As mortes registadas em acidentes rodoviários entre 2010 e 2015 diminuíram em Portugal 33%, enquanto a média da União Europeia se situou numa descida de 17%, segundo as estatísticas preliminares divulgadas esta quinta-feira.

Segundo o relatório da Comissão Europeia, Portugal foi o terceiro país onde os números mais baixaram nestes cinco anos, atrás da Grécia (-36%) e da Dinamarca (-35%).

Na comparação entre 2014 e 2015, a média europeia de mortes na estrada aumentou 1%, estando Portugal (-2%) entre os 10 países onde as estatísticas diminuíram.

Na conferência de imprensa de apresentação dos dados, em Bruxelas, a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, comentou o acidente, em França, no qual morreram 12 emigrantes portugueses: “Foi um acontecimento muito trágico e só posso esperar que não se repita”, sublinhando caber agora às autoridades locais analisar as causas. “Os serviços de transportes em autocarros, em geral, são seguros”, considerou Bulc.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Doze portugueses, com idades entre os 7 e os 63 anos, morreram na sequência do choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, na quinta-feira passada, na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins (centro).

O grupo tinha partido da Suíça e tinha como destino Portugal. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião. O único sobrevivente dos 13 ocupantes da carrinha é o condutor, um jovem de 19 anos, também português, que foi hospitalizado em estado de choque e entretanto detido, na terça-feira.

Também o proprietário da carrinha, tio do condutor, foi detido.