A Coreia do Norte voltou esta terça-feira a tentar lançar, aparentemente sem êxito, um novo míssil balístico de médio alcance, em violação das resoluções da ONU, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Os lançamentos com a utilização de tecnologia de mísseis balísticos constituem uma infração das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As tensões aumentaram na península coreana desde o quarto teste nuclear da Coreia do Norte efetuado em janeiro, seguido do lançamento de um ‘rocket’ de longo alcance no mês seguinte.

O Ministério da Defesa em Seul disse que o teste de míssil ocorreu esta terça às 5h20 (21h20 de segunda-feira em Lisboa), ao largo da região de Wonsan, na costa leste.

“A tentativa de lançamento de míssil (da Coreia do Norte)… parece ter falhado”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

O ministério não precisou o tipo de míssil, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap citou fontes militares, afirmando que se estimava ser míssil de médio alcance Musudan.

Em abril, a Coreia do Norte falhou três tentativas de lançamento de um Musudan, que tem um alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilómetros (entre 1.550 e 2.500 milhas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR