457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ciudadanos

Iniciativa Liberal

A virtude ao centro

Se há coisa que os liberais portugueses têm que aprender com os irmãos ibéricos do Ciudadanos é que o abandono do centro político não só reforça o bipartidarismo, como é um verdadeiro tiro nos pés.
Espanha

Ayuso e Casado. No final, só um ficará de pé

A guerra interna pode ter custos elevados para um partido que ambicionava mudar o ciclo político em Espanha naquilo que mais importa quando se quer ser governo, a contagem de votos.
Espanha

Milhares juntam-se em Madrid com Sánchez na mira

Em Madrid, algumas dezenas de milhares de pessoas — o El País calcula que tenham sido 60 mil —, juntaram-se para criticar Pedro Sánchez e indultos a independentistas. PP, Ciudadanos e Vox presentes.
Espanha

Madrid: vencedores, vencidos e o "nim" 

Isabel Ayuso teve vitória arrasadora, com mais votos do que toda a esquerda, e só precisa da abstenção do Vox para governar. Pablo Iglesias abandona vida política. PSOE ultrapassado pelo Más Madrid.
Espanha

O que está em causa nas eleições de Madrid

Campanha eleitoral foi marcada por uma retórica agressiva e momentos de grande tensão. Direita parte em vantagem, mas esquerda ainda acredita numa surpresa. Partidos jogam em Madrid o seu futuro.
Espanha

Madrid. Ayuso ataca Sánchez e prevê queda do PSOE

Candidata do PP lidera as sondagens endurece o discurso contra Pedro Sánchez, ofuscando Angel Gabilondo, candidato do PSOE. Eleições autonómicas realizam-se na próxima terça-feira.
Espanha

Ciudadanos. Da debandada ao risco de desaparecer

Partido sai do poder em Múrcia e Madrid, vê a representação parlamentar diminuir e fica sem grupo no Senado. Desaires eleitorais e sedução do PP explicam saídas num partido que luta para sobreviver.
Espanha

Iglesias não tem de explicar acusações ao Podemos

O PP e o Ciudadanos queriam o líder do Podemos a responder no Congresso de Deputados sobre as acusações que recaem sobre o partido. Mas o PSOE e outros partidos de esquerda votaram contra.
Vaidades

Líder do Ciudadanos passa férias na Comporta 

O líder do partido Ciudadanos foi visto a passar férias na Península de Tróia na companhia da cantora madrilena Malú. Rumores sobre uma eventual relação amorosa circulam desde o início do ano.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Atualidade

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Atualidade

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
B.I.C.A.

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Direita pode recuperar o governo em Espanha

PP, Ciudadanos e Vox estão a 3 deputados de controlar a maioria do parlamento espanhol. O PSOE é o partido mais votado, com 28,6%. Há eleições em Espanha a 28 de abril.
Ciudadanos

Arrimadas vai ser candidata nas legislativas

Inês Arrimadas vai ser o primeiro nome da lista do Ciudadanos pelo círculo de Barcelona nas legislativas de 28 de abril. A líder da oposição catalã quer ajudar Rivera a chegar a primeiro-ministro.
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Andaluzia. PP e Ciudadanos dividem governação

Acordo fechado na Andaluzia deixa PP com o governo autonómico e o Ciudadanos com a presidência do Parlamento. A extrema-direita não entrou no acordo político, mas terá um lugar na Mesa do Parlamento.
Espanha

Espanha. Vox é o 5.º partido nas intenções de voto

Destacou-se nas eleições andaluzas e agora está a marcar as sondagens para as eleições no Parlamento nacional. As sondagens já apontam para 16 ou mais deputados eleitos.
Espanha

Os laços amarelos que dividem a Catalunha

A Catalunha continua partida ao meio. A tensão tem crescido nos últimos dias devido a um símbolo independentista: os laços amarelos. Já houve agressões nas ruas e a discussão é cada vez mais política.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Eleições Europeias

Macron e Rivera, juntos nas eleições europeias

Acordo entre partido de centro-direita espanhol Ciudadanos e a formação de Emmanuel Macron está iminente. A aliança visa uma plataforma conjunta para concorrer às eleições europeias.
Espanha

PSOE recupera nas sondagens

O Ciudadanos continua a ser o partido mais votado em Espanha, mas os socialistas recuperam nas preferências de voto, revela a primeira sondagem do El Español já com o governo de Sánchez em funções.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

Espanha. À espera do homem que ninguém esperava

Ciudadanos é a chave do fim de Rajoy. O partido de Albert Rivera ganhou o protagonismo e a confiança que o PP perdeu com a crise catalã e corrupção. Mas será capaz de avançar? Especialistas hesitam.
Espanha

Moção. Albert Rivera quer eleições no outono

O Ciudadanos está disposto a negociar com o PP. Se Rajoy não aceitar a proposta negociará com o PSOE. A ideia para ambos é a mesma: ter eleições no outono, depois de aprovado o Orçamento de Estado.
Ciudadanos

"Aprendemos no lugar mais difícil: a Catalunha"

É galega, escritora e deputada do Ciudadanos no Parlamento espanhol. De passagem por Portugal, Marta Rivera falou ao Observador sobre o momento atual do partido e o que o une e separa do PP de Rajoy.
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Sondagem El País: Ciudadanos à frente do PP e PSOE

Sondagem do maior jornal espanhol põe partido de Albert Rivera à frente dos tradicionais partidos mais votados em Espanha, o partido popular (PP) e o partido socialista (PSOE).
Catalunha

Inés Arrimadas: "Não desisti de formar governo" 

Em entrevista, a líder do Ciudadanos na Catalunha, Inés Arrimadas, lança críticas ao PSOE e ao PP, pressiona o bloco independentista e deixa uma garantia: "Não vão conseguir a independência".
Catalunha

A maria-rapaz que ficou em primeiro na Catalunha

Inés Arrimadas levou o Ciudadanos ao primeiro lugar nas eleições da Catalunha. É contra a independência, já foi gozada por ser bonita e até usou um passaporte para atacar Puigdemont.
Catalunha

Valls e Vargas Llosa apoiam Ciudadanos 

Ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e Mario Vargas Llosa apoiaram candidata do Ciudadanos à presidência do Governo catalão, contra nacionalismo "inimigo" do projeto da União Europeia.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.