Sanções
Guiné-Bissau

Perturbar eleições na Guiné-Bissau vai dar sanções

Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) ameaçou aplicar sanções aos políticos guineenses que perturbarem as eleições presidenciais no próximo dia 24.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Sanções

UE prolonga por mais seis meses sanções à Rússia

Os dirigentes europeus acordaram unanimemente em manter as sanções económicas, que visam os setores das finanças, da energia e da defesa, bem como os bens de dupla utilização.
Rússia

A hipocrisia da política de sanções /premium

403
A Europa perdoou à Rússia a agressão à Ucrânia, a invasão da Geórgia em 2018 e dá mais uma prova de “misericórdia” em 2019. A que se deverá este acto que traz à memória o famigerado Acordo de Munique?
Estados Unidos da América

Agência multada por vender viagens a Cuba

Governo norte-americano acusa a agência 'Expedia' de violar as sanções económicas aplicadas a Cuba. Empresa de viagens terá sanção de cerca de 300 mil euros.
Petróleo

Reforço das sanções contra o Irão entram em vigor

Os EUA impõem a proibição, a oito países, de importar petróleo iraniano e aplicarão sanções a todos os que não cumprirem. Teerão já disse que "a medida hostil não ficará sem resposta".
Ucrânia

Ucrânia. Presidente pede sanções contra Rússia

Zelensky, eleito no domingo, pediu ao Ocidente para sancionar a Rússia devido à medida de Putin que permite a cidadãos ucranianos pedirem cidadania russa em menos de três meses.
Marinha

Militar sancionado por "importunação sexual"

158
Em causa está um dos candidatos ao concurso de praças que diz ter sido abordado por um militar que, alegadamente, dizia ser médico e que referiu haver a necessidade de o examinar.
União Europeia

Irão. Mecanismo da UE para negociar está no início

Paris, Londres e Berlim prometeram a Teerão encontrar um mecanismo para manter as trocas comerciais com o país, permitindo que o Irão continuasse a vender petróleo e a importar outros produtos.
Diplomacia

Turquia promete apoiar Irão contra sanções dos EUA

O Presidente da Turquia considera ilegais as sanções impostas pelos EUA ao Irão, como a proibição de lhes comprar petróleo, alegando que este país árabe não cumpre acordos de desenvolvimento nuclear.
União Europeia

Itália. Patrões pedem a Governo que evite sanções

A Confederação Geral da Indústria Italiana pediu ao Governo para chegar a acordo com a Comissão Europeia sobre o Orçamento para 2019 e evitar eventuais sanções.
Rússia

Portugal e Alemanha contra sanções à Rússia

O prolongamento das sanções à Rússia será analisado na cimeira do Conselho Europeu da próxima semana, mas ministros admitem não haver consenso na União Europeia para a aplicação de novas sanções.
Senado

EUA querem saber se empresa ajudou Venezuela

Os senadores querem ver determinado se a ZTE usou ilegalmente componentes norte-americanos ou ajudou o Governo do Presidente Nicolás Maduro a violar processos democráticos ou direitos humanos.
Moçambique

Saúde. 155 funcionários com processo disciplinar

Os processos disciplinares contra 155 funcionários foram abertos devido à pratica de atos ilícitos, como corrupção ou roubo de bens, culminando com expulsões, demissões e repreensões públicas.
Sanções

Nicarágua. EUA impõem sanções a altos funcionários

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra altos funcionários da Nicarágua em resposta à "repressão e corrupção generalizada" do Governo daquele país.
Comissão Europeia

Aeroportos. Bruxelas quer multar Portugal

A Comissão Europeia pediu ao Tribunal de Justiça da União Europeia que sancione Portugal por o país ter respeitado as normas comuns da UE sobre atribuição de faixas horárias (slots) nos aeroportos.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Sanções

Sanções levam milhares a protestar em Teerão

Nas ruas queimam-se bandeiras americanas, nas redes sociais pede-se desculpa pelo cerco à embaixada norte-americana de 1979. Novas sanções dos EUA entraram em vigor.
União Europeia

UE vai criar uma entidade para negociar com Irão

A União Europeia vai criar uma entidade de forma a poder continuar a negociar com o Irão, especialmente para a compra de petróleo, para contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos a Teerão.
Sanções

EUA. "Medidas antirrussas" ameaçam estabilidade

Moscovo alertou, esta sexta-feira, os Estados Unidos que as novas sanções aplicadas a pessoas e empresas russas ameaçam "a estabilidade mundial" e acusou Washington de "brincar com fogo".
Rússia

