478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Direitos das Mulheres

Amnistia Internacional

Talibãs acusados de "sufocar" direitos femininos

A Amnistia Internacional realizou entrevistas a 90 mulheres e 11 meninas que consideraram que o abuso dos talibãs sobre os direitos das mulheres tem crescido, contrariamente ao que foi prometido.
Pro Bono

Não quer que os herdeiros fiquem com a empresa?

O fundador de uma empresa familiar pode precaver-se, em vida, em questões relacionadas com a sucessão. Também há procedimentos a deixar prontos em testamento para evitar a contestação da família
Óbito

19 mulheres assassinadas até 30 de junho

Dos 19 homicídios que fizeram vítimas "mulheres e meninas", 16 corresponderam a femicídios: crimes de homicídio em que as mulheres são assassinadas precisamente por serem mulheres.
Pro Bono

Transição energética: como atuam as empresas?

Há apoios financeiros a que as empresas portuguesas podem recorrer. A crise energética mundial pode atrasar este processo de transição energética?
Aborto

EUA. Aborto já é ilegal em nove estados 

São esperadas milhares de pessoas num protesto em Washington, D.C que tenta exercer pressão sobre Joe Biden para que sejam tomadas medidas de "apoio ao aborto e liberdade reprodutiva".
Pro Bono

Tribunal Arbitral: mais vantajoso para as empresas

Decisão tem o mesmo valor do que a de um Tribunal Judicial e permite evitar os longos atrasos na Justiça. Centro de arbitragem oferece solução "chave na mão" para a resolução de conflitos
Pro Bono

O que é preciso para criar e manter uma startup?

É mais fácil criá-la do que fazê-la crescer. A grande maioria está fadada à falência, por isso é importante saber quais são as ameaças ao sucesso e conhecer tudo sobre os apoios do Estado
E o vencedor é...

PR sugeriu que há homens incompetentes nas FA?

Frase de Marcelo, na base, é positiva. Talvez não seja para dizer num púlpito enquanto se desvia atenções sobre questões climáticas. "No pain, no gain" e de facto foi penoso ouvir o fundador da Prozis
Pro Bono

Vai criar uma empresa? Tenha cuidado com a marca

No Pro Bono, explicamos a importância de registar a marca e o logo e o que deve fazer. E se alguém quiser registar algo semelhante? Há formas de se proteger
Direitos das Mulheres

Borrell pede à ONU maior pressão sobre talibãs

O alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros pedi à ONU uma maior pressão sobre o regime talibã no Afeganistão, devido ao deterioramento dos direitos humanos para mulheres.
Pro Bono

PRR: como podem as empresas candidatar-se?

Os processos são burocráticos? Ser escolhido é difícil? Afinal, quem decide quais são os melhores projetos para financiar? Manuel Castro Almeida explica tudo sobre os fundos europeus
Pro Bono

Canal de denúncias nas empresas é obrigatório

Lei entrou em vigor esta semana, mas as empresas estão preparadas para aplicar o novo Regime de Prevenção da Corrupção? PMEs têm 6 meses para se preparem, mas depois disso é a doer.
Pro Bono

Orçamento do Estado não tem em conta inflação

Podia fazer mais pelas famílias e pelas empresas. Maria Inês Assis, da Abreu Advogados, explica a desilusão com o documento e o que falta para fazer a diferença
Direitos das Mulheres

Onde anda o dicionário da deputada Rita Matias?

Dizer que a licença menstrual não deve existir é o mesmo que acreditar que não deve haver licença de maternidade porque faz com que as mulheres ganhem menos ou vejam os seus contratos não renovados.
Contra-Corrente

As quotas não conduzem à liberdade das mulheres

Será que a CMVM anda à procura de uma mulher para presidente? E quantas empresas vai a CMVM multar por causa da lei das quotas? Assim não, não vamos lá, porque a engenharia social nunca é boa solução.
PAN

Regremos as regras das regras

Se a ideia é transformar crendice em lei, é provável que o PAN também sugira que, quando menstruadas, as cozinheiras estejam dispensadas de fazer maionese.
Pro Bono

Vistos gold: site do SEF em baixo desde janeiro

Durante 5 meses foi impossível submeter um pedido porque a página do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estava em manutenção. Irá o imobiliário de luxo perder com o fim dos golden visa?
Afeganistão

Talibãs: mulheres "malandrecas" ficam em casa

"Nós mantemos as 'mulheres malandrecas' em casa" são palavras do ministro do Interior do Afeganistão que considera que as mulheres que têm direitos são aquelas que não se manifestam contra o regime.
Festival de Cannes

Mulheres invadem Cannes pelo fim do femicídio

Com uma faixa branca, onde estavam escritos os nomes de 129 mulheres mortas desde a última edição do festival, um grupo protestou pelo fim do femicídio. Segurança não o impediu.
Afeganistão

Talibãs obrigam apresentadoras a cobrir rosto

Desde que os talibãs regressaram ao poder, as mulheres viram os seus direitos serem restringidos, incluindo o encerramento de escolas para raparigas adolescentes. Agora, é conhecida mais uma medida.
Pro Bono

Como os criptoativos vão mudar o e-commerce

Há uma transformação online a acontecer. Hoje já é possível comprar roupa na Gucci ou um apartamento com criptoativos. É a última tendência, mas é preciso dar mais informação aos investidores
Aborto

Aqui quem manda sou eu!

Quando uma mulher não tem direito sobre o seu corpo, quem tem? Quem decide? E decide o quê sobre esse corpo? Sob que égide? De que religião? De que moral? Em benefício de quê ou de quem?
Pro Bono

Ciberataque: como proteger os dados dos clientes?

Há regras a seguir para os setores mais essenciais de um país como eletricidade, saúde, telecomunicações. Mas todas as empresas têm que se preocupar com o tema e implementar requisitos mínimos
Pro Bono

O que é o direito a desligar? E como se aplica?

A lei passou a dizer que o empregador não pode contactar trabalhadores fora do seu horário, salvo motivo de força maior. Isso é fazer uma chamada? Ou enviar um e-mail? E o que pode ser “força maior”?
Nações Unidas

ONU: "retrocesso global" dos direitos reprodutivos

ONU diz que Guterres vem alertando há algum tempo sobre um "retrocesso global" nos direitos das mulheres, incluindo direitos reprodutivos e serviços essenciais de saúde.
Resposta Pronta

Aborto. "É tenebroso ver os EUA a andar para trás"

Uma fuga de informação indica que o Supremo Tribunal dos EUA pode abolir o direito ao aborto. A deputada do PS Isabel Moreira considera que a decisão vai afetar "as mulheres pobres e racializadas".
Resposta Pronta

Assédio. "Estou a trabalhar, devo ser respeitada"

Inês Henriques atleta olímpica denuncia caso de assédio sexual em Rio Maior. Diz que é seu "dever enquanto mulher" falar. Admite receio de "correr na rua" e vai "limitar" os seus treinos.
Igualdade de Género

Indonésia aprova lei contra a violência sexual

A lei tinha sido proposta há 10 anos pela Comissão Nacional de Violência Contra as Mulheres, assim como por várias organizações civis. Homens e crianças passam a ser reconhecidos como vítimas.
Política

Assertividade prejudica mulheres, diz ex-ministra

Estava disponível para continuar no Governo mas quem decide é Costa e aceita exclusão "sem ressentimento". Ao Público, Alexandra Leitão diz também: "assertividade" é mais prejudicial às mulheres.
Estados Unidos da América

A mulher que sabia de menos

O que é uma mulher? A juíza Jackson não soube ou não quis responder, espelhando as temerosas e prudentes evasivas “da Esquerda” perante os delírios dos seus mais recentes “activistas radicais”.
Afeganistão

EUA esperam regresso de raparigas às escolas

Os Estados Unidos esperam que os talibãs revertam a sua decisão de excluir as raparigas das escolas afegãs "nos próximos dias", declarou o emissário norte-americano para o Afeganistão, Thomas West.
Afeganistão

Mulheres afegãs impedidas de embarcar em voos

Dezenas de mulheres foram impedidas pelos talibãs de embarcar em voos comerciais por não estarem acompanhadas de um guardião masculino.
Direitos LGBTQ

Congresso da Guatemala proíbe casamento gay

Além da proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a nova lei impede que se fale de homossexualidade nas escolas e prevê uma pena de prisão de 5 a 25 anos para mulheres que abortem.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro assina decreto contra pobreza menstrual

Bolsonaro enfrentou críticas generalizadas de oponentes e personalidades de todo o país por se recusar a combater a pobreza menstrual. Segundo o presidente, o projeto não tinha fonte de financiamento.
Guerra na Ucrânia

BE solidário com ucranianas que fogem da guerra

"Estes dias são cheios de mulheres cheias de coragem e aqui estamos com toda a solidariedade", enfatizou a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.
Dia da Mulher

Dia da Mulher: as heroínas da nossa história

Instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1975, este dia foi celebrado pela primeira vez em 1909, numa manifestação pelos direitos civis e pelo voto feminino.
Direitos das Mulheres

Por favor, oiçam os gritos delas

Em países muçulmanos, muitas raparigas cristãs são vítimas de rapto, violação, ‘conversão’ e ‘casamento’ forçados.
Japão

Aprovadas indemnizações por esterilização forçada

Entre 1948 e 1996, foram operadas sem consentimento pelo menos 16.500 pessoas, na sua maioria mulheres, para "prevenir o nascimento de descendentes de baixa qualidade".
França

França estende aborto legal até às 14 semanas

O projeto de lei, que visa melhorar a efetividade do direito ao aborto, é "fiel à luta pela emancipação da mulher", saudou o ministro da Saúde francês, Olivier Véran.
Arábia Saudita

28.000 mulheres candidatam-se a maquinista

Companhia ferroviária espanhola publicitou 30 vagas para maquinistas e recebeu milhares de candidaturas de mulheres, num país onde elas não podiam conduzir carros até 2018.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.