Estudos realizados pela marca Caudalie em vários países europeus dizem que uma em cada duas mulheres tem manchas na pele. E a pior parte de se ter manchas é que o pigmento castanho penetra cada vez mais na derme ao longo do tempo e de forma rápida. Isto significa que muito dificilmente se consegue “apagar” uma mancha antiga e mais do que prevenir é preciso saber agir imediatamente. A revista americana Allure diz que, quando uma mancha é relativamente nova (no máximo com seis meses), é fácil reverter a hiperpigmentação que pode ser praticamente anulada em dois meses.

Todas aquelas sardas que, quando somos novas, nos dão um ar fofinho, com o passar da idade tornam-se simplesmente uma marca da idade e um sinal de que a nossa pele já está danificada. E para quem tem hiperpigmentações em jovem, é obrigatória uma consciencialização do que as manchas vão fazer à pele ao longo dos anos. Principalmente porque são um dos problemas de pele que mais mexe com a auto-estima das mulheres adultas. Qualquer que seja a sua dúvida no que toca a este tema, vamos tentar responder-lhe.

O que causa as manchas na pele?

A maioria das manchas tem um tom acastanhado e está relacionada com a exposição não protegida ao sol que as vai criar e acentuar. Mas há outros fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver manchas: predisposição genética, alterações hormonais como o acne, gravidez, menopausa, dietas erradas, distúrbios da tiroide e toma de medicamentos fotossensibilizantes estão entre os fatores mais comuns.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Holiday, Portrait, Women, Females, Straw Hat, Hat, Vacations, Eyelash, Human Eye, Freckle, People, Shadow, Summer, blick, intensiv, People, Weibliche Person,

Proteger o rosto do sol é fundamental. (Foto: Getty Images/iStock)

Onde aparecem mais manchas?

Aparecem nas zonas da pele expostas ao sol, principalmente no rosto. Mas também podem aparecer no pescoço, no peito, nos braços e mais frequentemente em mulheres que em homens.

Porque aparecem?

Trocando por miúdos, as manchas aparecem quando os melanócitos (responsáveis pela produção de melanina, o pigmento da pele que nos protege dos raios UV) produzem melanina em excesso sob estímulos normais. Isto acontece normalmente quando a pele fica danificada em alguma área particular. Acaba por haver uma acumulação de pigmento nessa área e o seu escurecimento. Essa acumulação pode ficar somente à superfície (na epiderme e mais facilmente tratada), chegar até à derme (camada mais profunda), ou mesmo atacar logo ambas, o que acaba por tornar o tratamento mais difícil.

Como prevenir o aparecimento de manchas?

A principal coisa a fazer será utilizar protetor solar sempre que estiver exposta ao sol e evitar as horas de maior calor. Mas há mais algumas coisas a ter em conta:

  • Proteger as zonas do corpo mais propensas como o pescoço, peito e braços com vestuário adequado.
  • Usar hidratante diariamente para manter a pele hidratada e evitar o envelhecimento precoce que também acentua as manchas.
  • Para quem já tem propensão para o aparecimento de manchas (quem tem sardas, por exemplo), é indispensável aplicar produtos anti-manchas não fotossensibilizantes antes do protetor solar. E quem já nota algumas manchas após a exposição solar, aconselhamos iniciar um tratamento especifico o mais rápido possível.
  • Para se conseguir fazer o melhor tratamento é necessário identificar o tipo de manchas. Em estágios avançados, a ida ao dermatologista é obrigatória.

Na fotogaleria, em cima, destacamos alguns produtos tópicos para prevenir, corrigir, aclarar e eliminar manchas que podem ser uma grande ajuda em estágios iniciais ou a adiar a ida à faca, que é como quem diz, recorrer a tratamentos mais agressivos como lasers e peelings.