A BBC viu-se obrigada a mudar o horário da série Versailles depois de vários membros do parlamento britânico e outras figuras públicas se terem mostrado chocados com as cenas explícitas de sexo da nova adaptação da vida de Luís XIV, uma das figuras mais importantes da monarquia francesa. 

A ideia era que o drama de época, que custou 27 milhões de euros a produzir, substituísse a aclamada série Downton Abbey nos serões de domingo à noite, mas tal acabou por não acontecer. Depois de vários políticos conservadores e ativistas dos direitos familiares se terem mostrado chocados com a nudez e cenas de sexo explícito, a BBC viu-se obrigada a mudar o horário da série produzida em França pelo Canal+, e que estreará no Reino Unido da BBC2. Houve até quem chamasse a Versailles “um filme porno com collants e gravatas”, refere o Daily Mail.

“Existem canais onde, quem quer ver este tipo de material, pode pagar por isso”, disse o deputado Andrew Bridgen ao jornal britânico. “Os espectadores da BBC não têm escolha. Eles têm de pagar por isso quer queiram quer não.”

Além do sexo explícito, a série inclui alegadamente cenas de “violência gratuita”, nomeadamente de tortura. Para Norman Wells, diretor do Family Education Trust, um fundo fiduciário dedicado à Educação que investiga as causas da desagregação familiar, “o serviço público de televisão é suposto beneficiar o público”. 

“É muito difícil ver quem é que está a ser beneficiado com a transmissão de cenas altamente gráficas e explícitas na televisão”, frisou ao Daily Mail.

Apesar das críticas, Sue Deeks, responsável pela compra de programas pela BBC, garante que Versailles será um “delicioso regalo” para os espectadores. “O cenário histórico é magnífico, o guarda-roupa é deslumbrante e a série conta uma história fascinante, com inteligência, perspicácia e sentido gaulês”, acrescentou. Ainda não foi divulgada a data de estreia da série na BBC2, mas uma coisa é certa — não será transmitida em horário nobre. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR