto

358
Destacou-se nas eleições andaluzas e agora está a marcar as sondagens para as eleições no Parlamento nacional. As sondagens já apontam para 16 ou mais deputados eleitos.
Espanha

Os laços amarelos que dividem a Catalunha

A Catalunha continua partida ao meio. A tensão tem crescido nos últimos dias devido a um símbolo independentista: os laços amarelos. Já houve agressões nas ruas e a discussão é cada vez mais política.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Eleições Europeias

Macron e Rivera, juntos nas eleições europeias

Acordo entre partido de centro-direita espanhol Ciudadanos e a formação de Emmanuel Macron está iminente. A aliança visa uma plataforma conjunta para concorrer às eleições europeias.
Espanha

PSOE recupera nas sondagens

O Ciudadanos continua a ser o partido mais votado em Espanha, mas os socialistas recuperam nas preferências de voto, revela a primeira sondagem do El Español já com o governo de Sánchez em funções.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

Espanha. À espera do homem que ninguém esperava /premium

Ciudadanos é a chave do fim de Rajoy. O partido de Albert Rivera ganhou o protagonismo e a confiança que o PP perdeu com a crise catalã e corrupção. Mas será capaz de avançar? Especialistas hesitam.
Espanha

Moção. Albert Rivera quer eleições no outono

O Ciudadanos está disposto a negociar com o PP. Se Rajoy não aceitar a proposta negociará com o PSOE. A ideia para ambos é a mesma: ter eleições no outono, depois de aprovado o Orçamento de Estado.
Ciudadanos

"Aprendemos no lugar mais difícil: a Catalunha" /premium

É galega, escritora e deputada do Ciudadanos no Parlamento espanhol. De passagem por Portugal, Marta Rivera falou ao Observador sobre o momento atual do partido e o que o une e separa do PP de Rajoy.
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

204
Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Sondagem El País: Ciudadanos à frente do PP e PSOE

Sondagem do maior jornal espanhol põe partido de Albert Rivera à frente dos tradicionais partidos mais votados em Espanha, o partido popular (PP) e o partido socialista (PSOE).
Catalunha

Inés Arrimadas: "Não desisti de formar governo" 

100
Em entrevista, a líder do Ciudadanos na Catalunha, Inés Arrimadas, lança críticas ao PSOE e ao PP, pressiona o bloco independentista e deixa uma garantia: "Não vão conseguir a independência".
Catalunha

A maria-rapaz que ficou em primeiro na Catalunha

1.128
Inés Arrimadas levou o Ciudadanos ao primeiro lugar nas eleições da Catalunha. É contra a independência, já foi gozada por ser bonita e até usou um passaporte para atacar Puigdemont.
Catalunha

Valls e Vargas Llosa apoiam Ciudadanos 

Ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e Mario Vargas Llosa apoiaram candidata do Ciudadanos à presidência do Governo catalão, contra nacionalismo "inimigo" do projeto da União Europeia.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Eleições Espanha 2016

PP e Ciudadanos assinam acordo governamental

Depois de uma semana de negociações intensas, o Partido Popular e o Ciudadanos assinaram esta manhã um acordo governamental que esperam vir a fazer alguma pressão sobre o PSOE.
Espanha

Rajoy. Carta branca para negociar com Ciudadanos

O líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, disse hoje que o Comité Executivo Nacional do partido o autorizou a negociar com Albert Rivera, do Ciudadanos, e assegurou que fará todos os possíveis para formar um governo.
Eleições Espanha 2016

Governo. PP deve aprovar condições do Ciudadanos

Comissão executiva do Partido Popular deverá aceitar as condições do partido de centro-direita Ciudadanos para negociar a investidura de Mariano Rajoy na chefia do governo e encerrar impasse político.
Espanha

Ciudadanos admite facilitar um Governo de Rajoy

Albert Rivera tinha prometido não facilitar a vida a Mariano Rajoy. Mas agora, com Espanha em risco de uma terceira ida às urnas, admite rever a sua posição e abster-se para deixar o PP Governar.
Eleições Espanha 2016

No bairro da direita em Madrid pede-se um acordo

Chamartín é o bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado em Madrid: 57% escolheram Rajoy. A nível nacional não foi bem assim e um acordo parece distante. Em Chamartín, desespera-se por um pacto.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Ciudadanos

Rivera não governa com Rajoy devido a corrupção

Albert Rivera, líder do Ciudadanos, disse que não vai governar com Rajoy porque o primeiro-ministro interino é controlado pela corrupção no PP.
Espanha

Ciudadanos: acordo com Podemos é "impossível"

Ainda esta quinta-feira,o líder do Podemos, Pablo Iglesias, desmarcou a conferência de imprensa que deveria dar no final de uma reunião a três com o PSOE e o Ciudadanos.
Espanha

PSOE, Ciudadanos e Podemos reúnem quinta-feira

Ciudadanos querem entrar no governo de Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista de Espanha. Próximo objetivo é puxar o Podemos para garantir apoios suficientes para a investidura até 3 de maio.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos chegam a acordo

Pedro Sánchez e Albert Rivera chegaram a acordo para o apoio a um eventual Governo socialista. No entanto, sem a abstenção do PP o acordo pode ter vida curta.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Quais são as opções de Sánchez para governar?

Aliar-se ao Podemos de Pablo Iglesias ou procurar entendimentos com o PP? O líder do PSOE pediu um mês para formar Governo, mas este tempo pode não chegar para encontrar acordo definitivo.
Eleições Espanha 2015

Rivera: Rajoy deve sair e PSOE tentar governar

O líder do Ciudadanos dá uma entrevista ao jornal El Mundo e parte para o ataque. "Rajoy e Sánchez jogam ao gato e ao rato. É uma irresponsabilidade. Estão a passar a batata quente ao rei".
Espanha

Presidente de Barcelona quer criar força política

Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona e líder da coligação Barcelona em comum (que tem membros do Podemos), anunciou que pretende criar uma nova força política de esquerda na Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos nem pensa em viabilizar Governo do PSOE

As conversações entre os líderes do PSOE e do Ciudadanos não permitiram qualquer negociação. Pedro Sánchez não terá o voto da força política liderada por Rivera "em nenhuma circunstância".
Eleições Espanha 2015

PSOE acusa Podemos de chantagem. Em que ficamos?

571
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
Espanha

Aliados do Podemos pedem deputados a PSOE 

Partidos das regiões autónomas querem garantir que tanto o partido liderado por Pablo Iglesias como os seus aliados autonómicos na Catalunha, Valência e Galiza conseguem formar grupos parlamentares.
Eleições Espanha 2015

PSOE quer o Podemos e o Ciudadanos

Pedro Sánchez parece ter sido confrontado com a inevitabilidade de estar "obrigado a entender-se com o Podemos" para formar uma alternativa de Governo. Mas também pisca o olho ao Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Presidente do Congresso será um socialista

O PSOE e o Ciudadanos chegaram a acordo para levar o socialista Patxi López à presidência do Congresso de Espanha. O PP aceitou o acordo e retirou a sua candidatura.
Catalunha

Catalunha: o que aí vem

O novo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, tem 18 meses para criar um Estado independente. Mas não é certo que consiga. Para o país, o acordo independentista traz (ainda mais) incertezas.
Eleições Espanha 2015

Mesmo sem referendo, Rivera diz "no" a Podemos

"Há outras diferenças de caráter social, económico e constitucional", argumentou Rivera, perante o Podemos de Pablo Iglesias. "Nao é só o referendo."
Eleições Espanha 2015

Governo em Espanha. O que impede um acordo

Os quatro partidos espanhóis têm linhas vermelhas, das quais não querem abdicar: mas se não o fizerem não haverá governo. Saiba o que está a impedir um acordo de governação.
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis na dúvida sobre possíveis acordos

Muitos espanhóis admitem que as negociações pós-eleitorais para formar governo se vão arrastar e ressalvam que os partidos não deixaram claro aos eleitores que opções aceitam ou não.
Eleições Espanha 2015

Espanha à procura de uma coligação para governar

À beira de eleições, a política espanhola está num impasse: sem maioria absoluta em vista, o futuro passará por uma coligação. PSOE e Ciudadanos confirmam proximidade no primeiro debate da campanha.
Eleições Espanha 2015

PP e PSOE sobem nas sondagens, após Paris

Falta menos de um mês para as eleições gerais espanholas. Os partidos do "arco da governação", apesar de elegerem menos deputados que em 2011, estão a subir. E tudo por causa dos atentados em França.
Eleições Espanha 2015

Líder do Ciudadanos fecha a porta a coligações

A pouco mais de um mês das eleições, o Ciudadanos tenta descolar-se da imagem de ser apenas uma réplica do Partido Popular. Situação na Catalunha poderá ser decisiva.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)