912kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Atentados em Istambul. Terroristas eram da Rússia, Uzbequistão e Quirguistão (e já se conhecem os seus rostos)

Este artigo tem mais de 5 anos

Na manhã desta quinta-feira, a polícia turca fez raides em 16 locais diferentes, nas cidades de Istambul e Izmir. Foram detidos 22 suspeitos ligados ao Estado Islâmico.

5 fotos

Um da Rússia, um do Uzbequistão e outro do Quirguistão. Já são conhecidas as nacionalidades dos três terroristas que mataram 43 pessoas e feriram perto de 250 no atentado no aeroporto de Istambul, esta terça-feira. Imagens de videovigilância que identificam os rostos dos terroristas já estão a circular na internet.

O Daily Sabah, jornal turco em língua inglesa, partilha uma imagem em que os três terroristas aparecem juntos:

Raides policiais em Istambul e Izmir: 22 detidos

Na manhã desta quinta-feira, a polícia turca fez uma série de raides em Istambul e na cidade costeira de Izmir. Na operação, foram detidas 22 pessoas (13 em Istambul e nove em Izmir), suspeitas de estarem relacionadas com o Estado Islâmico. Segundo informações da Associated Press, que o The Washington Post cita, a polícia encontrou três espingardas de caça e documentos relacionados com o Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Imagens da DHA, agência turca, mostram as detenções desta manhã]

Os detidos são suspeitos de financiar, recrutar e fornecer apoio logístico ao Estado Islâmico. Foram levados para a sede da polícia de Istambul.

A Reuters avança que as buscas aconteceram em 16 locais em simultâneo. Os raides em Istambul aconteceram em residências nos bairros de Pendik e Sultanbeyli (lado asiático) e no bairro de Başakşehir (lado europeu), explica o Daily Sabah.

As detenções acontecem dois dias depois de três terroristas, suspeitos de estarem ligados ao Estado Islâmico, terem levado a cabo o ataque ao aeroporto de Ataturk, o mais movimentado de Istambul, matando 43 pessoas e ferindo perto de 250.

Imagens de armas usadas pelos terroristas foram partilhadas pela rede de informação turca 140journos:

Depois do atentado, Putin e Erdogan concordaram em encontrar-se pessoalmente, pela primeira vez desde o abate de um avião russo pela Turquia, num telefonema em que Putin apresentou condolências ao povo turco. A revelação das nacionalidades dos terroristas, em que inclui um russo, poderá estar agora em cima da mesa neste encontro.

Dois suspeitos de terrorismo mortos junto à fronteira com a Síria

O jornal turco em língua inglesa Daily Sabah, está a avançar também que dois suspeitos de estarem ligados ao Estado Islâmico foram mortos pelas autoridades, na fronteira com a Síria.

Os dois suspeitos estariam a tentar atravessar ilegalmente a fronteira. Um deles foi identificado como sendo Muhammad Arab, um homem que era procurado na Turquia como potencial bombista suicida, que estaria a planear atentados em Ankara, capital do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.