Se alguém esperava algum azedume ligado à final do campeonato europeu, enganou-se. O ministro das Finanças de França abriu o dia mostrando o seu apoio a Portugal, uma ajuda preciosa para o duelo que Mário Centeno vai ter esta segunda e terça-feira em Bruxelas, com os seus homólogos da União Europeia, tudo numa declaração simples e direta: Portugal fez esforços monstruosos e não merece ser sancionado. Ponto.

Sabendo-se a oposição que Portugal deve enfrentar da ala alemã no Eurogrupo de hoje, e no Ecofin de terça-feira, Mário Centeno ganhou um poderoso aliado. Michel Sapin, o seu homólogo francês, convocou uma pequena conferência de imprensa antes de partir para Bruxelas e, perante os jornalistas franceses, marcou a sua posição, depois de o primeiro-ministro italiano também já o ter feito.

“Portugal fez esforços monstruosos ao longo dos últimos anos”, teve um plano de ajustamento “extremamente violento” e só derrapou no défice no ano passado porque “o Estado foi obrigado a resgatar um banco”, em alusão ao Banif, que fez o défice crescer de pouco mais de 3% para 4,4% do PIB, o valor que é tido em conta para apurar se Portugal está em défice excessivo ou não.

Por isso, diz Michel Sapin, a Comissão até pode estar no seu direito, e até mesmo “no seu dever”, ao sublinhar que Portugal não respeitou os seus compromissos, mas “Portugal não merece que lhe seja aplicado um castigo” tendo em conta esta situação, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Eurogrupo reúne-se ao inicio da tarde em Bruxelas, e na terça-feira reúnem-se os ministros das Finanças da União Europeia, que devem aprovar a recomendação da Comissão Europeia de concluir que Portugal e Espanha não fizeram o suficiente para reduzir os seus défices e cumprir assim com as recomendações do Conselho.

Ao aprovar esta declaração – só os países da zona euro podem votar -, inicia-se automaticamente o processo que obriga a que a Comissão Europeia apresente uma proposta de sanções a Portugal. Essa proposta, sendo obrigatória, pode não vir a conter sanções efetivas, pelo menos as mais penalizadoras, como a aplicação de uma multa que pode ir até aos 0,2% do PIB do ano passado, ou o congelamento dos fundos comunitários.

Tudo depende da proposta que a Comissão irá fazer até ao final do mês, mas nesta altura os comissários estão inclinados para a aplicação de uma ‘sanção zero’, uma espécie de palmada na mão, sem penalização efetiva.