A NASA publicou novas imagens da superfície de Plutão, capturadas pela New Horizons, quando passou pelo último planeta do Sistema Solar, a 14 de julho de 2015.

As fotografias demoraram cerca de um ano até serem divulgadas pela NASA (foram publicadas a 27 de maio). Esta demora causou a indignação de algumas pessoas, como da jornalista Greta Van Susteren, da Fox News.

Já o site Vox explica que as fotografias da New Horizons demoraram tanto tempo a chegar devido à distância de Plutão relativamente à Terra – cerca de 5 mil milhões de quilómetros.

Cada sinal enviado pela nave demora cerca de quatro horas e meia a chegar à Terra e como o sinal é muito fraco, as imagens são processadas muito lentamente. A New Horizons esteve também durante algum tempo a transmitir informação sobre temperatura, atmosfera e a estudar as suas cinco luas.

A NASA informou que demorará 16 meses a receber todas as informações relativas a Plutão captadas pela New Horizons. Enquanto espera, pode sempre ver as mais recentes imagens de Plutão disponibilizadas pela NASA, na nossa fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR