A mais recente ronda de testes de segurança levada a cabo pelo Euro NCAP visou avaliar o desempenho de quatro novos modelos: Kia Niro 1.6 GDi Hybrid, Renault Scenic 1.5 dCi, Subaru Levorg 1.6 GT-S e Toyota Hilux 2.4 D-4D 4×4 Cabine Dupla. E, de uma forma geral, há que enaltecer o facto de todos terem registado um bom desempenho, se bem que o sul-coreano e a pick-up só tenham alcançado os melhores resultados quando dotados daquilo a que o Euro NCAP chama, genericamente, Safety Pack (expressão aplicada sempre que um veículo testado inclui um ou mais dispositivos de segurança, activa ou passiva, que sejam propostos como opção), sendo os seus desempenhos notoriamente mais modestos nas suas especificações standard.

[jwplatform rOpUZtzK]

Mais concretamente: quando na configuração de série, o Kia Niro alcança um resultado global de 83% (o suficiente para lhe garantir 4 estrelas), de 80% na protecção das crianças, de 57% na protecção dos peões e de 59% na assistência de segurança ao condutor. Com o tal Safety Pack (que, no fundo, inclui o sistema de travagem de emergência automática em meio urbano e suburbano), a avaliação global sobe para 93% (5 estrelas), a das crianças mantém-se nos 80%, a dos peões aumenta para 70% e a assistência de segurança ao condutor passa para 81%.

[jwplatform wEkgjNRB]

No caso da Toyota Hilux, o cenário não é muito diferente. Quando na versão de série, a sua avaliação global é de 85% (3 estrelas), de 82% na protecção das crianças, de 73% na protecção dos peões e de somente 25% na assistência de segurança ao condutor. Pelo contrário, quando equipada com o Safety Pack (está aqui em causa o Toyota Safety Sense, composto pelo sistema de travagem de emergência automática, pelo assistente de velocidade e pelo assistente à manutenção na faixa de rodagem), a sua avaliação global passa a ser de 93% (5 estrelas), sem que a da protecção das crianças se altere, mas com a protecção dos peões a subir para os 83% e da assistência de segurança ao condutor para 63%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform uJkINswm]

Já os dois restantes avaliados alcançaram resultados de nível superior mesmo na sua configuração convencional, sem recorrer a qualquer extra. O novo Renault Scenic registou uma avaliação global de 90% (5 estrelas), de 82% na protecção das crianças, de 67% na protecção dos peões e de 59% na assistência de segurança ao condutor. Quanto ao Subaru Levorg, a sua avaliação global foi de 92% (5 estrelas), de 83% na protecção das crianças, de 75% na protecção dos peões e de 68% na assistência de segurança ao condutor.

[jwplatform rBEgjkbY]