Um homem natural da Eritreia tentou entrar na Suíça, a partir da Itália, dentro de uma mala de viagem, mas foi detido por guardas fronteiriços suíços enquanto tentava abrir o fecho a partir do interior. O caso aconteceu esta segunda-feira.

O vídeo foi publicado online e mostra uma mala, no chão de uma estação de comboios, e um homem a tentar abri-la gradualmente. Primeiro vê-se uma mão, depois um braço, e depois a cabeça, antes de dois guardas aparecerem para abrir o resto da mala e retirarem o homem do seu interior.

https://www.youtube.com/watch?v=RHwg8-M9FV0

O homem, de 21 anos, foi detido e enviado novamente para a Itália porque não pediu asilo à Suíça. Ao The Guardian um oficial da guarda fronteiriça suíça explicou: “Já tivemos pessoas a tentar entrar no interior da bagageira de carros, mas é a primeira vez que encontramos, em Ticino, alguém dentro de uma mala”.

A Suíça tem registado um aumento do número de migrantes que tentam entrar no país. Dados avançados pelo jornal britânico revelam que só desde 30 de maio já foram detidas 3.400 pessoas — sobretudo provenientes da Eritreia, Somália e Nigéria.

A Itália e a Grécia são os dois principais pontos de entrada de migrantes na Europa. A rota que entra pela Itália é sobretudo utilizada por migrantes africanos. Já a Grécia serve de porta de entrada, principalmente, a migrantes vindos da Síria, Iraque e Afeganistão.