EUA. Rússia rejeita categoricamente novas sanções

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira novas sanções pelo envolvimento no caso do envenenamento com um agente neurotóxico (Novichok) do antigo espião russo Serguei Skripal e da filha, Yulia.
Estados Unidos da América

Skripal. EUA vão impôr novas sanções à Rússia

Os Estados Unidos anunciaram restrições à exportação de tecnologia sensorial para a Rússia. As novas sanções surgem em resposta ao ataque químico aos Skripal, no Reino Unido.
Sanções

EUA vão impor novas sanções à Rússia

Num comunicado feito pela porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, o executivo acusa a Rússia de violar a lei internacional e diz que as sanções irão ser impostas no dia 22.
Estados Unidos da América

Irão: EUA são "viciados" em sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou que os Estados Unidos são "viciados" em sanções. Daqui a uma semana entram em vigor novas medidas punitivas contra o país.
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Exportações

Soja. Exportação do Brasil para China bate recorde

Depois das tensões com os Estados Unidos devido às sanções impostas, a exportação de soja do Brasil para a China atingiu novo recorde em maio.
Coreia do Norte

A perigosa armada de hackers da Coreia do Norte /premium

283
É uma das mais temidas forças de hackers do mundo. Rouba bancos, faz extorsão a empresas (até em Portugal), ataca governos e tem bases da China a Moçambique. Criptomoedas como a bitcoin são novo alvo.
Sanções

Bruxelas prolonga sanções à Síria por mais um ano

A União Europeia (UE) decidiu prolongar por mais um ano e até 1 de junho de 2019 as sanções contra o regime sírio, face à repressão exercida pelo Governo de Al-Assad sobre a população civil.
Sanções

Estados Unidos mantêm sanções contra Venezuela

Enquanto não entenderem que a democracia regressou à Venezuela, os Estados Unidos vão manter as sanções ao país, afirmou o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra Diosdado Cabello

O Departamento do Tesouro dos EUA adicionou o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello, na lista de funcionários do Governo venezuelano sancionados.
Europa

Empresas. Sanções dos EUA são "inaceitáveis"

"Os europeus não têm de pagar pela retirada dos Estados Unidos de um acordo, para o qual eles próprios contribuíram", insistiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
Sanções

Coreia do Norte acusa EUA de provocação

A Coreia do Norte acusa os Estados Unidos de os "provocar" com a sua política de sanções sobre o regime e "ameaças militares", advertindo que estas medidas não contribuirão para a desnuclearização.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Sanções

Até quando irá resistir a economia russa?

253
Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
União Europeia

UE apoia sanções impostas à Guiné-Bissau

196
A União Europeia apoia as sanções que foram impostas a 19 pessoas na Guiné-Bissau, entre as quais se encontram o Procurador da República e o filho do Presidente.
China

China reage a Trump e ameaça com tarifas

127
Um dia depois de Trump anunciar tarifas a 50 mil milhões de dólares de importações chinesas, a China ameaçou taxar 3 mil milhões de dólares em bens americanos e diz não temer uma "guerra comercial".
Reino Unido

Rússia. Imprensa acusa May de envenenar relações

Imprensa russa acusa hoje a primeira-ministra britânica, Theresa May, de "envenenar" as relações com Moscovo, ao anunciar um conjunto de sanções contra a Rússia.
Pyongyang

Pyongyang. Sanções dos EUA são "ato de guerra"

A Coreia do Norte classificou as últimas sanções unilaterais dos Estados Unidos como um "ato de guerra", conforme indica um comunicado da agência norte-coreana KCNA.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Coreia do Norte

Coreia do Norte pede à ONU que clarifique sanções

A Coreia do Norte voltou a pedir a António Guterres a criação de um fórum internacional para clarificar as sanções impostas pela ONU ao país. Há um ano, a ONU rejeitou o mesmo pedido.
Venezuela

Parlamento Europeu defende sanções a Maduro

O Parlamento Europeu defendeu que as sanções impostas pela União Europeia devem ser alargadas a Nicolás Maduro. Em janeiro, a UE aplicou sanções a sete nacionais venezuelanos com cargos oficiais.
Estados Unidos da América

EUA: sanções mais duras contra Coreia do Norte

Mike Pence anunciou que os Estados Unidos vão avançar com sanções "mais agressivas" contra a Coreia do Norte. O vice-presidente norte-americano está no Japão em visita oficial.
Guiné-Bissau

CEDEAO anuncia sanções para líderes guineenses

A CEDEAO anunciou que, a partir desta quinta-feira, irá decretar sanções às individualidades e instituições da Guiné-Bissau que estejam a impedir que se acabe com a crise política.
Presidente Trump

Trump adia sanções contra Teerão

A administração de Trump terá de tomar nova decisão sobre as sanções contra o Teerão em 60 dias. Até lá, Washington pretende "trabalhar com os parceiros europeus" sobre novos termos do acordo".
Legionela

Governo avança com lei para prevenir legionela

A proposta de lei determina obrigações e sanções diferenciadas consoante o grau de risco de propagação da bactéria e de infeção e as características dos equipamentos.
China

China promete lidar com infratores de sanções

A China prometeu "lidar seriamente" com infratores das sanções impostas à Coreia do Norte, depois de um jornal sul-coreano ter avançado que barcos chineses estão a fornecer petróleo a Pyongyang.
Presidente Trump

Trump: Sanções à Coreia começam a dar resultado

O presidente dos Estados Unidos acredita que as sanções impostas à Coreia do Norte começaram a dar resultado. Donald Trump destacou a abertura do país em relação aos Jogos Olímpicos de inverno.
Coreia do Norte

ONU: Banido acesso de navios coreanos a portos 

Conselho de Segurança baniu o acesso a todos os portos do mundo de quatro navios norte-coreanos suspeitos de transportar mercadorias interditas pelas sanções contra a Coreia do Norte.
Sanções

ONU vota sanções mais "duras" à Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou em impor sanções mais duras à Coreia do Norte em resposta aos seus recentes testes de mísseis balísticos, avança a BBC.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
União Europeia

UE aprova extensão das sanções à Rússia

Os líderes da União Europeia aprovaram a extensão, por mais seis meses, das sanções económicas à Rússia. As sanções afetam os bancos russos, as empresas do setor da defesa e as companhias de petróleo.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
PCP

PCP condena sanções impostas à Venezuela

1214
O PCP condenou a imposição de sanções à Venezuela por parte da União Europeia. Jerónimo de Sousa falou em hipocrisia, pressão e ingerência.
Venezuela

Venezuela considera sanções da UE "ilegais"

O Governo da Venezuela repudiou as sanções impostas pela União Europeia, considerando que a decisão pretende "impor medidas ilegais, absurdas e ineficazes" contra o povo do país.
Coreia do Norte

Coreia do Norte apela a aumento de produtividade

O principal jornal da Coreia do Norte instou a população a aumentar a produtividade do setor agropecuário, para superar a última ronda de sanções da ONU, implementada pela China.
Venezuela

Sanções da UE "são estúpidas", diz Nicolás Maduro

142
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, referiu-se no domingo às possíveis sanções da União Europeia a Caracas, classificando-as como "estúpidas".
Venezuela

UE aprova sanções à Venezuela

A União Europeia deu "luz verde" à imposição de sanções à Venezuela, numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros. Em causa está a repressão que existe no país.
Panama Papers

União Europeia admite sanções contra a Ilha de Man

O comissário europeu para os Assuntos Europeus disse esta terça-feira que está a ser analisado um procedimento com vista a sanções contra a Ilha de Man na sequência de revelações jornalísticas.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Seul anuncia sanções

A Coreia do Sul anunciou uma nova vaga de sanções unilaterais contra Pyongyang. As sanções são maioritariamente simbólicas, já que existem poucas relações económicas entre as duas Coreias.
Coreia do Norte

Trump aplica mais sanções à Coreia do Norte

Donald Trump anunciou mais um conjunto de medidas para sancionar o regime norte-coreano. O Presidente dos EUA deu ordens para várias instituições financeiras acabarem com ligações à Coreia do Norte.
Sanções

Coreia do Norte: EUA vão propor sanções adicionais

Os Estados Unidos anunciaram a intenção de pedir uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de submeter a votação uma resolução para "sanções adicionais" contra a Coreia do Norte.
Venezuela

UE poderá debater sanções contra a Venezuela

Os 28 Estados-membros da União Europeia poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela "nos próximos dias", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.
União Europeia

Coreia do Norte. UE prepara novas sanções

A chefe da diplomacia, Federica Mogherini, adiantou que estas novas medidas irão complementar as sanções das Nações Unidas e instou os países a evitarem "entrar numa espiral de confrontação militar".
Venezuela

Venezuela prepara resposta a sanções dos EUA

A Venezuela garante que vai responder às sanções recentemente impostas pelos EUA. "As forças imperiais fizeram um cerco para afetar o povo venezuelano", acusou presidente da assembleia constituinte.
Sanções

Sanções dos EUA são "a maior agressão" em 200 anos

A Casa Branca impôs novas sanções financeiras à Venezuela, que o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano considerou "a pior agressão à Venezuela nos últimos 200 anos".
Sanções

EUA impõem novas sanções financeiras à Venezuela

"Estas medidas foram cuidadosamente calibradas para privar a ditadura Maduro", diz o comunicado da Casa Branca. Proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano é um delas.
Sanções

