A atravessar uma fase de maior apagamento, incapaz de resistir ao poderio dos construtores automóveis ocidentais, o fabricante russo Lada acaba de dar sinal de vida, desvendando, em estreia mundial, no Salão Automóvel de Moscovo que está a decorrer, o seu mais recente concept, o XCode, protótipo de um futuro crossover.

Concebido com base na mesma plataforma utilizada pelo Dacia Duster – tal como a Dacia, também a Avto-Vaz, detentora da Lada, é propriedade da Aliança Renault-Nissan –, o XCode assume-se como um verdadeiro crossover compacto, rival de modelos como o Renault Captur, o Nissan Juke ou Fiat 500X, entre outros.

Com chegada aos concessionários prevista para 2018, o XCode rompe com as formas quadradas dos antigos modelos soviéticos e até russos, sendo assinado pelo designer Steve Mattin, responsável igualmente pelos protótipos compactos Vesta e Xray.

Ostentando aquela que será a nova linguagem estética dos futuros modelos Lada, inspirada na letra “X”, o XCode exibe muitas das tecnologias já conhecidas em alguns dos futuros rivais, como é o caso da travagem automática de emergência, estacionamento automático e cruise control adaptativo. Além de mais-valias como o ecrã táctil de 10″, serviços online e de concierge, gestão das funcionalidades do carro através do telemóvel e navegação.

Embora a Lada se tenha recusado a revelar quaisquer detalhes técnicos, no capítulo mecânico, a marca russa garante que o XCode tanto pode vir a receber motorizações turbo, como tracção integral. Não estando de parte, segundo alguns rumores, a possibilidade de o modelo vir a utilizar os TCe 0.9 e 1.2 a gasolina da Renault.

Recorde-se que o XCode é igualmente visto pela Lada como a forma de assinalar os 50 anos de existência que a marca comemora já este ano, depois de ter sido fundada em 1966.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR