O julgamento de sete suspeitos de ligações à célula terrorista que organizou atentados em Paris e Bruxelas começou esta segunda-feira na capital belga.

Os suspeitos foram detidos em janeiro de 2015, na sequência de uma operação policial, em Verviers, a 120 quilómetro a Leste de Bruxelas.

Outras nove pessoas continuam a ser procuradas pelas autoridades e serão julgadas à revelia.

A polícia acredita que Abdelhamid Abaaud, suspeito de ter planeado os ataques de 13 novembro de 2015, que mataram 130 pessoas em Paris, e que foi abatido num tiroteio dois dias depois, controlava a célula de Verviers a partir da Grécia.

A célula que organizou os atentados de Paris será a mesma que preparou os de Bruxelas, a 22 de março, e que mataram 32 pessoas em explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeck – todos reivindicados pelo Daesh (acrónimo para o auto-proclamado Estado Islâmico.

O principal acusado no julgamento que hoje se inicia – e se prevê que dure três semanas – é Maruane El Bali, que terá disparado sobre a polícia, numa troca de tiros em que dois suspeitos jihadistas morreram.

Os mortos foram identificados como Sofiane Amghar e Khalid Ben Larbi, que se juntaram ao Daesh, na Síria, em abril de 2014.

A rusga em Verviers teve lugar duas semanas após um outro atentado, em Paris, contra o semanário satírico Charlie Hebdo e um supermercado de produtos judaicos e que causaram 17 mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR