Barack Obama escreveu um artigo no Pittsburgh Post-Gazettea a apoiar os carros autónomos, no mesmo dia que os Estados Unidos definiram um enquadramento que permite a circulação de carros sem condutor.

O presidente apoiou este projeto que tenciona fixar os padrões de segurança para os carros do futuro, em que não há qualquer humano envolvido na condução, uma vez que “neste momento, demasiadas pessoas morrem nas nossas estradas — 35.200 só no ano passado — com 94% desses [acidentes] a resultar de erro humano ou escolha”.

Os veículos automáticos têm o potencial de salvar dezenas de milhares de vidas todos os anos. E neste momento, para muitos cidadãos idosos e norte-americanos com deficiências, conduzir não é uma opção. Os veículos automáticos podem mudar as suas vidas”, disse o presidente americano.

Barack Obama sublinha que o papel da tecnologia não é uma questão de moda mas sim de melhorar a vida das pessoas. O presidente norte-americano dá o exemplo pessoal que retrata a evolução tecnológica desde que entrou na Casa Branca. De acordo com o artigo, no primeiro ano do mandato o presidente não conseguia tirar fotografias com o seu telemóvel e que agora pode atualizar o seu Instagram a partir do Alaska.

Anthony Foxx, secretário dos Transportes dos Estados Unidos, revelou que este padrão de segurança irá assentar em quatro áreas principais: conceção e desenvolvimento de veículos autónomos; chamar a atenção dos Estados para aplicar medidas uniformes, esclarecer como é que essas medidas irão ser aplicadas e abrir a porta às novas regulamentações para a tecnologia.

A nova regulamentação foi apresentada dias depois de a Uber ter apresentado os seus primeiros táxis autónomos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR