Sanções

União Europeia

UE vai criar uma entidade para negociar com Irão

A União Europeia vai criar uma entidade de forma a poder continuar a negociar com o Irão, especialmente para a compra de petróleo, para contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos a Teerão.
Sanções

EUA. "Medidas antirrussas" ameaçam estabilidade

Moscovo alertou, esta sexta-feira, os Estados Unidos que as novas sanções aplicadas a pessoas e empresas russas ameaçam "a estabilidade mundial" e acusou Washington de "brincar com fogo".
Rússia

EUA. Rússia rejeita categoricamente novas sanções

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira novas sanções pelo envolvimento no caso do envenenamento com um agente neurotóxico (Novichok) do antigo espião russo Serguei Skripal e da filha, Yulia.
Estados Unidos da América

Skripal. EUA vão impôr novas sanções à Rússia

Os Estados Unidos anunciaram restrições à exportação de tecnologia sensorial para a Rússia. As novas sanções surgem em resposta ao ataque químico aos Skripal, no Reino Unido.
Sanções

EUA vão impor novas sanções à Rússia

Num comunicado feito pela porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, o executivo acusa a Rússia de violar a lei internacional e diz que as sanções irão ser impostas no dia 22.
Estados Unidos da América

Irão: EUA são "viciados" em sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou que os Estados Unidos são "viciados" em sanções. Daqui a uma semana entram em vigor novas medidas punitivas contra o país.
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Exportações

Soja. Exportação do Brasil para China bate recorde

Depois das tensões com os Estados Unidos devido às sanções impostas, a exportação de soja do Brasil para a China atingiu novo recorde em maio.
Coreia do Norte

A perigosa armada de hackers da Coreia do Norte /premium

283
É uma das mais temidas forças de hackers do mundo. Rouba bancos, faz extorsão a empresas (até em Portugal), ataca governos e tem bases da China a Moçambique. Criptomoedas como a bitcoin são novo alvo.
Sanções

Bruxelas prolonga sanções à Síria por mais um ano

A União Europeia (UE) decidiu prolongar por mais um ano e até 1 de junho de 2019 as sanções contra o regime sírio, face à repressão exercida pelo Governo de Al-Assad sobre a população civil.
Sanções

Estados Unidos mantêm sanções contra Venezuela

Enquanto não entenderem que a democracia regressou à Venezuela, os Estados Unidos vão manter as sanções ao país, afirmou o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra Diosdado Cabello

O Departamento do Tesouro dos EUA adicionou o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello, na lista de funcionários do Governo venezuelano sancionados.
Europa

Empresas. Sanções dos EUA são "inaceitáveis"

"Os europeus não têm de pagar pela retirada dos Estados Unidos de um acordo, para o qual eles próprios contribuíram", insistiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
Sanções

Coreia do Norte acusa EUA de provocação

A Coreia do Norte acusa os Estados Unidos de os "provocar" com a sua política de sanções sobre o regime e "ameaças militares", advertindo que estas medidas não contribuirão para a desnuclearização.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Sanções

Até quando irá resistir a economia russa?

253
Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
União Europeia

UE apoia sanções impostas à Guiné-Bissau

196
A União Europeia apoia as sanções que foram impostas a 19 pessoas na Guiné-Bissau, entre as quais se encontram o Procurador da República e o filho do Presidente.
China

China reage a Trump e ameaça com tarifas

127
Um dia depois de Trump anunciar tarifas a 50 mil milhões de dólares de importações chinesas, a China ameaçou taxar 3 mil milhões de dólares em bens americanos e diz não temer uma "guerra comercial".
Reino Unido

Rússia. Imprensa acusa May de envenenar relações

Imprensa russa acusa hoje a primeira-ministra britânica, Theresa May, de "envenenar" as relações com Moscovo, ao anunciar um conjunto de sanções contra a Rússia.
Pyongyang

Pyongyang. Sanções dos EUA são "ato de guerra"

A Coreia do Norte classificou as últimas sanções unilaterais dos Estados Unidos como um "ato de guerra", conforme indica um comunicado da agência norte-coreana KCNA.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Coreia do Norte

Coreia do Norte pede à ONU que clarifique sanções

A Coreia do Norte voltou a pedir a António Guterres a criação de um fórum internacional para clarificar as sanções impostas pela ONU ao país. Há um ano, a ONU rejeitou o mesmo pedido.
Venezuela

Parlamento Europeu defende sanções a Maduro

O Parlamento Europeu defendeu que as sanções impostas pela União Europeia devem ser alargadas a Nicolás Maduro. Em janeiro, a UE aplicou sanções a sete nacionais venezuelanos com cargos oficiais.
Estados Unidos da América

EUA: sanções mais duras contra Coreia do Norte

Mike Pence anunciou que os Estados Unidos vão avançar com sanções "mais agressivas" contra a Coreia do Norte. O vice-presidente norte-americano está no Japão em visita oficial.
Guiné-Bissau

CEDEAO anuncia sanções para líderes guineenses

A CEDEAO anunciou que, a partir desta quinta-feira, irá decretar sanções às individualidades e instituições da Guiné-Bissau que estejam a impedir que se acabe com a crise política.
Presidente Trump

Trump adia sanções contra Teerão

A administração de Trump terá de tomar nova decisão sobre as sanções contra o Teerão em 60 dias. Até lá, Washington pretende "trabalhar com os parceiros europeus" sobre novos termos do acordo".
Legionela

Governo avança com lei para prevenir legionela

A proposta de lei determina obrigações e sanções diferenciadas consoante o grau de risco de propagação da bactéria e de infeção e as características dos equipamentos.
China

China promete lidar com infratores de sanções

A China prometeu "lidar seriamente" com infratores das sanções impostas à Coreia do Norte, depois de um jornal sul-coreano ter avançado que barcos chineses estão a fornecer petróleo a Pyongyang.
Presidente Trump

Trump: Sanções à Coreia começam a dar resultado

O presidente dos Estados Unidos acredita que as sanções impostas à Coreia do Norte começaram a dar resultado. Donald Trump destacou a abertura do país em relação aos Jogos Olímpicos de inverno.
Coreia do Norte

ONU: Banido acesso de navios coreanos a portos 

Conselho de Segurança baniu o acesso a todos os portos do mundo de quatro navios norte-coreanos suspeitos de transportar mercadorias interditas pelas sanções contra a Coreia do Norte.
Sanções

ONU vota sanções mais "duras" à Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou em impor sanções mais duras à Coreia do Norte em resposta aos seus recentes testes de mísseis balísticos, avança a BBC.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
União Europeia

UE aprova extensão das sanções à Rússia

Os líderes da União Europeia aprovaram a extensão, por mais seis meses, das sanções económicas à Rússia. As sanções afetam os bancos russos, as empresas do setor da defesa e as companhias de petróleo.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
PCP

PCP condena sanções impostas à Venezuela

1.214
O PCP condenou a imposição de sanções à Venezuela por parte da União Europeia. Jerónimo de Sousa falou em hipocrisia, pressão e ingerência.
Venezuela

Venezuela considera sanções da UE "ilegais"

O Governo da Venezuela repudiou as sanções impostas pela União Europeia, considerando que a decisão pretende "impor medidas ilegais, absurdas e ineficazes" contra o povo do país.
Coreia do Norte

Coreia do Norte apela a aumento de produtividade

O principal jornal da Coreia do Norte instou a população a aumentar a produtividade do setor agropecuário, para superar a última ronda de sanções da ONU, implementada pela China.
Venezuela

Sanções da UE "são estúpidas", diz Nicolás Maduro

142
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, referiu-se no domingo às possíveis sanções da União Europeia a Caracas, classificando-as como "estúpidas".
Venezuela

UE aprova sanções à Venezuela

A União Europeia deu "luz verde" à imposição de sanções à Venezuela, numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros. Em causa está a repressão que existe no país.
Panama Papers

União Europeia admite sanções contra a Ilha de Man

O comissário europeu para os Assuntos Europeus disse esta terça-feira que está a ser analisado um procedimento com vista a sanções contra a Ilha de Man na sequência de revelações jornalísticas.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Seul anuncia sanções

A Coreia do Sul anunciou uma nova vaga de sanções unilaterais contra Pyongyang. As sanções são maioritariamente simbólicas, já que existem poucas relações económicas entre as duas Coreias.
Coreia do Norte

Trump aplica mais sanções à Coreia do Norte

Donald Trump anunciou mais um conjunto de medidas para sancionar o regime norte-coreano. O Presidente dos EUA deu ordens para várias instituições financeiras acabarem com ligações à Coreia do Norte.
Sanções

Coreia do Norte: EUA vão propor sanções adicionais

Os Estados Unidos anunciaram a intenção de pedir uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de submeter a votação uma resolução para "sanções adicionais" contra a Coreia do Norte.
Venezuela

UE poderá debater sanções contra a Venezuela

Os 28 Estados-membros da União Europeia poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela "nos próximos dias", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.
União Europeia

Coreia do Norte. UE prepara novas sanções

A chefe da diplomacia, Federica Mogherini, adiantou que estas novas medidas irão complementar as sanções das Nações Unidas e instou os países a evitarem "entrar numa espiral de confrontação militar".
Venezuela

Venezuela prepara resposta a sanções dos EUA

A Venezuela garante que vai responder às sanções recentemente impostas pelos EUA. "As forças imperiais fizeram um cerco para afetar o povo venezuelano", acusou presidente da assembleia constituinte.
Sanções

Sanções dos EUA são "a maior agressão" em 200 anos

A Casa Branca impôs novas sanções financeiras à Venezuela, que o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano considerou "a pior agressão à Venezuela nos últimos 200 anos".
Sanções

EUA impõem novas sanções financeiras à Venezuela

"Estas medidas foram cuidadosamente calibradas para privar a ditadura Maduro", diz o comunicado da Casa Branca. Proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano é um delas.
Sanções

EUA impõe mais sanções a russos e chineses

Os Estados Unidos da América vão penalizar 16 empresas e indivíduos suspeitos de ajudarem a Coreia do Norte a viabilizar o seu programa nuclear.
Pyongyang

Sanções da China custam 1.500 milhões a Pyongyang

As sanções impostas pela China a Pyongyang deverão custar 1.500 milhões à Coreia do Norte. De acordo com especialistas, isso não será suficiente para travar a ambição nuclear do país.
Irão

Irão ameaça romper acordo nuclear com os EUA

Irão poderá sair do acordo nuclear caso os Estados Unidos continuem com a sua política de "sanções e coerção", ameaçou o Presidente. Hassan Rohani diz que Trump "não é um bom parceiro".
Rússia

Rússia fala em "confronto aberto" com os EUA

Kremlin reage com dureza às novas sanções aprovadas no Congresso dos EUA. Rússia exige que os EUA reduzam o número de diplomatas norte-americanos em Moscovo.
Sanções

Berlim lamenta que EUA abandonem a linha comum

A ministra da economia alemã criticou o abandono dos EUA da "linha comum" em relação à Rússia.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra 13 venezuelanos

EUA anunciaram hoje sanções contra 13 venezuelanos, numa tentativa de dissuadir o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de avançar com as eleições para uma Assembleia Constituinte.
Sanções

Kremlin diz que sanções são contraproducentes

As novas sanções contra a Rússia que o Congresso americano vai votar na terça-feira são prejudiciais e contraproducentes para ambos os países, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Venezuela

Portugal contra sanções a Maduro? Governo desmente

5.188
Portugal será o único país da UE que rejeita aplicar sanções à Venezuela caso Nicolás Maduro convoque uma assembleia constituinte, afirma o El País. O Governo português desmente a informação.
Estados Unidos da América

Irão. Trump mantém acordo mas ameaça com sanções

O Presidente dos Estados Unidos decidiu manter o acordo com o Irão sobre o programa nuclear. A administração de Donald Trump considerou que Teerão "cumpriu as condições" do acordo de não-proliferação.
Pyongyang

UE ameaça Pyongyang com novas sanções

A União Europeia avisou que poderá adotar novas sanções contra a Coreia do Norte devido aos programas nuclear e de mísseis balísticos e que representam uma "séria ameaça à paz e segurança".
Sanções

Sanções à China. A culpa é da Coreia do Norte

133
Os Estados Unidos da América preparam-se para aplicar sanções à China por o país não estar a fazer o suficiente para controlar os impulsos belicistas da Coreia do Norte.
Venezuela

Venezuela. EUA pronto para impor sanções severas

Os EUA vão impor sanções severas contra a Venezuela se for aprovada a Assembleia Constituinte promovida por Nicolás Maduro. Segundo Marco Rubio, o objetivo da oposição venezuelana "não é a vingança".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer fim de sanções da ONU

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que é extemporâneo manter as sanções contra os militares guineenses envolvidos no golpe de Estado de 2012: "Têm dado um bom exemplo".
União Europeia

UE prolonga sanções contra a Síria

A União Europeia decidiu esta segunda-feira prolongar por um ano, até 1 de junho de 2018, as sanções contra o regime sírio e os seus apoiantes devido à repressão exercida contra os civis.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)