EUA impõe mais sanções a russos e chineses

Os Estados Unidos da América vão penalizar 16 empresas e indivíduos suspeitos de ajudarem a Coreia do Norte a viabilizar o seu programa nuclear.
Pyongyang

Sanções da China custam 1.500 milhões a Pyongyang

As sanções impostas pela China a Pyongyang deverão custar 1.500 milhões à Coreia do Norte. De acordo com especialistas, isso não será suficiente para travar a ambição nuclear do país.
Irão

Irão ameaça romper acordo nuclear com os EUA

Irão poderá sair do acordo nuclear caso os Estados Unidos continuem com a sua política de "sanções e coerção", ameaçou o Presidente. Hassan Rohani diz que Trump "não é um bom parceiro".
Rússia

Rússia fala em "confronto aberto" com os EUA

Kremlin reage com dureza às novas sanções aprovadas no Congresso dos EUA. Rússia exige que os EUA reduzam o número de diplomatas norte-americanos em Moscovo.
Sanções

Berlim lamenta que EUA abandonem a linha comum

A ministra da economia alemã criticou o abandono dos EUA da "linha comum" em relação à Rússia.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra 13 venezuelanos

EUA anunciaram hoje sanções contra 13 venezuelanos, numa tentativa de dissuadir o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de avançar com as eleições para uma Assembleia Constituinte.
Sanções

Kremlin diz que sanções são contraproducentes

As novas sanções contra a Rússia que o Congresso americano vai votar na terça-feira são prejudiciais e contraproducentes para ambos os países, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Venezuela

Portugal contra sanções a Maduro? Governo desmente

5188
Portugal será o único país da UE que rejeita aplicar sanções à Venezuela caso Nicolás Maduro convoque uma assembleia constituinte, afirma o El País. O Governo português desmente a informação.
Estados Unidos da América

Irão. Trump mantém acordo mas ameaça com sanções

O Presidente dos Estados Unidos decidiu manter o acordo com o Irão sobre o programa nuclear. A administração de Donald Trump considerou que Teerão "cumpriu as condições" do acordo de não-proliferação.
Pyongyang

UE ameaça Pyongyang com novas sanções

A União Europeia avisou que poderá adotar novas sanções contra a Coreia do Norte devido aos programas nuclear e de mísseis balísticos e que representam uma "séria ameaça à paz e segurança".
Sanções

Sanções à China. A culpa é da Coreia do Norte

133
Os Estados Unidos da América preparam-se para aplicar sanções à China por o país não estar a fazer o suficiente para controlar os impulsos belicistas da Coreia do Norte.
Venezuela

Venezuela. EUA pronto para impor sanções severas

Os EUA vão impor sanções severas contra a Venezuela se for aprovada a Assembleia Constituinte promovida por Nicolás Maduro. Segundo Marco Rubio, o objetivo da oposição venezuelana "não é a vingança".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer fim de sanções da ONU

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que é extemporâneo manter as sanções contra os militares guineenses envolvidos no golpe de Estado de 2012: "Têm dado um bom exemplo".
União Europeia

UE prolonga sanções contra a Síria

A União Europeia decidiu esta segunda-feira prolongar por um ano, até 1 de junho de 2018, as sanções contra o regime sírio e os seus apoiantes devido à repressão exercida contra os civis.
Comissão Europeia

Comissão não abre processo de sanções. Para já

Bruxelas decidiu não passar Portugal, Itália e Chipre para o braço corretivo do Procedimento dos Desequilíbrios Macroeconómicos, mas diz que países têm de implementar em pleno as suas recomendações.
G7

Ataque químico. G7 recusa sanções à Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 recusaram esta terça-feira a proposta do Reino Unido para aplicar sanções à Rússia na sequência do ataque químico que matou 87 pessoas na Síria.
Sanções

Se o défice corre bem, o que ainda corre mal?

Técnicos do Parlamento analisam últimas contas nacionais e onde Portugal continua a falhar, apesar da recente conquista do défice de 2,1%. As notas não são famosas.
Presidente Trump

Trump impõe sanções a empresas internacionais

A administração norte-americana liderada pelo Presidente Donald Trump decidiu impor sanções a 30 empresas internacionais e a personalidades de 10 países, incluindo China e Coreia do Norte.
BCE

Sanções. Marcelo nega indignação contra BCE

374
Presidente da República desmente opiniões atribuídas a Belém pelo Expresso que mostravam indignação, face a análise do Banco Central Europeu que defende posição europeia mais dura contra Portugal.
Nações Unidas

França critica veto da Rússia a sanções à Síria

França criticou esta terça-feira o veto da Rússia a uma resolução das Nações Unidas que visava impor sanções à Síria por causa do uso de armas químicas.
Sanções

Rússia garante que Mike Flynn não discutiu sanções

O Conselheiro para a Segurança Nacional norte-americano não terá discutido o levantamento de sanções com o embaixador russo em Washington, garante o Kremlin.
Sanções

Sanções dos EUA contribuem para degradar relações

O Governo russo considerou esta terça-feira que as novas sanções anunciadas pelos Estados Unidos contra a Rússia são "mais um passo" para a degradação das relações entre os dois países.
Rússia

Sanções visam prejudicar Casa Branca de Trump

A Rússia admitiu que as sanções impostas pelos EUA por alegada ingerência nas eleições presidenciais vão prejudicar o restabelecimento de relações com Donald Trump.
Coreia do Norte

Coreia do Norte critica sanções impostas por Sul

A Coreia do Norte considerou, em comunicado, que as sanções impostas pela Coreia do Sul a indivíduos e entidades do país são ofensivas e só vão servir para aumentar a confrontação com os compatriotas.
Orçamento do Estado

Passos diz que aprovação de Bruxelas é "positiva"

107
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, manifestou satisfação com a aprovação da Comissão Europeia ao Orçamento do Estado português para 2017.
Comissão Europeia

Bruxelas deverá anunciar que não haverá sanções

A Comissão Europeia divulga, esta quarta-feira, as suas opiniões sobre o Orçamento do Estado para 2017 e sobre a suspensão de fundos. Governo aguarda boas notícias.
Casa Branca 2016

China ameaça. Trump é ingénuo se avançar com taxas

331
Donald Trump, presidente-eleito dos EUA, prometeu uma taxa alfandegária de 45% aos produtos chineses que entrassem nos EUA. Agora, jornal afeto ao Partido Comunista Chinês ameaça com retaliações.
Sanções

Parlamento Europeu contra suspensão de fundos

138
A decisão foi tomada esta tarde e anunciada por Marisa Martias: o Parlamento Europeu está contra a suspensão de fundos a Portugal e Espanha e nem quer que o processo seja aberto.
Mário Centeno

Centeno. Suspensão de fundos destruiria confiança

O ministro das Finanças advertiu, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que uma hipotética suspensão de fundos teria não só efeitos "muito negativos" como "destruiria a confiança dos portugueses".
Comissão Europeia

Centeno defende-se contra suspensão de fundos

Ministro das Finanças faz nova tentativa para defender, no Parlamento Europeu, "as razões do Governo português" contra a possível suspensão de fundos a devido ao défice excessivo.
Conflito na Síria

Armas químicas. Paris quer sanções da ONU à Síria

O chefe da diplomacia francesa pediu ao Conselho de Segurança da ONU que aprove uma resolução condenando a utilização de armas químicas na Síria e prevendo sanções contra os autores de tais atos.
Sanções

Merkel quer endurecer sanções à Rússia na UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai propor aos parceiros da União Europeia (UE) um endurecimento das sanções contra a Rússia pelo seu papel no conflito na Síria, informa hoje o diário Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Sanções

Sanções. Centeno vai falar aos deputados europeus

Ministro das Finanças vai ao Parlamento Europeu, na última semana de outubro, para apresentar as razões do Governo português, no quadro do diálogo consultivo sobre suspensão de fundos.
Sanções

Presidente do Eurogrupo não é "adepto de sanções"

O presidente do Eurogrupo disse que não é "grande adepto de sanções" e que estas devem ser aplicadas apenas "em último recurso". O vice-presidente do Parlamento Europeu assume-se "firmemente" contra.
Sanções

Moedas. "Não há nenhuma probabilidade de resgate"

253
Comissário europeu com a pasta da inovação diz ao Observador que o sacrifício que Portugal fez "deve ser recompensado, não penalizado", mas que o país deve continuar a cumprir com as metas.
União Europeia

Espanha, Portugal, sanções e euroceticismo

Com esta governação económica europeia caminharemos para a desagregação política. Até eu, que sou um europeísta convicto, me estou tornando mais eurocético. E não devo ser o único.
Sanções

Fundos. Comissão à espera de posição do Parlamento - como aconteceu

Vice-presidente da Comissão diz que Portugal e Espanha assumiram compromissos orçamentais que têm de ser traduzidos no Orçamento para 2017. Se o fizerem, a suspensão é levantada. Siga aqui em direto
Comissão Europeia

Eurodeputados do PSD contra as sanções

225
Os eurodeputados do PSD, Fernando Ruas, José Manuel Fernandes e Sofia Ribeiro não encontram qualquer razão"jurídica, política ou económica" para Bruxelas aplicar sanções a Portugal e a Espanha.
Parlamento Europeu

Sanções. Comissão e PE têm primeiro debate 

O Parlamento Europeu realiza a primeira audição sobre a eventual suspensão de fundos estruturais a Portugal e Espanha, no âmbito do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).
Sanções

Sanções. Diálogo consultivo agendado para segunda

O diálogo consultivo sobre o processo de suspensão de fundos estruturais a Portugal inicia-se na segunda-feira, às 18h00 (17h00 em Lisboa), em Estrasburgo, França.
Sanções

Bruxelas tem de respeitar os caminhos diferentes

O comissário Carlos Moedas diz que a Comissão Europeia tem de aceitar que os países chegem às metas por caminhos diferentes. Em entrevista ao Negócios, defende que o governo tem estado a cumprir.
Sanções

Moscovici:"Suspensão de fundos pode ser levantada"

139
A Comissão "é obrigada" a tomar posição sobre a suspensão de fundos comunitários a Portugal. Mas Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos admite sanções zero a Portugal.
António Costa

Sanções. Costa diz que está "bem encaminhado"

O primeiro-ministro, António Costa, acredita que o processo de suspensão de fundos a Portugal no quadro do Procedimento por Défice Excessivo "está bem encaminhado".
Sanções

Sanções. Parlamento Europeu discute com Comissão

A conferência de presidentes do Parlamento Europeu decidiu convidar a Comissão Europeia para uma audição no âmbito do 'diálogo estruturado' sobre a possível suspensão de fundos a Portuga.
União Europeia

Estrasburgo. Congelamento de fundos na agenda

O Parlamento Europeu (PE) inicia hoje uma sessão plenária marcada pelo discurso, na quarta-feira, do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sobre o estado da União Europeia (UE).
PSD

PSD: Costa tem de cumprir consolidação orçamental

148
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acredita que não é "pedir demasiado" que o Governo português cumpra as promessas de consolidação orçamental, de forma a evitar a suspensão de fundos.
Sanções

Comissão: Portugal pode evitar suspensão de fundos

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Investimento diz que há uma maneira de Portugal evitar suspensão de fundos: cumprir a consolidação prometida.
Sanções

Comissão quer avançar já com suspensão de fundos

581
A Comissão Europeia considera "fundamental" que o processo de suspensão parcial de fundos a Portugal e Espanha avance rapidamente. "Não há tempo a perder", diz o comissário Pierre Moscovici.
Sanções

Finanças reiteram:não são necessárias mais medidas

O Ministério das Finanças reiterou hoje que as metas de redução do défice deste ano serão atingidas com o cumprimento do previsto no Orçamento do Estado e que não serão necessárias medidas adicionais.
Sanções

Conselho aceita não impor sanções a Portugal

Conselho da União Europeia aceita não impor sanções a Portugal e Espanha. Portugal vai ter de apresentar novas medidas até 15 de outubro para Bruxelas avaliar.
Caixa Geral de Depósitos

Recapitalização. Prejuízos da CGD penalizam défice

Autoridades estatísticas podem obrigar Portugal a contabilizar prejuízos passados da Caixa no défice deste ano, por causa do aumento de capital, diz o Negócios, Impacto de 1.100 milhões ameaça meta.
Sanções

Ministros vão confirmar sanção zero para Portugal

Jornal alemão cita uma carta de um responsável da equipa de Wolfgang Schäuble aos deputados alemães onde admite que não há maioria para reverter sanção zero proposta pela Comissão Europeia.
Sanções

É bonita a festa, pá!

754
O facto do senhor alemão nos emprestar dinheiro para gastarmos mais no Estado, não nos faz mais ricos, faz-nos mais pobres, pois só parte do dinheiro que gastamos no Estado beneficia o país.
Sanções

Foi bom para Portugal, mas não para António Costa

1203
A aliança das esquerdas é uma coligação anti-reformista. A partir daí, percebeu-se que estaríamos perante um destino trágico: o o que é bom para a geringonça não é bom para Portugal e vice-versa.
União Europeia

Países estarão a favor do cancelamento de sanções

A presidência eslovaca da União Europeia confirmou ao Expresso que a maioria dos países concorda com o cancelamento de sanções tanto a Portugal como a Espanha. Decisão final será conhecida dia 9.
Comissão Europeia

Comissário avisa Portugal para pôr contas em ordem

189
Günhter Oettinger frisou em entrevista ao Der Spiegel que a "ameaça de corte nos fundos estruturais do orçamento europeu é séria" e que Portugal e Espanha devem pôr as contas em ordem "com urgência".
Execução Orçamental

Da ausência de sanções à quarta bancarrota

573
Se o rumo não for alterado, a única coisa certa será a quarta bancarrota do Estado português em quatro décadas de democracia. A responsabilidade principal será, naturalmente, portuguesa.
Sanções

Fitch: cancelamento de multas fere credibilidade

A agência de notação Fitch diz que a decisão da Comissão Europeia de cancelar as sanções por défice excessivo a Portugal e Espanha prejudica a credibilidade das regras orçamentais.
Sanções

"As sanções morreram ontem", responde Governo

Em resposta a Dijsselbloem, que disse estar desiludido com o cancelamento de sanções a Portugal e Espanha, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que "as sanções morreram ontem".
Sanções

Governo ignora pressão e confia em fundos intactos

A CE terá "as mesmas razões" para não suspender fundos que teve para cancelar multas, diz Santos Silva que contorna a pressão para que Governo contenha défice estrutural se quer evitar essa medida.
Sanções

O caso das sanções ou como Bruxelas funciona mal

244
As contas públicas estão na agenda portuguesa há duas décadas. A crise financeira abala a UE há quase dez anos. A União Bancária agrava os problemas dos bancos. É tempo de menos regras e mais eficazes
Sanções

Moscovici. Ameaça forçou novos compromissos

156
Comissário europeu afirma ter sido um "fervoroso" defensor do cancelamento das multas e diz que a ameaça foi eficaz para levar os governos a assumirem novos compromissos de redução dos défices.
Sanções

Até Marcelo fez telefonemas. Juncker foi decisivo

385
Costa fez o que podia, até no intervalo de jogos do Euro. Nos últimos dias, o próprio Marcelo fez telefonemas. Moedas foi fundamental. Mas Juncker é que foi decisivo para a CE cancelar as sanções.
Eurogrupo

Dijsselbloem desiludido com cancelamento de multas

588
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que está desiludido com a decisão da Comissão Europeia de cancelar as multas a Portugal e Espanha.
Sanções

Marcelo: "Esta é uma vitória de todos os partidos"

477
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país sobre a decisão da comissão europeia de não sancionar Portugal e fala em convergência entre Comissão Europeia e Governo português.
Sanções

Espanha diz que teria sido um erro castigar o país

Espanha também não foi alvo de sanções por incumprimento da meta do défice. Handelsblatt especula que intervenção de Schäuble, contra as sanções, foi para reforçar os apoios a Mariano Rajoy
Comissão Europeia

Schäuble fez "lóbi" para não haver sanções

2978
Ministro das Finanças alemão interveio pessoalmente na decisão. Segundo o "Handelsblatt", Wolfgang Schäuble telefonou a vários comissários para os persuadir de que não seria bom aplicar sanções.
Sanções

Moedas: "É um dia muito bom para Portugal"

276
O comissário europeu português diz que "foi difícil" chegar à decisão de cancelar a multa a Portugal, na reunião de três horas em que participou, e deixou um rasgado elogiou a Juncker.
Sanções

Sem multa europeia, BE adia questão do referendo

175
A esquerda promete não baixar a guarda contra tratados que "mantêm a chantagem" sobre o país. A direita mantém as críticas à defesa do país em Bruxelas. Marcelo fala esta tarde sobre a decisão.
Sanções

Bruxelas cancela multas a Portugal e Espanha

4219
Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira não impor multas a Portugal e Espanha pelo incumprimento das metas do défice público de 2015.
Sanções

E se António Costa processar mesmo Bruxelas?

694
Costa quer recorrer das sanções para o Tribunal Europeu. Em 2004, a Comissão até processou o Conselho porque os ministros das Finanças não aplicaram as multas devidas à França e à Alemanha. E agora?
Sanções

Multa de Bruxelas deve chegar hoje

O colégio de Comissários reúne-se esta manhã para decidir sobre a multa a aplicar a Portugal e Espanha, por violação do limite do défice em 2015. Decisão sobre fundos fica para depois do verão.
Sanções

António Costa dá multa a Portugal como garantida

498
O primeiro-ministro admitiu que é muito difícil que Portugal tenha multa zero pelo défice excessivo. Carlos Zorrinho diz que Passos e Maria Luís seriam boas testemunhas no Tribunal Europeu.
Sanções

Freguesias escrevem a Juncker contra sanções

191
As freguesias estão preocupadas com uma eventual suspensão de fundos comunitários a Portugal no próximo ano e argumentam contra as sanções com o "esforço" feito pelo país entre 2013 e 2015.
Rússia

Ministro muito crítico sobre sanções à Rússia

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, admitiu ser "muito crítico" em relação à aplicação de sanções económicas à Rússia, defendendo antes uma posição de "firmeza política" por parte da União Europeia.
Sanções

Multa a Portugal poderá ficar em 18 milhões

363
A Comissão Europeia deverá dar mais um ano a Portugal e dois anos a Espanha, avança o El País. Bruxelas prepara multa mínima de 0,01% a 0,05% do PIB dos dois países.
Pedro Passos Coelho

Governo "anda sempre à procura de bode expiatório"

Pedro Passos Coelho diz que se fala em sanções não por causa do passado mas porque "muitos governos na Europa têm dúvidas sobre o que se está a passar em Portugal".
Sanções

"Não há a mínima lógica em sanções"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje não fazer sentido pensar em sanções da União Europeia a Portugal, afirmando que "não há a mínima lógica em sanções".
Sanções

PS. Sanções são "injustas" e "despropositadas"

À margem da cerimónia de homenagem a Mário Soares, António Costa, Capoulas Santos e Ana Gomes reagem à possibilidade sanções a Portugal. Expresso diz que governo pode processar Bruxelas.
Sanções

Bruxelas. Sanções após falar com Parlamento

A Comissão Europeia deverá propor, "sem ser necessariamente em 20 dias", a "suspensão de parte dos compromissos dos Fundos Estruturais e de Investimentos".
Sanções

Bruxelas propõe suspensão de 16 fundos estruturais

238
A Comissão Europeia vai propor ao Parlamento Europeu a suspensão de 16 fundos estruturais. A notícia já tinha sido avançada pelo Observador na quarta-feira, a partir de "tweet" de deputado espanhol.
Sanções

Bruxelas "anda entretida" a punir os mais frágeis

Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, acusa a Comissão Europeia de andar entretida a tentar punir Estados que estão numa situação frágil quando devia preocupar-se com o terrorismo e os refugiados.
Sanções

Bruxelas em contacto com Portugal e Espanha

A Comissão Europeia afirmou esta sexta-feira estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha por causa do processo de aplicação de sanções devido à violação de metas orçamentais.
Sanções

Sanções. Dezasseis programas em risco

159
Carta de vice-presidente da Comissão Europeia ao líder do Parlamento Europeu identifica 16 programas portugueses financiados por fundos estruturais que poderão ser alvo de sanções.
Sanções

Multa a Portugal decidida para a semana

O Parlamento Europeu pediu a discussão "estruturada" sobre a suspensão dos fundos comunitários (que pode vir a ser aplicada a Portugal e Espanha) e acabou por atrasar a decisão sobre essa sanção.
Sanções

Como Espanha vê Costa: "O bom aluno"

O Governo português está a aproveitar a situação espanhola para marcar as diferenças face a Portugal e assumiu a posição do "bom aluno" junto da Comissão Europeia, descreve o El Español.
François Hollande

Hollande: é injusto aplicar sanções a Portugal

1295
O Presidente francês defendeu esta terça-feira que a União Europeia será injusta se aplicar sanções a Portugal, lembrando que o povo português já fez "enormes esforços e sacrifícios".
Sanções

Espanha. Multa zero mas fundos europeus cortados

110
Jornal "El Español" avança que o "castigo" da Comissão Europeia será uma multa zero mas 1.300 milhões de euros em fundos comunitários congelados. Medidas anunciadas pelo governo não chegam.
Sanções

Costa nega alterações ao Programa de Estabilidade

O primeiro-ministro nega qualquer alteração ao Programa de Estabilidade, com um agravamento do esforço de consolidação orçamental de 0,4 para 0,6 pontos percentuais do PIB no próximo ano.
Sanções

IRC. BE e PCP concordam com solução espanhola

265
PS diz que não há plano B como o apresentado por Espanha em Bruxelas na sequência da possibilidade de sanções. PCP e BE vêem na proposta espanhola de aumentar IRC das empresas uma via possível.
Sanções

Costa: almofada garante meta do défice

O primeiro-ministro afirmou que há uma "almofada de cativações adicionais" equivalente a 0,2 pontos percentuais do PIB que constitui uma garantia de que Portugal alcançará este ano a meta do défice.
Sanções

Mais austeridade para 2017? Governo nega

342
Para evitar sanções, Centeno garante que tem cativações previstas para acudir a uma eventual derrapagem este ano. O esforço estrutural em 2017 será maior do que o previsto, justificado com o PNR.
Sanções

Governo envia hoje carta a Bruxelas contra sanções

António Costa faz hoje seguir para Bruxelas a argumentação do Governo para evitar a aplicação de sanções ao país e insiste que não precisa de plano b, porque há uma verba prevista no OE para este ano.
A página está a demorar muito tempo.