Se isto fosse uma final de uma competição e as sondagens da CNN o resultado do duelo, Hillary levantaria a taça. De acordo com a sondagem da televisão norte-americana, 62% dos dos 521 inquiridos dão vitória a Hillary Clinton e só 27% acham que Donald Trump esteve melhor do que a rival, no primeiro debate que pôs frente-a-frente os dois candidatos à Casa Branca.

Quem assistiu, diz que a democrata expressou melhor os seus pontos de vista, compreendeu melhor as questões e fez uma melhor abordagem às preocupações dos eleitores em relação ao seu mandato, caso vença as eleições presidenciais a 8 de novembro. E mais de metade dos inquiridos (56%) considera ainda que Hillary Clinton será melhor líder do que Donald Trump (39%).

A sinceridade e autenticidade de Hillary convenceram também mais eleitores (53% dos inquiridos) do que a de Trump (40%).

Espremendo a laranja, que é como quem diz, avaliando o debate por temas, foi nas questões de política externa que Trump mais perdeu para Clinton, não tivesse sido ela a responsável pelas relações internacionais dos EUA entre 2009 e 2013. Dois terços dos inquiridos (62%) responderam que a democrata fará um melhor trabalho em matéria de política externa, contra 35% que apostam num melhor desempenho do republicano. Também em relação ao combate ao terrorismo Hillary convence mais eleitores: 54% dos inquiridos considera que Clinton fará melhor do que Trump e 43% aposta as fichas que tem em Donald Trump, que atacou mais a adversária, do que o contrário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no que diz respeito aos assuntos económicos, a diferença entre os dois candidatos à Casa Branca esbate-se, com 51% dos inquiridos a dizer que as contas do país baterão mais certo com Clinton e 47% a dizerem que Trump fará melhor.

A CNN lembra porém que os resultados desta sondagem — que mostram que o desempenho da democrata superou as expectativas de quem assistiu, uma vez que antes do debate os inquiridos davam uma vitória por 26 pontos a Clinton — são parecidos ao do primeiro debate de Barack Obama e Mitt Romney, onde este último levou a melhor sobre aquele que viria a vencer as eleições.

Entre os inquiridos para esta sondagem, 41% identificou-se como democrata, 26% como republicano e os restantes como independentes.

Cerca de metade dos 521 inquiridos dizem que o resultado deste debate não terá qualquer efeito sobre a sua decisão de voto. Mas daqueles que admitem a influência deste confronto direto no voto do próximo dia 8 de novembro, 34% dizem que o debate os deixou mais inclinados para a democrata e 18% dizem o mesmo em relação a Trump.

Os dois candidatos às eleições presidenciais voltam a enfrentar-se nos dias 9 e 19 de outubro, em San Luis (Missouri) e em Las Vegas (Nevada).