Álvaro Beleza anunciou este sábado que pretende candidatar-se a bastonário da Ordem dos Médicos (OM) nas próximas eleições de janeiro. Na mensagem deixada no Facebook, o médico e antigo membro da direção do Partido Socialista (PS) admitiu que a decisão foi tomada depois de “prolongada reflexão” e porque o atual bastonário, José Manuel Silva, “decidiu não se candidatar”.
“Mas candidato-me principalmente porque, dada a situação dramática e indigna de muitos — nomeadamente dos mais novos, mas também dos seniores — acho que tenho as condições e aptidões para modernizar a Ordem, para se tornar uma instituição do século XXI, próxima de todos e cada um, e não apenas organização burocrática para onde pagamos quotas caríssimas”, escreveu Beleza, que atualmente dirige o Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
No post publicado no Facebook, o médico especialista em Imuno-Hemoterapia disse que foi “desafiado a sair do” seu lugar de conforto e a “arriscar dando a cara pelos médicos”, mas que o faz “sobretudo pelos mais jovens que estão pior do que nós quando iniciamos a nossa vida clínica”. “Acho revoltante e indigno o que se passa!”, escreveu.
“Aceitei o desafio e sem medo, com independência e com a energia que tenho. Darei tudo por todos os médicos e por cada um, se confiarem o seu voto neste vosso colega! Sei que é difícil, não tenho aparelho nem máquina. Irei, com quem me quiser acompanhar, visitar e falar com os colegas”, apelou Beleza.
Álvaro Beleza irá divulgar o seu programa de campanha “oportunamente”, mas fez questão de frisar na mensagem de que “mais do que papéis”, o seu programa será ele próprio — “com as minhas qualidades e defeitos. Fala por mim o trabalho que fiz ao longo da minha vida…”
Referindo-se ao quadro que escolheu para ilustrar a publicação — The Doctor, do pintor Sir Luke Fildes –, o médico explicou que tem uma cópia consigo desde que entrou para a Faculdade de Medicina do Porto. “Ele traduz tudo aquilo que nós, médicos, devemos ser e que a nossa Ordem deve personificar! Cuidadores e próximos! Este o exemplo que tento seguir e que tenho a certeza é a alma da medicina!“, concluiu.
Álvaro Beleza nasceu a 26 de setembro de 1958, em Lisboa. Estudou medicina na Faculdade Medicina Universidade do Porto e especializou-se em Imuno-Hemoterapia no Hospital Universitário de Coimbra. Foi diretor do Serviço de Sangue Hospital de Évora, entre 1997-2008, e do Laboratório Regional de Saúde Publica do Algarve, entre 2008 e 2010. Foi também presidente do Conselho Diretivo Instituto Português do Sangue e agora dirige o Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria.
Membro do PS, foi secretário nacional do partido, com o pelouro da Saúde, entre 2011 e 2014, e membro da comissão política e da comissão nacional, também em 2014.