A palavra “América” e uma foto de uma pistola com a inscrição “Gov. Jeb Bush” foi a mensagem publicada esta quarta-feira pelo candidato às primárias republicanas no Twitter, que suscitou uma avalanche de reações, positivas, sarcásticas ou indignadas.

Depois de ter visitado a fábrica do produtor de armas FN Manufacturing em Columbia, no Estado da Carolina do Sul, Jeb Bush, ex-governador do Estado da Florida, publicou a foto da pistola, identificada como um modelo FNX 45 na rede social Twitter. Especialistas dizem que esta é uma nova tentativa de atrair os votos dos defensores do porte de armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, resumir os EUA a uma pistola suscitou, como previsto, muitas reações. O número de pessoas que disseram “gosto” da mensagem excedeu os sete mil e o das vezes em que foi reencaminhada superou os nove mil, um recorde de uma conta onde os reencaminhamentos das mensagens publicadas raramente ultrapassam a centena.

Mas também houve reações negativas como a de Edward Snowden, o ex-informático da Agência Nacional de Segurança: “Apaguem a vossa conta”, sugeriu.

Mas os internautas alteraram o sentido da mensagem, modificando a inscrição ou publicando só o título “América” acompanhado de fotografias ou vídeos como paródia à publicação de Bush. E nem o irmão George W. escapou:

https://twitter.com/crushingbort/status/699730331470057472

O tema das armas também fez reagir os partidários de um reforço das leis sobre as vendas das armas de fogo. Vários publicaram a mensagem “América” com a foto das 26 vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook em 2012.