O Benfica anunciou hoje que a contratação do futebolista português Rafa vai custar ao clube 16,4 milhões de euros milhões de euros, que terão ser pagos ao Sporting de Braga e à empresa representante do jogador.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica informa que “adquiriu a totalidade dos direitos do atleta Rafael Alexandre Fernandes Ferreira da Silva (Rafa) pelo montante de 16,4 milhões de euros ao SC Braga — Futebol SAD e à Onsoccer International, S.A.”.

O Benfica, que na véspera anunciou um custo de 16 milhões de euros pelos direitos económicos de Rafa, acrescenta que o contrato do jogador, válido por cinco épocas, até 30 de junho de 2010, inclui uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

A transferência do internacional português de 23 anos para o Benfica, confirmada na quarta-feira pouco antes de fechar o período de transferências, arrastou-se durante semanas e motivou uma ‘guerra’ de palavras entre o Sporting de Braga e a empresa que representa o jogador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Braga atribuiu à empresa do agente António Araújo a responsabilidade no impasse nas negociações, acusando-a de exigir 1,6 milhões de euros de comissão por uma intermediação que dizia não ter existido, acrescentando que os contactos foram desenvolvidos diretamente entre os presidentes dos clubes, António Salvador e Luís Filipe Vieira.

Em resposta, a empresa defendeu que estava habilitada contratualmente pelo clube minhoto para mediar a transferência de Rafa, “auferindo a correspondente remuneração e que, única e exclusivamente, por via da sua ação, em representação e no interesse do Sporting de Braga, foi possível obter um princípio de acordo com o Benfica”.

Rafa foi formado no Alverca e passou uma temporada no Feirense, antes de ingressar em 2013/14 no Sporting de Braga, clube que representou durante três épocas.

Com 23 anos, o extremo sagrou-se campeão europeu com a seleção portuguesa, após conquistar o Euro2016, que decorreu em França.