O Governo lançou esta terça-feira a estratégia nacional para o empreendedorismo, o Startup Portugal, e há 10 milhões de euros reservados à aceleração e incubação de projetos, afirmou o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, ao Observador. Nos próximos quatro anos, o Estado vai distribuir vales a empresas com base no “mérito” e ajudá-las a desenvolver a ideia num programa de aceleração ou numa das incubadoras que façam parte da rede nacional.

“Atribuímos o vale e a empresa escolhe o acelerador que mais lhe convém”, explicou João Vasconcelos.

Com este vale, cujo valor dependerá da natureza do projeto, os empreendedores vão poder suportar os custos dos programas de aceleração e dos serviços prestados pela incubadora onde se vão inserir. A escolha do espaço também fica reservada aos fundadores da startup.

Com esta medida, o Governo quer ajudar a desenvolver projetos nacionais mas, também, estrangeiros. “Também vamos utilizar esta verba para atrair empresas estrangeiras, ajudá-las a estabelecerem-se em Portugal”, referiu João Vasconcelos. O objetivo é o de que o processo de candidaturas fique online nos próximos dois ou três meses.

A fatia de 10 milhões de euros advém de fundos comunitários, como o Portugal 2020 e de “comparticipação nacional”. Os critérios de seleção dos projetos ainda não foram definidos, mas o secretário de Estado ressalva que serão selecionados tendo em conta o “mérito”, ou seja, o estado da empresa, características, ambição ou metas que queiram atingir.

O programa que oficializa a estratégia nacional para o empreendedorismo – e que integra 15 medidas – foi apresentado esta terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, na cerimónia de inauguração do novo escritório da Uniplaces – a startup que, em 2015, angariou 22 milhões de euros em investimento de capital de risco (a maior ronda Série A de uma empresa portuguesa) e que foi um dos primeiros projetos a serem incubados na Startup Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR