434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sanções

Noticiário

20h. Canadá anuncia mais apoio à Ucrânia 

Neste jornal, durante a visita surpresa do primeiro-ministro canadiano à capital ucraniana, Justin Trudeau anuncia mais apoio militar e financeiro à Ucrânia e novas sanções económicas à Rússia.
Guerra na Ucrânia

O efeito das sanções à Rússia

O novo pacote, sobretudo o embargo às importações de combustíveis, será especialmente penalizador. As importações da UE de combustíveis vindos da Rússia representavam em 2021 cerca de 12% do PIB Russo
Explicador

Petróleo. "Não deve haver pico de preços"

Nuno Ribeiro da Silva, vice-presidente da AIP, admite subida, mas não um pico de preços. O especialista em assuntos europeus Paulo Sande diz que o "6.º pacote está a criar maior fricção entre os 27".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal, ainda importamos gás da Rússia?

Chegou mais um barco ao porto de Sines, o segundo em dois meses que mostra como é difícil passar das palavras aos atos. Ou se encontra outro fornecedor ou as sanções não vão funcionar.
Rússia

Kremlin diz que sanções são "faca de dois gumes"

Dmitry Peskov considera que países ocidentais são obrigados a "pagar um preço elevado" por tentativas de "prejudicar" a Rússia através das restrições impostas.
Noticiário

10h. Preços do petróleo sobem mais de 2%

Depois de Ursula von der Leyen ter anunciado sexto pacote de sanções contra Moscovo, a tendência de subida dos preços do petróleo acelerou. E ainda o que propõe Bruxelas no novo pacote de sanções.
Noticiário

8h. Novas sanções. UE quer banir petróleo russo

Presidente da Comissão Europeia apresenta sexto pacote de sanções, mas admite que embargo não vai ser fácil. Ainda, já estarão abertos quatro corredores humanitários para retirar civis de Mariupol.
Noticiário

21h. Sanções Rússia. Hungria e Eslováquia de fora

Os dois países dizem que estão demasiado dependentes do petróleo russo e que não têm alternativas. Ainda neste jornal, António Guterres pede mais pausas humanitárias depois de Mariupol.
Comissão Europeia

Eslováquia e Hungria boicotam sanções à Rússia

As sanções contra a energia russa que a União Europeia (UE) está a preparar não receberá o apoio de Eslováquia e Hungria que afirmam não ter alternativas por serem dependentes da mesma.
Noticiário

1h. CE admite sanções ao petróleo russo em breve

A Comissão Europeia está a ponderar incluir sanções às importações de petróleo no próximo pacote de medidas contra a Rússia. Ainda neste jornal, o pedido da Ordem dos Nutricionistas ao Governo
Comissão Europeia

Comissão Europeia admite sancionar petróleo russo

O vice-presidente e comissário do comércio dos 27, Valdis Dombrovskis, disse que Comissão Europeia cogita incluir sanções às importações de petróleo no próximo pacote de medidas contra a Rússia.
Noticiário

12h. Boris Johnson proibido de entrar na Rússia

Primeiro-ministro do Reino Unido com rápida resposta por parte do Kremlin às sanções britânicas. Ministro russo dos negócios estrangeiros baniu a entrada de 13 governantes britânicos.
Rússia

Russos não podem escrever em Times New Roman 

A empresa de algumas das fontes de texto mais utilizadas em todo o mundo proibiu a utilização na Rússia das suas opções mais populares. Agências publicitárias e outras terão de encontrar alternativas.
Noticiário

23h. OMC fala em quebra de 0,7% no PIB global

São as consequências económicas da Guerra na Ucrânia. Contas que têm em consideração também as sanções. Economia russa deve encolher 5%, mas PIB mais afetado é o da Ucrânia, que pode contrair em 25%.
Noticiário

21h. Macron e Le Pen na segunda volta das eleições

As primeiras projeções dão vitória para o atual presidente na primeira volta, com 28,1% dos votos. Ainda neste jornal, Jerónimo de Sousa critica as sanções aplicadas à Rússia.
Noticiário

5h. EUA miram sobre fertilizantes russos

Casa Branca exige ainda licenças especiais para russos e bielorrussos que procurarem acordo com americanos. E a presidente da Comissão Europeia defende que a Ucrânia faz parte da família europeia.
Noticiário

3h. Governo aprova medidas para conter aumentos

Medidas incluem apoios às famílias e empresas e incentivos à produção de energia renovável. E os EUA vão colocar sanções aos fertilizantes da Rússia.
Guerra na Ucrânia

Iate de Abramovich muda de mãos no dia da invasão

Empresa Norma Investments, proprietária indireta do iate e controlada por Abramovich, passou para as mãos do seu associado David Davidovich no dia 24 de fevereiro.
Noticiário

21h. Marcelo valida a entrada da Ucrânia na UE

Um gesto simbólico que, para o Presidente da República, representa a decisão certa. Ainda neste jornal, as sanções por parte da União Europeia às filhas de Vladimir Putin, entre os mais de 200 russos.
Noticiário

21h. União Europeia aprova embargo ao carvão russo

Resolução aprovada com mais de 500 votos a favor, entre eles, os dos eurodeputados do Bloco de Esquerda, mas 2 eleitos do PCP votaram contra. Bruxelas está a preparar novo pacote de sanções à Rússia.
Gabinete de Guerra

"Classe média russa é a mais visada pelas sanções"

Luís Tomé, especialista em Relações Internacionais, explica o impacto das sanções económicas na Rússia, mas também na Europa: "Pode não haver resiliência para assumir custo das sanções à Rússia".
Resposta Pronta

"Não podemos financiar esforço de guerra russo"

Parlamento Europeu pede embargo ao petróleo, carvão e gás russos. Paulo Rangel lembra que a UE paga "800 mil milhões de euros à Rússia por dia". Sugere veto do voto da Hungria para passar sanções.
Noticiário

15h. Ucrânia pede "armas nos próximos dias" à NATO

Depois de o Parlamento Europeu pedir um embargo total à energia proveniente da Rússia, a NATO vai enviar mais armas para a Ucrânia, ministro pede que a ajuda chegue "antes de ser tarde demais".
Guerra na Ucrânia

UE defende envio de armas para Kiev e mais sanções

O alto representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança afirma que Ucrânia precisa de "menos aplausos e de mais armas" e defende sanções contra a Rússia que devem afetar o petróleo.
Noticiário

7h. Parlamento discute hoje programa do Governo

A Assembleia da República começa hoje a discutir o programa do novo governo de António Costa. O documento é praticamente igual ao programa eleitoral com que o PS se apresentou a eleições em janeiro.
Noticiário

9h. UE. Sanções vão abranger gás russo em breve

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acredita que estados-membro da UE vão ter que endurecer sanções contra Rússia. Ainda, mais de 300 civis terão morrido durante a ocupação russa de Butcha
Noticiário

8h. Ucrânia. Mais de 300 mortos em Bucha

Presidente da Câmara da cidade revela que cerca de 320 civis foram mortos pelos russos e confessa ter assistido a execuções nas ruas. Ainda, EUA e a UE devem anunciar nova ronda de sanções à Rússia.
Noticiário

2h. Ocidente: Há mais sanções a caminho da Rússia

Um pacote de medidas que está a ser coordenado entre os EUA, União Europeia e países do G7, com o objetivo de aumentar o “isolamento” da Rússia, a nível económico, financeiro e tecnológico.
Noticiário

23h. Rússia. EUA anunciam amanhã novas sanções

Prometem ser as mais abrangentes. Entre as medidas, está a proibição de todos os novos investimentos na Rússia, sanções mais eficazes às instituições financeiras e empresas estatais.
Guerra na Ucrânia

Macron quer novas sanções contra a Rússia

O Presidente francês defende a imposição de novas medidas, nomeadamente sobre o carvão e o petróleo, em consequência dos "crimes de guerra" cometidos em Bucha, que define como "cenas insuportáveis".
Guerra na Ucrânia

Reino Unido. Russos sancionados tinham vistos gold

A deputada Layla Moran quer agora saber "quantos mais que receberam vistos 'gold' devem a riqueza ao regime de Putin e porque é que o governo não os sancionou também".
Estados Unidos da América

EUA pedem mais sanções à Coreia do Norte

Os Estados Unidos alertaram para a necessidade de fortalecer as sanções ao regime norte-coreano, face ao lançamento de um míssil balístico intercontinental.
Guerra na Ucrânia

Suíça não proíbe meios de comunicação russos

A Suíça anunciou o reforço das sanções contra a Rússia, com mais restrições a exportações e interdição de financiamentos, mas não proíbe meios de comunicação ligados ao Governo russo.
Guerra na Ucrânia

Magnata russo diz viver com dificuldades

Mikhail Fridman, milionário russo dono dos supermercados DIA e Minipreço, tem de pedir autorização ao governo britânico para gastar dinheiro e diz que não sabe como vai viver.
Desporto

Rússia excluída da EuroLiga de basquetebol

As sanções à Rússia abrangem praticamente todos os setores e o desporto não é exceção. A organização da EuroLiga excluiu todas as equipas russas da competição e os resultados foram invalidados.
Guerra na Ucrânia

Iate de oligarca russo apreendido em Gibraltar

Pumpyansky é dono e diretor da administração da empresa metalúrgica OAO TMK, fornecedora da empresa energética estatal russa Gazprom.
Economia

FMI: incumprimento russo não afeta resto do mundo

Incumprimento da Rússia "não representa um risco sistémico para a economia mundial", segundo Gita Gopinath, "número dois" do FMI.
Noticiário

17h. Zelensky questiona falta de sanções de Israel

O líder ucraniano pede também que Israel ajude Kiev com equipamento militar e com apoio no terreno. Ainda neste jornal, o presidente do Conselho Europeu afasta a ideia de uma terceira guerra mundial.
Noticiário

19h. China critica sanções impostas à Rússia

Posição assumida por um vice-ministro dos Negócios Estrangeiros num fórum sobre segurança em Pequim. Ainda neste jornal, Zelensky pede à Nestlé para acabar os negócios com a Rússia.
Reino Unido

Museu em Londres mantém doações de Abramovich

Em 2018, Abramovich, oligarca com cidadania portuguesa e de religião judaica, realizou uma doação ao Museu de Guerra Imperial de Londres para a abertura das Galerias do Holocausto.
Gabinete de Guerra

As sanções atingem mesmo os oligarcas russos?

Houve esforço para impor sanções mais duras, mas mantém-se a "perversa indústria" de esconder bens dos mais ricos, que "compromete a transparência económica". Análise de Ana Gomes e Bruno Cardoso Reis
Noticiário

9h. "Sanções não são suficientes", diz Zelensky

Neste jornal, o discurso do presidente da Ucrânia no parlamento alemão, com apelos a mais sanções e alertas de um "novo muro" na Europa. E ainda o retomar das negociações entre Kiev e Moscovo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.