A SIC e a TVI criticam o alargamento da oferta de TDT, aprovado na última quinta-feira pelo Conselho de Ministros, que prevê a criação de dois canais da RTP e outros dois canais reservados para operadores privados. Num comunicado de imprensa conjunto enviado esta terça-feira, os dois canais privados acreditam que a “inclusão de mais dois canais da RTP na TDT, ambos com minutos de publicidade comercial, como se prevê no projeto de lei, será um fator motivador da degradação das condições de mercado e desestabilizador da sustentabilidade financeira dos grupos de media privados”. Contra a proposta, dizem reservar-se o direito de “acionar os meios legais ao seu dispor para satisfazer as suas legítimas expectativas”.

Segundo os dois operadores privados, a introdução de novos canais vai afetar as receitas da televisão pública, pois “a solução defendida para a TDT implicará certamente uma renegociação dos contratos da RTP com os operadores de distribuição e, consequentemente, uma perda de receitas através dessa via, além dos elevados custos com a distribuição na TDT de dois novos serviços de programas públicos”.

Conforme se lê ainda no comunicado, os canais defendem que se realize um estudo económico-financeiro detalhado prévio sobre os custos “associados a cada uma das opções técnicas de desenvolvimento da plataforma TDT” com “toda a informação detalhada da população efetivamente coberta por TDT”.

Fazem, por fim, duas sugestões visando uma diferente estratégia para o desenvolvimento da TDT:

  • Realização de uma “análise da possibilidade de apoio financeiro às populações pelos custos incorridos na adaptação dos equipamentos às também sucessivas alterações da rede TDT”;
  • Desenvolvimento de canais em HD (high definition, “alta definição”, em português), de modo a atender uma procura crescente do mercado, segundo um estudo citado no comunicado. “.A SIC e a TVI desejariam mais uma vez inovar, pretendendo emitir toda a sua programação em HD no mais curto espaço de tempo possível; as decisões que se anunciam em matéria de TDT comprometerão essa intenção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR