O primeiro episódio da série Versailles, que deixou chocados os espetadores britânicos de domingo à noite, estreou esta quarta-feira na RTP1. O programa, produzido em França pelo Canal+, acompanha o reinado de Luís XIV, uma das figuras mais emblemáticas da monarquia francesa, e a vida de outras figuras da corte.

No início de março, a BBC viu-se obrigada a mudar o horário de transmissão da série — que deveria passar em horário nobre nos serões de domingos à noite — depois de vários políticos conservadores e ativistas dos direitos familiares se terem mostrado chocados com a nudez e as cenas explícitas de sexo da nova adaptação da vida do monarca francês, que governou de 1638 a 1715.

“Existem canais onde, quem quer ver este tipo de material, pode pagar por isso”, disse na altura ao Daily Mail o deputado britânico Andrew Bridgen. “Os espetadores da BBC não têm escolha. Eles têm de pagar por isso quer queiram quer não”, referiu, acrescentando que Versailles é “um filme porno com collants e gravatas”.

Apesar das críticas, Sue Deeks, responsável pela compra de programas pela BBC, garantiu que a série, composta por dez episódios, é um “delicioso regalo” para os espetadores. “O cenário histórico é magnífico, o guarda-roupa é deslumbrante e a série conta uma história fascinante, com inteligência, perspicácia e sentido gaulês”, acrescentou.

Por cá, Versailles chegou à RTP1 na noite de quarta-feira. Todas as semanas, às 23h, será transmitido um novo episódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR