Aproveitando a abertura do Salão Automóvel de Paris, a Hyundai deu a conhecer, em estreia mundial, o protótipo que deverá dar origem ao primeiro elemento da família de versões mais desportivas do construtor sul-coreano, e que terá a designação “N”.
Baseada na terceira geração do i30, que o fabricante também vai apresentar no certame parisiense, esta máquina de corridas foi desenvolvida em conjunto pela Hyundai Motorsport, Hyundai Motor Europe Technical Center e Hyundai Motors Performance Development and High Performance Vehicle Division.
Tendo por base um quatro cilindros turbo a gasolina de 2,0 litros com 380 cv e 451 Nm de binário, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem e apoiado por uma transmissão integral, o Hyundai RN30 High Performance Concept apresenta dimensões acrescidas face à versão dita normal do i30, com mais 30 mm em comprimento que os 1.950 mm anunciados para este último, assim como uma menor distância ao solo – menos 84 mm que os 1.355 mm do i30.
Dono da uma estética exterior algo radical, ainda que fortemente apelativa, o RN30 é ainda mais leve do que o esperado, graças à utilização de plásticos ultra-leves, ao invés de polímero reforçado de fibra de carbono. Solução inovadora que, segundo o próprio fabricante, foi desenvolvida pela própria Hyundai, em conjunto com a BASF, e a que a marca sul-coreana associou a colocação das partes mais pesadas na estrutura o mais perto possível do baixo centro de gravidade.
Com um radiador em cascata junto à grelha frontal, como forma não só de dar mais peso à frente, mas também ajudar a refrescar o propulsor, na traseira, um enorme spoiler garante, em conjunto com as deslumbrantes jantes de 19″, uma maior estabilidade. Isto, ao mesmo tempo que a dupla saída de escape em cerâmica contribui para um melhor “respirar” do motor.
Já no interior, a postura fortemente desportiva continua, seja pelos bancos tipo bacquet, pela existência de uma célula de segurança ou por toda uma série de instrumentos destinados a fornecer diferentes informações sobre o veículo. Assim, caso passe mesmo à produção da forma como foi apresentado, os candidatos a pilotos vão poder, inclusivamente, gravar as suas experiências mais radicais, utilizando para tal as câmaras incorporadas no RN30.
O lançamento do Hyundai RN30 está previsto para o próximo ano, após um período de desenvolvimento naquele que é também um símbolo e uma das razões para a adopção, por parte da Hyundai, da letra “N” para os seus modelos verdadeiramente desportivos: o mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.