Fiat

Riva tem novo “tender”: o 500 em edição especial

Quando dois ícones se juntam é impossível meter água. Ou não. A Riva e a Fiat aliaram-se para criar um 500 muito especial, apresentado como o “mais pequeno iate do mundo”. Em tamanho e preço.

Aviso à navegação: já pode ser encomendado o novo 500 Riva, que chega a Portugal em Setembro. Os preços ainda não foram oficialmente divulgados para o mercado nacional, mas tendo como referência o mercado italiano, os valores não devem andar longe de um acréscimo de cerca de 2.800€ face à versão convencional do citadino da Fiat (preços e características podem ser consultados aqui).

A marca italiana continua a surfar a popularidade do seu icónico 500, cujas vendas no mercado nacional vão vento em popa, e fá-lo agora num mar nunca antes navegado pela casa transalpina: associando-se às luxuosas lanchas Riva para a criação de um 500 especial, apresentado como “o mais pequeno iate do mundo”. Para navegar em terra firme, está claro.

Se é mais marinheiro de água doce, impõe-se uma contextualização. A Riva, marca fundada em 1842 por Pietro Riva e detida pelo Grupo Ferretti desde 2000, simboliza a mítica “Dolce Vita” dos anos de 1950/60. Celebridade que quisesse ir a banhos com “glamour”, fazia-o numa lancha da marca italiana.

Brigitte Bardot em Saint-Tropez, a bordo de um Riva, em 1963

Brigitte Bardot em Saint-Tropez, a bordo de um Riva, em 1963

Hoje, como ontem, a Riva continua a fazer parte do imaginário dos amantes do mar que valorizam os mais ínfimos detalhes e a nobreza da madeira. A prova disso é que a marina do Mónaco, que é “só” o ponto de paragem mais elitista do planeta, tem uma área exclusivamente reservada às embarcações Riva. Por lá, o que se vê é um regalo para a vista. Avalie por si:

Aproveitando os laços estabelecidos entre a Riva e a Scuderia Ferrari – a primeira patrocina a equipa de Fórmula 1 da segunda nesta edição do Mundial –, o Grupo Fiat Chrysler Automobiles renovou a parceria, com um outro enfoque. Se a associação à Fórmula 1 se alicerça na velocidade (das lanchas e dos carros), esta ligação ao 500 é mais um exercício de afirmação de estilo.

Seja como coupé ou cabrio, o novo 500 Riva impõe-se pela sua aparência exclusiva e pelos detalhes refinados. No exterior, marcam presença a cor azul exclusiva desta série especial (uma das preferidas dos compradores do Aquariva Super, o barco que sucedeu ao lendário Aquarama de meados do século passado), sendo também de cor azul a capota de lona específica da versão descapotável – contando a variante fechada com um tejadilho panorâmico em preto.

Ao mesmo tempo, as jantes de 16” e 20 raios são exclusivas desta versão, ao passo que as caixas dos retrovisores exteriores cromadas, assim como as pegas das portas e as aplicações metálicas no capot, são mais uma evocação das lanchas Riva. Evocação que prossegue com a dupla linha azul pintada ao nível da linha de cintura, a fazer lembrar as formas de um iate, e com o logótipo da Riva presente junto aos “piscas” laterais, no tablier e nos bancos.

Ainda mais deslumbrante é o interior. Tablier, punho da caixa e soleiras das portas são construídos em peças únicas de mogno maciço com inserções em madeira de ácer, no caso do tablier aplicada sobre uma fina estrutura em fibra de carbono. Os bancos são revestidos a pele Poltrona Frau de cor marfim, com costuras num diferente tom de marfim e rebordos azuis, a mesma combinação cromática utilizada nos cintos de segurança.

160627_Fiat_500_Riva_14

Opcionalmente, está disponível o sistema de som BeatsAudio desenvolvido em conjunto com a Beats by Dr Dre, com 440 Watt de potência e composto por um amplificador digital de oito canais, dois “tweeters” montados nos pilares dianteiros; duas unidades de médios de 145 mm instaladas nas portas; duas unidades de graves de 165 mm montadas nos painéis laterais traseiros; e um “subwoofer” de 200 mm montado no local habitualmente ocupado pela roda sobressalente.

O novo Fiat 500 Riva estará disponível com os motores 1.2 de 69 cv, 0.9 TwinAir de 85 cv e 105 cv e 1.3 Multijet de 95 cv. Consoante as versões, a caixa pode ser manual de cinco ou seis velocidades, ou robotizada Dualogic. As primeiras 500 unidades destinadas à Europa serão numeradas e distinguidas através de uma placa identificativa colocada junto à alavanca de comando da caixa, passível de ser personalizada pelo comprador.

Basta navegar um pouco na Internet para nos deparamos com resultados impressionantes: um Riva de 115 pés de 2009, mesmo “usado”, vale qualquer coisa como 7 milhões de euros. Se considerarmos que para ter uma lancha da marca italiana implica, no mínimo, desembolsar cerca de 300.000€, acaba por ser refrescante a hipótese de marear na estrada com o mesmo estilo e por muito menos do que um décimo desse valor. Sai mesmo 17 vezes mais em conta. “Ti piace questa idea?”

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt
Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)