A marcha contra o terror e o ódio, organizada para este domingo em Bruxelas, deverá juntar cerca de 15 mil pessoas nas ruas da capital belga, refere a Lusa, citando a organização. Pelas 13h30 de Lisboa (14h30 de Bruxelas) já estavam reunidas 1.000 pessoas na Estação do Norte, para onde estava marcado o ponto de encontro.

Os manifestantes irão percorrer cerca de dois quilómetros e passar pela Praça da Bolsa, onde existe um memorial de homenagem às vítimas dos atentados de março que vitimaram 32 pessoas. O desfile terminará na Praça Fontainas, onde deverão discursar familiares das vítimas, socorristas e funcionários do aeroporto. O desfile irá contar também com a presença de sobreviventes dos atentados de 22 de março e representantes de várias comunidades religiosas, que encabeçaram a marcha.

A manifestação, inicialmente marcada para o final do mês de março, foi cancelada a pedido das autoridades por motivos de segurança — “tendo em conta que o nível três [de uma escala de quatro] de ameaça continua em vigor, as investigações em curso e a mobilização da polícia e a sua capacidade de terreno”, explicou na altura o presidente da câmara de Bruxelas, Yvan Mayeur.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR