É uma das últimas tendências da internet. Chama-se Face Swap — ou “trocar o rosto”, em português — e é uma técnica que permite que duas ou mais pessoas troquem as caras umas com as outras nas fotos que tirem. O resultado é quase sempre hilariante, mas muito, muito bizarro. E já sabe o que acontece quando a internet fica doida com uma coisa, não é? Nascem apps atrás de apps.

Por cá, decidimos instalar e experimentar um destes aplicativos. Trocámos os rostos de Jorge Jesus com Rui Vitória, de Aníbal Cavaco Silva com Marcelo Rebelo de Sousa, e de Pedro Passos Coelho com António Costa. Ora veja:

3 fotos

Testámos com figuras públicas, mas pode experimentar você mesmo. Aqui ficam algumas aplicações para iOS e Android que permitem fazer “Face Swap” com os seus amigos ou familiares:

1. FaceSwap – Photo Face Swap

Foi a que experimentámos e é uma das mais usadas em dispositivos Android. Basta escolher (ou tirar) duas fotografias, definir os limites do rosto, indicar onde ficam os olhos, boca e queixo e carregar em swap. O resultado é imediatamente apresentado.

Esta aplicação é gratuita e está disponível para Android.

2. Face Swap Live

Além das fotografias, esta aplicação permite fazer Face Swap em vídeos e até em tempo real. Permite ainda trocar de rosto com uma celebridade à escolha. No entanto, só está disponível em telemóveis iPhone.

Esta aplicação está disponível para iPhone e custa um euro.

3. Face Swap Booth

Também só está disponível para dispositivos iOS. Mas a diferença é esta aplicação dá enfoque às celebridades. Ou seja, permite-lhe trocar facilmente de rosto com figuras públicas como Barack Obama, Mr. Bean, Taylor Swift, e por aí em diante.

Esta aplicação é gratuita e está disponível para iPhone.

4. Snapchat

O Snapchat é já uma das redes sociais preferidas dos jovens e, por norma, costuma acompanhar sempre estas tendências. Assim, existe um filtro que lhe permite trocar de rosto com alguém que esteja ao seu lado: entre no modo selfie, pressione o seu rosto e, quando este for reconhecido pelo programa, deslize até chegar a um filtro chamado “caras trocadas”. Posicione os dois rostos nos locais indicados, et voilá.

Esta aplicação é gratuita e está disponível para Android e iPhone.