Não são poucos os indefectíveis da Porsche que aguardam ansiosamente pela chegada da nova geração de uma das mais reputadas variantes do 911: o GT3 destinado a uma utilização na via pública. Tal não aconteceu no Salão de Paris, mas, ainda assim, a revelação no certame francês do novo 911 GT3 Cup, a variante destinada à competição e o GT de corridas mais vendido do mundo, sempre serviu para antecipar algumas características que também deverão ser transpostas para a versão com matrícula.
Uma delas será o motor Boxer de seis cilindros horizontais opostos atmosférico, com capacidade aumentada de 3,8 para 4,0 litros – o mesmo já utilizado pelo 911 GT3 RS, mas com menos 15 cv. Com injecção directa de gasolina, no 911 GT3 Cup oferece uma potência máxima de 485 cv, incluindo uma série de soluções inéditas, destinadas a incrementar a sua eficiência e desempenho, bem como a aumentar a fiabilidade e a reduzir os custos de manutenção.
É o caso do comando de válvulas com balanceiros de fixação rígida e do sistema de lubrificação de alimentação central. Ao mesmo tempo, foi adoptado um centrifugador de óleo integrado para optimizar a redução da espuma no óleo do motor, ao passo que a cambota passa a contar com uma rigidez substancialmente acrescida.
Para melhorar as performances e aumentar a tracção, em boa parte devido ao acréscimo da downforce, o pacote aerodinâmico inclui um novo avental dianteiro e uma nova secção traseira. Do anterior 911 GT3 Cup provêm a asa posterior com 1.840 mm de largura e as jantes monobloco de competição de 18” com porca de fixação central, revestidas por pneus slick Michelin com uma largura de 270 mm na frente e 310 mm atrás. Por seu turno, a estrutura composta por aço, alumínio e materiais compósitos assegura não só a máxima rigidez, como um peso em condições de corrida de apenas 1.200 kg.
No desenvolvimento do novo 911 GT3 Cup foi ainda dada especial atenção à segurança do piloto, protegido por uma sólida gaiola de segurança e por uma inovadora bacquet, particularmente moldada em torno da zona da cabeça e dos ombros. A escotilha no tejadilho, alargada de acordo com as mais recentes especificações da FIA, torna mais fácil a prestação dos primeiros socorros e o resgate do piloto após um acidente.
Fabricado em Estugarda, na mesma linha do 911 “civil”, o 911 GT3 Cup é produzido desde 1998, nas séries 996, 997 e 991, e vendeu já 3.031 unidades. A sua mais recente geração já está disponível para encomenda, custando 189.900€ à saída de fábrica, que é o mesmo que dizer antes de impostos.