Se leu este artigo com atenção sabe que, desde dia 20 de janeiro, é possível ver os cinco planetas mais próximos da Terra alinhados durante a madrugada. Mas se até dia 20 de fevereiro não lhe apetecer levantar antes do Sol nascer, nem mesmo no dia do melhor alinhamento (dia 5), pode sempre aproveitar uma das noites de Carnaval para ver o alinhamento dos planetas antes de ir dormir. Se, pelo contrário, é um madrugador aproveite para ver a Lua a fazer uma visita a cada planeta.

Os planetas apresentam-se no céu na sequência Mercúrio – Vénus – Saturno – Marte – Júpiter quando observados de este para oeste - OAL

Os planetas apresentam-se no céu na sequência Mercúrio – Vénus – Saturno – Marte – Júpiter quando observados de este para oeste – OAL

Claro que os planetas, quando são vistos do espaço, não estão no mesmo plano nem na mesma linha, mas vistos da Terra temos a ilusão de que estão sobre a linha da eclíptica – um círculo imaginário que o Sol parece percorrer ao longo do ano. O Observatório Astronómico de Lisboa até acrescenta que “os planetas estão sempre junto à linha da eclíptica e por isso formam sempre um alinhamento aproximado quando observados da Terra”. “No entanto esse alinhamento só se torna mais notado quando as posições dos planetas na eclíptica estão próximas umas das outras.”

O que torna este evento astronómico tão especial é que os cinco planetas estão todos do mesmo lado do Sol e a Terra encontra-se na extremidade do alinhamento entre eles. A melhor altura para os ver é logo após o nascimento de Mercúrio – na constelação de Sagitário, direção sudeste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FEVEREIRO_alinhamento planetario_NASA

Esquema do alinhamento aparente dos cinco planetas visíveis no hemisfério norte tendo em conta a posição real dos planetas no sistema solar – NASA & OAL

A última vez que se viu um alinhamento como este foi entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005. Mas para ver o próximo alinhamento não precisa de esperar 11 anos: terá um breve período já em agosto deste ano, entre os dias 13 e 19.

Vénus também vai estar visível na constelação de Sagitário a sudeste e será o planeta mais fácil de ver – é o objeto mais brilhante no céu a seguir ao Sol e à Lua. Marte na constelação de Balança, apresenta uma cor avermelhada. Júpiter está na constelação de Leão e Saturno na constelação de Ofiúco. Os outros dois planetas dos sistema solar só se veem com telescópio: Úrano e Neptuno, um na constelação de Peixes e o outro na de Aquário, respetivamente.

planetas horas_fevereiro 2016

Que passeios noturnos fará a Lua em fevereiro?

O primeiro planeta a receber a visita da Lua foi Júpiter nos dias 27/28 de fevereiro. E na madrugada de dia 1 de fevereiro a Lua, em quarto miguante, está por cima de Marte (ligeiramente à esquerda).

Nas manhãs de 3 e 4, a Lua passará por cima de Saturno. Na madrugada de dia 6 de fevereiro – e já próximo da Lua nova (dia 8) -, o satélite terrestre faz um triângulo no céu com Vénus e Mercúrio (mas mais próximo do primeiro planeta do sistema solar).

Fases-da-Lua-fevereiro 2016