Dois dias depois de Leonardo DiCaprio ter vencido o Óscar de Melhor Ator peplo papel em ‘Revenant, o Renascido’, a página de Facebook Histoy in Pictures publicou uma fotografia do ator em criança, com os seus pais. A fotografia chamou a atenção das redes sociais devido aos pelos debaixo dos sovacos da mãe (quando jovem) de DiCaprio.

https://twitter.com/SadHappyAmazing/status/704838023062491136

Na fotografia de 1976, podemos ver George e Irmelin DiCaprio (pai e mãe) a erguerem o jovem ator com dois anos. No sovaco de Irmelin é possível ver uma mecha de pelos.

A fotografia foi partilhada 13.500 vezes, teve 100.000 gostos e mais de 7.000 comentários. Nos comentários, muitos foram os que expressaram a sua repugnância relativamente ao que consideram uma “inadmissível quantidade de pelos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Podem-se ler comentários como “Isto é nojento” ou “Porque é que ela tinha de levantar os braços?”

A contra-argumentação não demorou a surgir, com utilizadores a apontarem o dedo à “ignorância” e ao “preconceito”, afirmando que ter pelos nos sovacos era comum na década de 70. Houve até utilizadoras do Facebook que optaram por colocar fotografias suas a mostrar os sovacos com pelos, em forma de protesto.

Em 2015 a ativista chinesa Xiao Meili lançou a “Competição dos Pelos no Sovaco”, incentivando mulheres a colocarem fotografias dos seus pelos corporais para desafiar os preconceitos de estereótipos de beleza.