Uma associação de mulheres muçulmanas reservou um parque aquático em França para o “dia do burkini”. A ideia é que nenhuma das mulheres use um biquíni, mas sim um fato de banho comprido que cubra desde o cabelo até aos joelhos, de acordo com as regras muçulmanas. Aquelas que não cumprirem a condição não poderão entrar no Speed Water Parc no dia 17 de setembro, esclarece o ABC.

A reserva está a gerar polémica em Pennes-Mirabeau, Marselha, local do parque. Apesar de ser legal, o presidente da câmara já anunciou que vai “emitir uma ordem municipal para proibir aquela manifestação” porque a considera suscetível de “perturbar a ordem pública” e porque defende que a ideia é, em si mesma, uma forma de atiçar reações. “Considero este evento uma provocação de que não precisamos no atual contexto. É comunitarismo puro e simples”, exclamou Michel Amiel ao Le Parisien.

A associação Smile 13 chegou mesmo a anunciar no Facebook que a entrada nesse dia também estava vedada a homens, sendo que só seriam permitidas crianças do género masculino até aos 10 anos. A Smile 13 adverte ainda às interessadas que poderá haver alguns homens a trabalhar no parque aquático nesse dia porque, fazendo parte do staff, não poderão ser dispensados. Por isso é mesmo importante usar “bermudas e um pareo, no mínimo. Mas nunca um biquíni”, sublinham.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR